Estamos sempre aprender. Independentemente da idade, continuamos permeáveis a adquirir conhecimento e instruir-nos, naturalmente disponíveis para testar e experimentar numa constante tentativa-erro que é transversal a toda a nossa vida. Nem sempre de forma convencional, ou dentro do Sistema Educativo como o conhecemos, mas sempre com disponibilidade para experienciar metodologias inovadoras e novas ferramentas colocadas em prática pelo espírito faminto de quem quer saber mais.

Na Casa do Impacto acreditamos que a Educação, o Ensino e a Formação são constantes e necessárias ao acompanhar dos tempos e à caminhada conjunta da Sociedade em direção ao futuro. Muda a Sociedade, mudam as pessoas e as relações de poder, mas mantém-se esta milenar necessidade de encontrar equilíbrio no mundo, garantindo que as diferenças de acesso a bens e direitos como a Educação são cada vez menores e podemos efetivamente, todos, chegar a um patamar de Equidade que garante que se “Saber é Poder”, esse, é de todos.

O Impacto na Educação tem sido essencial na criação de vários caminhos, convencionais ou não, para garantir o livre acesso a mais conhecimento e à formação constante nas diferentes áreas e disciplinas. Desde a promoção da Cidadania e Participação Cívica, como faz a MyPolis; a Educação para a Tecnologia, Informática e Programação como a Code For All e ubbu promovem; o desenvolvimento de competências técnicas sem código como é possível aprender no NoCode Institute ou mesmo a facilitação da aprendizagem das clássicas disciplinas que todos conhecemos e que fazem parte do plano de estudos como a Matemática ou a Língua Portuguesa que a Class of Wonders torna mais divertida e envolvente através da gamificação.

Todos estes projetos têm em comum a sua flexibilidade e constante capacidade de adaptação. Observam de perto os seus públicos, crianças, jovens ou adultos e reconhecem neles a maior fonte de autoconhecimento para a constante atualização das suas próprias propostas de ensino. As necessidades dos públicos vão-se alterando e exigem constante adaptação do modus operandi de cada Organização e Instituição de Educação. A Educação nunca pode ser unilateral e exige um olhar atento a quem dela usufrui. Quem tem para aprender, também pode ensinar.

Na Casa do Impacto acreditamos na Mentoria Reversa e na força que uma Juventude motivada, que tenha espaço para criar, pode ter no mundo. É por isso que voltamos com o nosso Ciclo de “Conversas com Impacto”, desta vez, com foco no tema da Educação e na forma como os Jovens podem, se lhes for dada oportunidade e responsabilidade, assumir-se como Agentes da Mudança com verdadeiro poder de Transformação

Voltamos a querer reunir Profissionais da área junto de nós para, lado a lado, discutirmos este tema tão complexo que nem sempre precisa de ter respostas certas. Acreditamos que as experiências de vida e os testemunhos reais são verdadeiramente inspiradores e têm poder para desbloquear novas perspetivas e visões valiosas para o futuro. Por serem tão diferentes, mostram como as possibilidades são tantas e os caminhos, todos certos.

Vamos juntar Especialistas, Educadores, Empreendedores e Jovens Líderes para discutir as tendências e inovações nas áreas da Educação e Juventude. O debate vai focar-se na forma como as novas abordagens e tecnologias podem transformar a Educação e capacitar a Juventude para enfrentar os desafios do futuro. Um Futuro que é de todos e que, por isso, a todos é dada a palavra para o construir.

Juntas-te a nós no dia 9 de julho, na Casa do Impacto para conversar com Impacto sobre “Geração Futuro: Jovens que Transformam”?

Inscreve-te aqui e ajuda-nos a construir um mundo mais acessível, inclusivo e equitativo.

Mão a escrever com giz em quadro de ardósia