logo santa casa challenge

Esta edição do Santa Casa Challenge conta com o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Ageas como parceiros. Concurso que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação. Nesta 8ª edição do Santa Casa Challenge são aceites soluções com foco na longevidade, sob os desafios:

  1. Envelhecer no lugar certo

Onde envelhecer? Repensar e expandir as opções hoje presentes no país pois, o local certo para envelhecer depende das necessidades e interesses de cada um. Muito optam por ficar na casa onde sempre viveram, mas, para que isso aconteça de forma segura, o domicílio deve ser adaptado, soluções de monitorização à distância devem ser adotadas e os serviços essenciais devem ser de fácil acesso. Para aqueles que procuram viver em comunidade ou o seu estado de saúde requer um acompanhamento constante, qual o melhor espaço? É possível reinventar os tradicionais lares de idosos?

  1. Conexão social e envolvimento

Exigir uma sociedade inclusiva onde se combata o preconceito pelo idoso. Promover atividades culturais melhor adaptadas aos mais velhos e que considerem uma interação intergeracional. Criar espaços de contacto e vias de comunicação que combatam a solidão. Como é que esta área pode ser mais atrativa para jovens de todos os backgrounds e géneros?

  1. Cuidar dos Cuidadores

Olhar para os Cuidadores como um pilar fundamental na jornada do envelhecimento. Quer os Cuidadores Formais quer os Informais precisam de formação e apoio emocional, a necessidade da existência de sistemas de suporte torna-se cada vez mais determinante. Esta responsabilidade deve ser estendida à comunidade. Combater a perda de autonomia e capacitar a população sobre temas de prevenção irá adiar a necessidade de recorrer a Cuidadores ou redesenhar o seu papel na sociedade atual.

Partilha este programa com um/a empreendedor/a

Prémios

Cada um dos 3 vencedores (um vencedor por cada desafio explicitado acima) receberá 5 mil euros, Pack de incubação de 2 anos para 2 elementos do projeto na Casa do Impacto, Alpha Pack Web Summit 2023.

Que desafios?

1. Envelhecer no lugar certo
2. Conexão social e envolvimento
3. Cuidar dos Cuidadores

Timings

Fase de candidaturas >> 13 de dezembro a 19 de fevereiro de 2023

Contacto com projetos selecionados e confirmação de participação >> 24 a 26 de fevereiro de 2023

Fase de Formação dos projetos >> 06 de março 2023 a 21 de março de 2023

Apresentação dos projetos finalistas em sessão pública e seleção dos vencedores >> 21 de março

Início do período de 2 anos de incubação >> 01 de abril

FAQ

1. Envelhecer no lugar certo
2. Conexão social e envolvimento
3. Cuidar dos Cuidadores

Nesta 8ª edição do Santa Casa Challenge são aceites soluções com foco na longevidade.

Todos aqueles que apresentem soluções tecnológicas dentro do desafio que lançámos.

O concurso SCC procura soluções tecnológicas inovadoras que dêem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação desde que sejam exequíveis do ponto de vista tecnológico.

Não. Os produtos e serviços podem estar desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento mas não podem estar comercializados ou disponíveis no mercado.

Não. Podem candidatar-se ao concurso SCC empreendedores individualmente ou em equipa, entidades sem fins lucrativos e empresas constituídas há menos de 3 anos (startups).

Sim. Aceitamos todas as ideias ou projetos desde que estejam no âmbito do concurso.

Podes submeter a tua candidatura até 19 de fevereiro de 2023.

Lendo as Condições de Participação e depois preenchendo o formulário aqui.