Dizemos sempre isto, mas é sempre verdade: continuamos surpreendidos, inspirados e motivados!
Passados tantos anos e edições de Triggers, continuam a chegar-nos ideias inovadoras, respostas a desafios que nem sabíamos que existiam e personalidades verdadeiramente focadas em causar Impacto positivo no mundo.
A fasquia sobe, mas há sempre quem corresponda às nossas expectativas e seja aquilo que queremos no Cohort deste que é o nosso programa de capacitação dedicado a Sustentabilidade Ambiental.
Na Casa do Impacto vemos sempre o copo meio cheio e, embora nos baste estar atento às notícias diárias para perceber que o Planeta se está a ressentir e há urgência em agir agora, é sempre um conforto perceber que há pessoas que não se deixam ficar, que não cruzam os braços e que acreditam que podem fazer a uma real diferença no futuro.
Nós podemos ajudá-las e é esse o compromisso que mantemos a cada nova edição: capacitar Empreendedores e provar que vamos sempre a tempo de sujar as mãos e impulsionar a mudança.
E não há ninguém que saiba isto melhor que a nossa Comunidade. Uma Comunidade de Empreendedores resilientes que já fazem isto há mais tempo, sem nunca desistir. São eles os grandes exemplos que os novos Empreendedores têm de ouvir, as passadas que têm de seguir.
Além da força de vontade e da ética de trabalho que a caracteriza a nossa Comunidade, ela é também feita de pessoas extremamente generosas que passaram por cá para partilhar o seu conhecimento e dar conselhos aos que estão apenas a começar.
Muito obrigada André Scripilliti – Estagiário na Área de Finança de Impacto na IMPACT LABS.earth; António Santos – Fundador da Windcredible; Carolina Bentley – Analista de Tecnologia Ambiental da Net Zero Insights; Filipe Reina Fernandes – Fundador da Windcredible; Marc Castells Tomás – Coordenador de Operações Financeiras da Associação VERDE; Patrícia Gomes – Diretora da Matterpieces; Pedro Santos – Co-Fundador e CEO da Humiverso; Rita Pinhol – Co-Fundadora e CEO da GreenDash; Victor Vieira – Engenheiro Ambiental da Lisboa E-Nova; Islene Façanha – Responsável por Projetos e Política da ZERO; Rosário Sommer – Co-Fundadora da Generosa e Rui Catalão – Co-Fundador da Kitchen Dates.
Dos vinte e cinco Projetos que participaram no Bootcamp, apenas dez puderam ser selecionados para a fase de Capacitação. Sabemos isto desde o início, mas custa sempre tomar a decisão. Felizmente não estamos sozinhos e contamos com Jurados que colocam as questões certas em cima da mesa e nos ajudam a tomar decisões mais representativas e conscientes.
Ao Diretor da Casa do Impacto e do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Nuno Comando, juntou-se Filipa Saldanha, Diretora da área de Sustentabilidade do Crédito Agrícola; Cláudia Varandas, Gestora da área de Startups & Ecossistemas Externos da Galp; Bárbara Leão de Carvalho, Diretora do Fundo de Inovação de Impacto da 3xP Global; Gustavo Freitas, Diretor da Unidade de Inovação e Transferência de Conhecimento do DEES e Manuel Gaspar, Diretor do Núcleo de Programas, também do DEES.
Estes são os Projetos que vamos continuar a acompanhar na próxima fase:
- > AiAction: Compromete-se a detetar precocemente desastres como incêndios e inundações através de câmaras e análise de imagens em tempo real.
- > Aurora Desperta: Projeto piloto de Habitação Colaborativa com integração intergeracional em espaços comunitários;
- > BinBot: Robot autónomo com design circular movido a Energia Solar para recolha de resíduos urbanos.
- > Empresta Aí: Marketplace colaborativo para aluguer e partilha de itens do quotidiano, promovendo Economia Circular.
- > HydroAI: Plataforma inteligente para monitorização e previsão de volumes de água em albufeiras com através de Inteligência Artificial e dados de satélite.
- > ai – Holistic Waste Management: Ferramenta de Inteligência Artificial utilizada para otimização da gestão de resíduos urbanos e não urbanos, promovendo Economia Circular.
- > Mukuaskincare: Marca de cosmética natural e sustentável com reaproveitamento de resíduos alimentares e Impacto Social positivo.
- > Planta Smart Homes: Sistema de Inteligência Ambiental para edifícios com o objetivo de otimizar energia e conforto.
- > TextileLab: Promove a tansformação de excedentes têxteis em materiais de isolamento térmico para Construção Sustentável.
A todos os Projetos que não passaram à fase de Capacitação, “don’t be Strangers”. Vocês sabem onde nos encontrar!
Aos que passaram, nós e os nossos Parceiros de Viagem, Upcoming Energies Powered by Galp, EDP, Crédito Agrícola e 3xP Global estamos prontos. Vamos a isso?

