O programa mais jovem da Casa do Impacto já chegou a Londres.
O sonho de desenhar um programa de aceleração dedicado ao Empreendedorismo jovem era já antigo.
Reconhecemos que atualmente existe cada vez mais interesse no Empreendedorismo de Impacto porque o vemos em cada edição dos nossos programas de aceleração ex libris. No entanto, sabemos também que, muitas vezes, os empreendedores que chegam a este ecossistema não se inserem obrigatoriamente numa faixa etária mais jovem e trazem já consigo uma pesada bagagem profissional de outras andanças.
Confiando, mesmo assim, que o Empreendedorismo não escolhe idades e que a vontade de mudar o mundo é transversal a qualquer idade, decidimos ir para a frente com este sonho de criar oportunidades para jovens entrarem no mundo do Impacto através de um programa completamente novo.
Quando a Fundação Amélia de Mello nos desafiou a cocriar o Impact Journey, os planetas alinharam-se e todo o possível risco não chegou para a vontade que tínhamos de torná-lo realidade. Em parceria com a Fundação Amélia de Mello e com o apoio do Grupo Sovena e do Grupo José de Mello desenhámos um programa que, através de bolsas e sessões de capacitação, pudesse aproximar jovens ao mundo do Impacto através de produtos e serviços integrados em quatro possíveis vertentes: Agroindústria, Água, Educação e Prevenção e Estilos de Vida.
Contámos com dez equipas que, na fase da Capacitação, tiveram acesso a mentoria e suporte por parte de profissionais de diferentes áreas; contacto direto com o universo do Grupo José de Mello e Grupo Sovena; oportunidades de exposição a investidores e a potenciais clientes; integração numa comunidade de impacto; oportunidades de networking e desenvolvimento pessoal e também acesso a eventos exclusivos à Comunidade da Casa do Impacto.
Não será spoiler dizer que as três equipas que ganharam a primeira edição do Impact Journey foram a 2Gether, Circular Foods e Nó. A esse título somaram também apoio financeiro no valor de 5.000€, bilhetes para a Web Summit 2023, um ano de Incubação a Casa do Impacto, acesso premium à rede de impacto da mesma e uma Inspiring Journey com a London School of Economics.
Todos os prémios que os vencedores arrecadaram foram pensados para dar continuidade ao trabalho iniciado na fase de Capacitação e promover a construção da tal (pesada) bagagem que qualquer Empreendedor leva consigo.
Vimo-los a tornarem-se vizinhos dos nossos projetos alumni e a integrarem-se na Casa como se sempre tivessem cá estado.
Convidámo-los a envolverem-se na vida da Casa do Impacto e a participarem ativamente nos eventos que fomos propondo aos nossos Residentes.
Assistimos ao desbravar do caminho na Web Summit e aos seus cartões de visita nos bolsos de muitos big fish do Empreendedorismo.
Acompanhámos a Inspiring Journey a Londres que a London School of Economics, nossa parceira, promoveu.
Toda a gente sabe que Londres é dos destinos mais visitados nesta altura do ano. As ruas que conhecemos dos filmes (e do Instagram) enchem-se de luzes de Natal e, com sorte (dependendo da perspetiva), chega a nevar.
Os nossos Empreendedores não foram obrigatoriamente atrás das luzes de Natal, mas não conseguiram fugir delas (nem do frio que se sentiu por toda a capital inglesa).
Os Headquarters da LSE foram o abrigo ideal e não faltaram atividades para fazer o corpo e a mente mexer durante toda a semana.
A viagem foi a oportunidade perfeita para que a 2Gether, Circular Foods e Nó pudessem estudar o Ecossistema de Empreendedorismo de Impacto inglês e não faltaram oportunidades para conhecer Empreendedores, Investidores e Mentores que os acompanharam durante as atividades, palestras e debates que foram sendo promovidos, de modo a mostrar de que forma os estudantes são formados e preparados para integrar o Ecossistema de Empreendedorismo fora das paredes da Academia. “Num contexto internacional de procura e busca pela inovação, foi inspirador observar de que forma é possível estimular o empreendedorismo junto das gerações mais jovens, em especial ver o papel ativo que as instituições de ensino podem e devem ter.” (Gonzalo Tardáguila Fernández, 2Gether).
A abrangência dos assuntos abordados ao longo da viagem foi um fator de grande satisfação por parte da nossa comitiva e permitiu-nos ter uma visão macro do Empreendedorismo, olhando para o mesmo de forma global, com todas as oportunidades que tem disponíveis, não se limitando a um território ou país específico, como descreve o José Maria Sarmento da Circular Foods: “A Inspiring Journey trouxe-nos a oportunidade de explorar o ecossistema empreendedor fora do nosso “habitat”. Entre formações, masterclasses e reuniões de mentoria, pudemos aprimorar os nossos projetos e expandir a nossa rede de contactos. No meu caso, em específico, ajudou-me a perceber que existem outras opções de financiamento público às quais podemos recorrer – nomeadamente num contexto mais internacional.”
Dedicámos tempo a saber mais sobre Saúde Mental e Bem-Estar de Fundadores, sobre Interação Humana, Liderança Empática, Mentoria Reversa aplicada às categorias em que cada um dos projetos vencedores se integram – 2Gether: Prevenção e Estilos de Vida; Circular Foods: Agroindústria; Nó: Educação – também o tema das Relações Corporativas foi explorado através da partilha de experiência por parte de vários empreendedores da LSE, o que colocou em prática a Mentoria de Pares e claro, o networking.
A Fundadora da Nó, Margarida Lehrfeld, salienta o workshop de “Liderança Empática” com a Laura-Jane Silverman, Head da LSE, e a forma como no ecossistema britânico o erro é incentivado. “Na sociedade portuguesa o erro tem uma conotação negativa, quase castradora. Quando a LJ, durante o workshop, referiu que na LSE têm recorrentemente encontros onde incentivam os alunos a partilhar os seus erros e “falhas”, fiquei extremamente entusiasmada. Acredito que este tipo de iniciativas promova o bem-estar, a empatia e reduza a aversão ao risco”.
A atenção dada à temática da Saúde Mental foi também um dos temas que mais interesse despertou. “(…) foi interessante a sessão de mental health apresentada pelo Raj (Chitraj Singh, Founder and CEO da MindHug). Se por um lado é importante abordar questões de saúde mental, talvez seja ainda mais relevante promover ferramentas que atuem de forma preventiva e que promovam o bem-estar, como o mindfullness.” (Maria Santos, 2Gether).
Esta relevância dada ao tema vai ao encontro do programa de bem-estar que a própria Casa do Impacto está a promover em 2024, o TARGET, que tem como objetivo criar awareness e normalizar a questão dentro da nossa Comunidade.
Para termos a experiência completa de um Empreendedor da LSE, tivemos o privilégio de visitar a Oxford High Schook GDST e assistir à Competição de Startups com que, tradicionalmente, fecham o semestre. A nossa fundadora e diretora, Inês Sequeira, fez parte do painel de jurados, juntamente com Lauren O’Donnell, alumni da LSE e fundadora da Oatsu, e Roop Bhadury, também aluni da LSE e Founder e CEO da Enhag3d.
A despedida foi em Oxford que, segundo pudemos comprovar, é mesmo fonte de inspiração como nos filmes, o que não poderia fazer mais sentido na hora do adeus a uma Inspiring Journey.
Existem mesmo cada vez mais empreendedores interessados em começar projetos que, de alguma forma, mudem o mundo e o tornem mais sustentável a nível social e ambiental. Depois do Impact Journey temos mesmo a certeza que, independentemente da idade, essa vontade prevalece sempre. A Casa do Impacto manterá as portas abertas para quem quiser tornar esses projetos reais. A 2Gether, Circular Foods e Nó já estão cá dentro, mas o caminho continua durante o próximo ano.
“Em 2024 a 2Gether estará incubada na Casa do Impacto e não poderia estar mais entusiasmada por fazer parte de uma comunidade e rede de apoio com os valores e propósitos tão alinhados com os nossos.” Maria Santos, 2Gether).
As nossas expetativas vão inteiramente ao encontro das partilhadas por Jorge Quintas, Secretário Geral da Fundação Amélia de Mello: “Vamos ver como é que corre o processo de capacitação durante 12 meses. Há um diálogo permanente que a Casa do Impacto faz e empresas do Grupo José de Mello e do Grupo Sovena vão estar disponíveis para colaborar com as três equipas vencedoras, portanto, a expectativa é muito positiva”.
Vais ser o próximo a entrar?
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.