Há sempre um sentimento agridoce quando chegamos a meio dos Programas de Capacitação.

É verdadeiramente recompensador ver a evolução de todas as Equipas, colmatar as expectativas criadas ao longo de tantos meses, ser surpreendido! Por outro lado, fica sempre a tristeza de ver pessoas ir embora e nem a certeza de que ainda vamos ouvir falar muito dos projetos de cada um, acalma este sentimento de saudade antecipada.

Este cohort marcou pela criatividade e capacidade de ver oportunidades nos nichos. Marcou pela energia e entusiasmo. Marcou pela capacidade de reinvenção e atenção ao detalhe. Cada um dos Empreendedores que entraram pela Casa do Impacto deixaram uma marca que vai definir o Triggers até ao fim, nas suas muitas edições futuras.

O Demoday da fase de capacitação foi cheio de tudo isso e gostávamos de poder acompanhar de perto o trabalho de todos os que se fizeram ouvir nesse dia. Não sendo possível, demos a responsabilidade de escolha dos três finalistas a um painel de júri muito completo que representou os ilustres Parceiros do Triggers: Soraia Carvalho, Diretora do Departamento Ambiente e Mar da Câmara Municipal de Cascais; João Duarte, Sustainability & Social Innovation Project Manager da AGEAS Portugal; Nimay Çelikyay, Open Innovation Project Manager da Galp; João Campos, do Social Impact Coordination Office na EDP e Bárbara Leão de Carvalho, Impact Investments Manager na 3XP Global que se juntaram a Nuno Comando, Head of Programs, Investment & Communications da Casa do Impacto. Muito obrigado pela partilha constante e por caminharem sempre ao nosso lado, elevando o estatuto do Ecossistema de Impacto e dando um exemplo de futuro.

Da responsabilidade conjunta da ilustre mesa de jurados, associada a um acompanhamento próximo durante todo o processo e um conhecimento enorme do que se passa no terreno e das necessidades atuais do mundo em que vivemos, resultaram três nomes de três soluções inovadoras, atuais e com muito potencial de Impacto, anunciados pelo Dr. Luís Rego, Administrador Executivo do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, numa nota positiva de olhar para o futuro, agradeceu a presença de Parceiros, Empreendedores e da Equipa da Casa do Impacto.

Aqui ficam os finalistas da 3ª edição do Triggers, o nosso programa de capacitação focado em Sustentabilidade Ambiental:

 

  • DIGNA ENGENHARIA (Evelin Mello): É uma tecnologia social que se compromete a resolver questões complexas no setor da habitação, através de serviços diversos, focando-se no desenvolvimento de Comunidades Sustentáveis;

 

  • HUMIVERSO (Pedro Carvalho e Rafael Crisóstomo): Desenvolvem máquinas modulares inovadoras que transformam resíduos orgânicos em fertilizante orgânico, através da utilização de michocas, vermicompostagem. Dessa forma, contribuem para a descentralização do tratamento de resíduos e a autoprodução de fertilizante orgânico.

 

  • RARO (Luís Serra, Tiago Reis, Sergio Carvalho): Apresenta-se como uma plataforma online de retalho que combina Curadoria, Comunicação e Tecnologia na única loja exclusivamente focada na preservação da herança do bem fazer, na biodiversidade e nas técnicas de produção ancestrais.

 

Os próximos meses não vão ser só de férias, descanso, praia, sol e banhos de mar. Há muito trabalho por fazer e a exigência é cada vez maior. Já ninguém lhes tira o pódio, mas cada um deles quer chegar ao degrau mais alto. Descansem, reflitam e mostrem que a decisão foi bem tomada. Há responsabilidade em ser finalista e o voto de confiança está dado. Agora é com vocês! Já faltou mais, mas ainda falta.

Muito obrigada às Equipas que estiveram connosco até agora, estamos ansiosos para que nos mostrem o que vem aí!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Finalistas da 3ª edição do Triggers e staff da Casa do Impacto