A Goparity, plataforma de finanças de impacto financiada pelo fundo +PLUS da Casa do Impacto que já conta com mais de 22 mil utilizadores, lançou uma app no melhor terraço do nosso Hub para encorajar o público a usar o dinheiro para o bem das pessoas e do planeta. Disponível a partir de hoje, em iOS e Android, a aplicação traz várias novas funcionalidades e a nova identidade visual da empresa, que foi revista para refletir o novo posicionamento, que vai para além do investimento de impacto.

O lançamento da app surge numa fase de evolução da fintech portuguesa para uma plataforma de finanças de impacto, que pretende ir além de ser apenas uma plataforma para investimentos sustentáveis.

A missão da Goparity de democratizar o acesso a financiamento para organizações com projetos sustentáveis, que têm frequentemente dificuldade em financiar-se através da banca tradicional, mantém-se mas vai agora mais além, visando tornar-se uma plataforma 360º para tudo o que são finanças, gestão de dinheiro e poupanças pessoais.

“O nosso objetivo é, desde o início, empoderar as pessoas e empresas a escolherem aquilo em que é usado o seu dinheiro. Sabemos que perante a possibilidade de escolha e de tomada de decisão informada a tendência é apostar no bem social, seja ele para as pessoas ou para o planeta. Existimos para acelerar a transição para um mundo mais sustentável, justo e transparente. Para isso, também a Goparity tem que evoluir, para trazermos mais funcionalidades e poder de escolha aos nossos utilizadores.”, conclui Nuno Brito Jorge, CEO da Goparity, sobre o porquê da nova experiência de utilizador e do rebranding que alterou a imagem visual da empresa.

Na sessão que decorreu no terraço da Casa do Impacto, sede da startup, Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto, defendeu: “a Goparity é um exemplo na avaliação de impacto, reuniu nestes anos uma série de histórias positivas, inspiradoras e agregou um vasto conjunto de investidores que financiam com grande sentido de missão e foco na transparência em todo o processo. É com grande gosto que os vemos crescer e a dar este passo, depois do investimento que fizemos na primeira edição do Fundo +PLUS da Casa do Impacto.”

A app baseia-se numa solução que ajuda o cidadão real a entender as finanças de impacto e cultivar as suas finanças pessoais. Disponível para download em iOS e Android a partir de hoje, inclui  funcionalidades que não existiam na plataforma e que foram pensadas para apoiar o utilizador a transformar-se num investidor de impacto. É uma experiência totalmente renovada para o utilizador, com serviços financeiros de poupança, investimento e financiamento.

Um dos destaques vai para uma calculadora de impacto “gamificada” que simula o crescimento de vegetação num pedaço de terra. Cada vez que é feito um investimento, é calculado o CO2 que foi evitado e este é ilustrado no percurso de crescimento de uma semente, ou seja, à medida que o investimento cresce, também o impacto gerado e o crescimento da vegetação crescem nesse pedaço de terra virtual.

cronograma

A app e plataforma online também podem ser utilizadas por promotores de projetos de sustentabilidade que procuram financiamento e uma nova forma de envolver a comunidade.

A nova app da Goparity permite aos utilizadores:

  • > Consultar um dashboard com uma visão integrada da sua carteira de investimentos;
  • > Aceder e visualizar o impacto real causado pelos investimentos na plataforma: energia limpa gerada, número de pessoas impactadas e posições de trabalho criadas, e medir hectares de terra e água sustentável;
  • > Ceder investimentos entre si, possibilitando a liquidação de um investimento antes do prazo – o Marketplace;
  • > Configurar investimento automático, de acordo com as regras previamente definidas pelo próprio investidor;
  • > Criar planos de poupanças verde que facilitam a poupança mensal e exponencia-a através de investimentos;
  • > Criar mais do que uma carteira (ou conta de dinheiro eletrónico) por utilizador, incluindo as contas para menores.

 

Para quem é a nova app?

O público-alvo são todas as pessoas e empresas que querem fazer parte da solução e privilegiam investimento ético em detrimento de produtos financeiros tradicionais que não permitem aceder à informação sobre como o seu dinheiro está a ser usado (ou em quê) ou outros que são por natureza especulativos. “Às vezes achamos que o nosso dinheiro está parado numa conta mas na verdade ele não está, o mais provável é que esteja a financiar projetos em indústrias poluentes, como por exemplo combustíveis fósseis, ou outros que não estejam alinhados com os seus valores.”, explica Nuno Brito Jorge.

 

Qualquer pessoa ou empresa pode criar uma conta, começar a investir a partir de 5 euros e receber um retorno financeiro pelo seu dinheiro investido, contribuindo para um futuro mais sustentável. “Queremos fazer a diferença nas opções de investidores de retalho e empresas, contribuindo para uma economia mais verde e para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por isso, já financiámos mais de 150 empresas e projetos com mais de 15M€ – desde energia limpa, à agricultura sustentável, ou slow fashion, entre outros, encorajando uma economia real e transparente”, sublinha Brito Jorge.

A app e plataforma online também podem ser utilizadas por promotores de projetos de sustentabilidade que procuram financiamento e uma nova forma de envolver a comunidade.

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.