logotipo +plus

O Fundo + PLUS é um mecanismo de apoio financeiro, dotado de 500 mil euros anuais, que apoia a implementação de soluções inovadoras com impacto social e/ou ambiental.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Fundo +PLUS permite aos empreendedores, startups e organizações sociais testar ou aumentar o impacto das suas soluções inovadoras.

As soluções devem enquadrar-se num dos eixos de atuação do +PLUS de acordo com o seu grau de maturidade: Testing para soluções em fase inicial de implementação e com elevado potencial de impacto ou Scaling para soluções já implementadas e com resultados de impacto comprovados.

Partilha este programa com um/a empreendedor/a

grafitti de mãos
+Testing

Podem candidatar-se novas soluções, ou soluções recentes, com potencial de impacto e já validadas quanto à sua exequibilidade, promovidas por empreendedores e entidades privadas ou sociais.

>> Apoio financeiro no montante máximo de €50.000 e com duração máxima de 2 anos.
>> Apoio não financeiro para a implementação no mercado e demonstração do impacto.

padrão com triangulos
+Scaling

Podem candidatar-se soluções já implementadas e ativas no mercado e já validadas quanto ao seu impacto, promovidas por entidades privadas ou sociais.

>> Apoio financeiro no montante máximo de €100.000 euros e com a duração máxima de 2 anos.
>> Apoio não financeiro para a escalabilidade e crescimento organizacional.

montra de café
Perks

>> Plano de acompanhamento à medida.

>> Medição do impacto através de indicadores definidos desde o momento zero.

>> Envolvimento no ecossistema de impacto.

>> Pagamento por resultados.

>> Apoio não financeiro pela equipa, experts e parceiros da Casa do Impacto.

FAQ

O + PLUS pretende fortalecer o ecossistema de impacto preenchendo as lacunas de financiamento para novas soluções ou soluções recentes com elevado potencial de impacto social e/ou ambiental. A estratégia de investimento privilegia a produção de impacto em detrimento do retorno financeiro das soluções apoiadas. O apoio financeiro é concedido através montantes não reembolsáveis, ajustados às necessidades de cada iniciativa, e o apoio não financeiro através de um acompanhamento individualizado destinado a facilitar o seu sucesso.

O eixo Testing apoia a consolidação de soluções inovadoras que ainda não foram implementadas ou estão numa fase inicial de implementação e pretendem testar o seu impacto.

O eixo Scaling apoia a expansão de soluções inovadoras que já foram implementadas com sucesso por uma organização, têm resultados comprovados e pretendem escalar o seu impacto.

Não. A ideia pode ainda não ter sido implementada, mas já deve ter sido validada através de um teste ou projeto-piloto que demonstre que é exequível e viável enquanto produto, serviço ou processo. É necessário ter resultados e evidências da prova de conceito.

Nos termos do Regulamento, são contempladas todas as áreas de intervenção que estiverem enquadradas num ou vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ODS 2030), devendo as soluções apoiadas contribuir de algum modo para a sua concretização.

Os ODS são 17 e contemplam 169 metas e 230 indicadores globais. No seu conjunto, é possível identificar as seguintes áreas gerais: Pessoas- referentes à erradicação da pobreza e fome, da promoção da dignidade e da igualdade; Planeta – incidindo sobre o consumo e produção sustentáveis, o combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais; Prosperidade – no que diz respeito à realização pessoal, ao progresso económico e social; Paz – sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência e Parcerias – relativamente à integração transversal, à interconexão e à mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis. Deverá informar-se melhor sobre os ODS 2030 para verificar o enquadramento específico da solução que pretende candidatar ao +PLUS. Poderá encontrar mais informação em: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

Ao eixo Testing podem candidatar-se empreendedores, individualmente ou em equipa, entidades da Economia Social (associações, cooperativas, fundações e outras definidas na Lei de Bases da Economia Social), sociedades comerciais e outras pessoas coletivas de direito privado.

Ao eixo Scaling, apenas podem candidatar-se as pessoas coletivas atrás referidas.

Sim, mas apenas ao eixo Testing, que permite a candidatura de pessoas singulares. No caso de se tratar de uma equipa é necessário identificar quem é a pessoa responsável pela candidatura bem como as outras pessoas que constituem ou irão constituir a equipa.

Sim, sem dúvida. No caso da solução desenvolvida pelo projeto se enquadrar no eixo Testing deverá demonstrar que esta é exequível e viável. Para o eixo Scaling é necessário que a solução já tenha obtido resultados reveladores de impacto e demonstrar como foram medidos esses resultados.

O prazo de candidaturas decorre entre 13 setembro e 30 novembro 2021.

Não. A candidatura só pode ser realizada através do preenchimento e submissão do formulário online, disponibilizado no site da Casa do Impacto.

O montante do apoio financeiro solicitado por cada candidatura deve estar ajustado à natureza e reais necessidades da sua execução. Essa adequação é um dos critérios de seleção das candidaturas pelo Júri final. De notar que o montante de apoio financeiro em cada eixo, Testing e Scaling, tem um valor máximo que não pode ser ultrapassado. É muito importante ser realista no montante de apoio financeiro solicitado, não sendo necessário que este atinja os limites máximos previstos para cada eixo.

Não. No formulário é solicitada uma estimativa relativamente a diferentes tipos de custos de investimento e exploração. O orçamento detalhado será posteriormente elaborado e irá constar no Contrato de Apoio Financeiro. Os custos previstos devem ser sempre justificados pela execução da candidatura e terão de ser comprovados documentalmente.

Não. O apoio financeiro é atribuído por parcelas ou tranches de acordo com o mecanismo de pagamento por resultados. Para cada candidatura aprovada será definido um plano detalhado das diferentes fases de execução, às quais estarão associados resultados e atividades para os atingir e os prazos de pagamento das tranches.

É um mecanismo que se baseia na contratualização de resultados de curto prazo (outputs) e médio /longo prazo (outcomes) que devem ser atingidos durante o período de apoio financeiro. Os resultados a atingir e o montante a disponibilizar em cada momento ficam previamente definidos num contrato de apoio financeiro assinado entre os responsáveis das candidaturas e do +PLUS, nos termos previstos no Regulamento.

A duração máxima do apoio financeiro, para ambos os eixos, Testing e Scaling, é de 2 anos. No entanto, o apoio financeiro pode ser solicitado por menos tempo e essa duração deve depender do tempo necessário para atingir os resultados esperados.  É igualmente importante que a duração do apoio financeiro seja adequada à execução das atividades que permitem a concretização desses resultados.

O processo de seleção é constituído por uma fase de pré-seleção e uma fase de seleção final. Apenas as candidaturas consideradas elegíveis nos termos do Regulamento integram a fase de pré-seleção. Na fase de pré-seleção, são escolhidas as candidaturas que transitam para a fase de seleção final. Na fase de seleção final, existem 2 momentos de seleção. Primeiro, são selecionadas as candidaturas que melhor se adequam ao mecanismo de pagamento por resultados. Apenas estas candidaturas transitam para o segundo momento de seleção e são apresentadas ao Júri final. No segundo momento, o Júri final seleciona as candidaturas que irão beneficiar do apoio financeiro do Fundo +PLUS.

Não. Na fase de pré-seleção poderá ser solicitado o envio de informação adicional e poderão ser estabelecidos contatos com a equipa que integra a candidatura. Na fase de seleção final, irão realizar-se eventos e atividades (bootcamp, mentoria) que permitem desenvolver a informação do formulário e adequar a candidatura ao mecanismo de pagamento por resultados.

Sim, o responsável pela candidatura ou pelo menos um dos membros da equipa tem que participar obrigatoriamente nesses eventos e atividades pois neles será produzida informação relevante para a seleção final das candidaturas.

Na fase de pré-seleção, é avaliada a qualidade geral da candidatura, em particular no que diz respeito às características da solução (inovação, exequibilidade, eficácia, sustentabilidade, impacto) e competências da equipa. Na fase de seleção final, é avaliada a coerência global da candidatura face ao mecanismo de pagamento por resultados, em particular no que diz respeito à capacidade de cumprir os resultados esperados através das atividades propostas e dos instrumentos previstos para avaliar esses resultados. É igualmente avaliada a adequação do montante e duração do apoio financeiro solicitado.

Os critérios de seleção para cada fase estão descritos no Regulamento do Fundo +PLUS, que deve ser consultado.

Para além da informação que será regularmente divulgada no site da Casa do Impacto, os responsáveis pelas candidaturas serão notificados por email sobre os resultados de cada uma das fases e momentos do processo de seleção.

Não, o acompanhamento é realizado à medida e de acordo com os resultados previstos e as atividades desenhadas por cada uma das candidaturas selecionadas. Inclui a monitorização dos resultados, a avaliação de impacto e as respostas às necessidades não financeiras, como mentoria, capacitação ou ativação de networks de contactos.

A equipa da Casa do Impacto irá acompanhar todos os projetos durante o período de apoio financeiro acordado, assegurando igualmente o apoio não financeiro. Terminado esse período, a Casa do Impacto irá continuar a promover os projetos, as organizações e as respetivas soluções inovadoras no ecossistema de impacto, nomeadamente através das suas iniciativas e programas e as dos seus parceiros.

PERÍODO DE CANDIDATURAS: entre 13 setembro a 30 novembro 2021

FASE DE PRÉ-SELEÇÃO: entre 6 a 14 dezembro 2021

Informação sobre as candidaturas pré-selecionadas: 15 dezembro 2021

FASE DE SELEÇÃO FINAL:

Atividades e eventos: entre 16 dezembro 2021 a 14 janeiro 2022

Informação sobre as candidaturas selecionadas para pagamento por resultados: 17 janeiro 2022

Informação sobre as candidaturas selecionadas para apoio financeiro: 31 janeiro 2022