A Casa do Impacto esteve à conversa com Ana Lima, Founder da Matter, um dos 3 projetos finalistas do programa de aceleração Rise for Impact.

A Matter é uma startup de cleantech que oferece soluções premium e de valor acrescentado, de design e arquitetura, através da utilização de subprodutos e resíduos orgânicos, numa lógica de economia circular.

 

Como surgiu a ideia de criação deste projeto?

A ideia de criação da Matter surgiu em 2012, quando um amigo me mostrou os resíduos da produção de azeite. Sendo arquitecta e uma eterna apaixonada por materiais, o meu interesse em usá-los foi imediato. A investigação passou por um início de Doutoramento e o percurso no empreendedorismo foi acontecendo de uma forma natural.

Como tiveram conhecimento do Rise for Impact? O que é que vos impulsionou a participar?

Confesso que já estava cansada de programas de Aceleração e na altura o que estávamos à procura era de financiamento, que coincidiu com uma candidatura ao Fundo +Plus. Não fomos selecionados e, no email de rejeição o júri referiu que o projecto, apesar de globalmente interessante, apresentava algumas fragilidades e que recomendavam concorrermos ao Rise for Impact da Casa do Impacto ou outro programa de aceleração similar. Decidimos, então, submeter uma candidatura ao Rise for Impact.

Em que fase estava o vosso projeto no momento da candidatura?

Estávamos numa fase de negociação com parceiros industriais e de estabelecer os primeiros pilotos.

Em 3 palavras com descreveriam a vossa experiência no programa de aceleração?

Dinamismo. Estrutura. Mentoria.

Enquanto finalistas do Rise for Impact, chegaram à fase de Incubação – quais os benefícios de estarem incubados na Casa de Impacto?

Gostávamos muito de ter usufruído fisicamente do espaço incrível que é a Casa do Impacto. O facto de termos sessões de acompanhamento individuais semanais nesta fase da Incubação é um benefício enorme.

Como cresceu o vosso projeto desde que iniciaram a primeira fase do programa até agora? Que milestones atingiram?

Assinámos contratos com fábricas para produção, estamos a fazer pilotos com grandes empresas do sector, o nosso plano de negócios está mais definido.

Qual a vossa opinião sobre o formato inteiramente online? Há mais vantagens ou desvantagens?

A única vantagem será talvez a poupança de tempo nas deslocações. Acho que com a pandemia todos concluímos que fazíamos deslocações desnecessárias. As desvantagens são a falta da presença física, uma vez que o contacto visual ou a linguagem corporal fazem parte de um todo, que também nos fazem sentir parte da comunidade.

Na vossa bio no Instagram descrevem a Matter como “Sensory and storytelling materials. Turning waste into value since 2015”. A Matter tinha 5 anos quando participou no Rise for Impact, quais as vossas previsões ou ambições para os próximos 5 anos?

Queremos continuar a ajudar empresas a contar a sua história através dos resíduos que geram e a valorizá-los em produtos conscientes e com significado. Queremos certificar os painéis para poderem ser aplicados em espaços públicos. Idealizamos ter o nosso processo sistematizado.

De que forma o vosso projeto contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU?

A economia circular é chave para estabelecer a nossa economia numa trajetória sustentável e para concretizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Matter promove a implementação de uma sociedade circular, onde não haja desperdício dos nossos preciosos recursos e é relevante a seis ODS (5,9,11,12,13,17), com uma relevância indiscutível para o Objectivo 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, nomeadamente para atingir as metas 12.2, 12.4, 12.5 e 12.6 (…)

Que mensagem gostariam de deixar a todos os empreendedores que pensam em candidatar-se à próxima edição do Rise for Impact?

Façam-no porque tenho a certeza que não se irão arrepender.

 

Fica atento/a, na próxima semana vamos conversar com o último finalista do programa de aceleração. O período de candidaturas à nova edição do Rise for Impact já começou. Candidata-te aqui e junta-te à comunidade que faz a diferença!

SAVE THE DATE: Pitch Final do Rise for Impact, dia 13 de Maio, LIVE no facebook da Casa do Impacto.

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve à nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin