Começa sempre da mesma forma: Entram silenciosos, curiosos e ansiosos. Já leram tudo sobre o programa, já foram aos sites de todos os anteriores vencedores, já viram todas as informações, condições e datas importantes várias vezes.

Continuam na dúvida sobre o que vai acontecer, como vão mostrar quem são, onde se vão sentar no primeiro dia. Quanto a isso, nada a temer. Nós escolhemos os lugares. Quanto ao resto, é sempre uma incógnita. Sabemos sempre que pontos temos que tocar num Bootcamp, sabemos bem quais são os temas dos quais temos mesmo de falar e estamos sempre à espera de muita energia, motivação e ideias para canalizar durante esses dois dias de trabalho intenso.

Engraçado como começamos sempre o primeiro dia com silêncio na sala, conversas em surdina, mas só apenas entre elementos da mesma Equipa, cabeças enfiadas no computador e olhares nervosos pela sala. Nunca é assim que acaba. Mas já lá chegamos!

De noventa e três candidaturas que nos chegaram em tempo recorde de Open-Call, tivemos a difícil tarefa de selecionar apenas trinta Projetos de Sustentabilidade Social para avançar para o Bootcamp. Trinta projetos distintos, mas com grande foco nos temas da Diversidade e Inclusão, Saúde e Saúde Mental.

Como sempre, acreditamos que as MasterClasses e Mentorias devem ser diversas e ricas em perspetivas diferentes que acrescentem valor aos Empreendedores. O Miguel Muñoz Duarte – Co-Fundador do NoCode Institute o Francisco Miranda – Fundador e CEO da Class of Wonders e a Elena Dúran, Fundadora e CEO da 55+ já são caras conhecidas por gerações e gerações de alumni RISE no que toca a Masterclasses que se mantém sempre dinâmicas e atuais, passe o tempo que passar.

Os Empreendedores Residentes na Casa do Impacto são sempre um convite certo quando falamos de boa Mentoria e eles provaram-no nesta edição: Catarina Maltez – Repensável de Risco, Incentivos e Sustentabilidade da Code for All, Cristian Bricead – Diretor de Operações e Vendas B2G da MyPolis, Margarida Quinhones – Diretora Executiva da Pedalar Sem Idade Portugal e a Anabell Acevedo – Fundadora & CEO da Equivalence que também já passou pelo RISE for Impact, na mesma edição que a Marta Cerqueira – Co-Fundadora da Peggada e Lígia Gomes – Co-Fundadora & COO. A nossa Equipa também deu o seu feedback e acrescentou valor aos projetos, obrigado Ana Arroz, Carla Contreiras, Caterina Foà, Manuel Gaspar, Miguel Fontes e Sónia Silva!

Ao longo dos dois dias a energia foi-se alterando na sala e o tal nervosismo foi-se dissipando. Sentimos o subir do entusiasmo, do sangue na guelra e da vontade de lutar para continuar no programa. Toda a informação foi anotada e estudada vezes sem conta. Num Pitch não é possível dizer tudo o que há para dizer, mas é importante passar a mensagem. Estes foram os dez Projetos que o fizeram melhor e que vão continuar a fazê-lo na próxima fase, a Capacitação:

 

  • Curious CottonVanessa Esteves, Mário Rodrigues e Rodrigo Farinha:

A Curious Cotton é um projeto que se foca em promover rotinas sem stress, incentivando práticas de auto-cuidado através de ferramentas digitais e lembretes físicos sustentáveis e ajudando Empresas e Instituições Sociais a cuidar do Bem-Estar das suas pessoas, através da moda. A inovação central é o botão NFC integrado nas peças de vestuário que abre a aplicação Curious Up no telemóvel e oferece recursos como desafios, exercícios de Mindfulness e avaliações de stress.

 

Este projeto visa promover o Bem-Estar individual e comunitário através da arte, especialmente a dança, como ferramenta de transformação social. A DAT desenvolve programas terapêuticos para setores vulneráveis, conduzidos por uma equipa interdisciplinar e multicultural, que incentivam práticas inclusivas e integrativas. Os programas incluem TangoTerapia para o envelhecimento ativo, Dança Inclusiva, atividades que integram dança, arte e práticas saudáveis, e programas que incentivam a criatividade e o autoconhecimento em jovens e crianças. 

 

A GreenDash é uma plataforma baseada na Web e alimentada por IA, concebida para simplificar e automatizar o processo de criação de Relatórios de Sustentabilidade em conformidade com a CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive) europeia. Ao tirar partido de tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial e a aprendizagem automática, a GreenDash permite que as empresas – especialmente as pequenas e médias empresas (PME) – cumpram as obrigações legais, promovendo simultaneamente uma maior transparência, responsabilidade e Impacto Ambiental e Social positivo.

 

  • ImpactePhilip Kriekhaus, Panajot Baka e Luís Lopes:

A Impacte é uma plataforma de Finanças Sustentáveis que permite aos utilizadores criar um Impacto Social e Ambiental positivo, associando automaticamente uma parte das suas despesas diárias a carteiras de investimento diversificadas e alinhadas com os seus valores. Concebida para tornar o Investimento Sustentável acessível e sem esforço, a Impacte tem como objetivo redefinir a forma como as pessoas lidam com as suas finanças, contribuindo simultaneamente para um futuro mais equitativo e amigo do ambiente.

 

Lampsy é um dispositivo protegido por patente que aumenta a segurança e a qualidade de vida das pessoas com Epilepsia. Notifica imediatamente a família e os contactos de emergência durante uma crise, assegurando uma atenção médica imediata. Discretamente integrado numa lâmpada, o Lampsy ajuda os utilizadores a evitar o estigma, permitindo-lhes viver de forma independente e confiante.

 

A Lask Portugal aborda o problema social do acesso limitado a assistência jurídica acessível e fiável para os Imigrantes. Navegar na Imigração pode ser complexo, por isso simplificamos o processo através de uma plataforma que garante o acesso de Imigrantes a advogados qualificados com conhecimentos jurídicos especializados nesses temas, pedidos de visto, patrocínio familiar, autorizações de trabalho ou outras questões de Imigração.Na Lask, acreditamos numa representação justa e igual para todos.

 

O NOSHAME Movement é uma iniciativa social focada em desmistificar a Saúde Mental masculina, combatendo o estigma associado à depressão em homens por meio da união através do desporto de endurance, diálogo e inclusão. A missão é criar um espaço onde os homens se sintam seguros para abordar vulnerabilidades, promovendo a literacia em Saúde Mental, e uma sociedade mais inclusiva.

 

  • Royaltea – José Maria Sarmento e António Vidinha

A Royaltea é a primeira linha de refrigerantes 100% guilt-free no mercado português. Os Fundadores, que enfrentaram a obesidade na infância, compreenderam cedo o impacto das escolhas de consumo na saúde. Assim, criaram a Royaltea, que oferece refrigerantes com zero calorias, zero açúcares e uma composição 100% natural e responsável, alinhando-se com as novas tendências de consumo saudável.

 

The Queer Spot é uma aplicação inovadora criada para ajudar a comunidade LGBTQ+ a explorar novos espaços e eventos, oferecendo uma experiência gamificada com uma curadoria de eventos baseada em inteligência artificial (IA). O nosso objetivo é conectar pessoas, promover um ambiente seguro e inclusivo e apoiar a comunidade na busca por locais e eventos que celebrem sua identidade.

 

  • Usawa Care – Luis Almeida Fernandes, Mafalda Castelão e Miguel Ferreira:

Integramos Pediatras através da tecnologia para permitir que cada Médico apoie 10 vezes mais Pacientes, tornando os cuidados acessíveis às famílias necessitadas e ajudando a resolver a escassez global de médicos. Oferecemos aos Pais acesso ilimitado aos nossos Pediatras em menos de 15 minutos.

 

Sem o grupo de pessoas que fez as perguntas certas durante os Pitch e incentivou os nossos Empreendedores a dar o seu máximo, não seria possível ter chegado a uma conclusão como as dez a que chegámos. Obrigado pelo trabalho difícil, mas sempre tão incisivo, Nuno Comando – Diretor da Casa do Impacto, Gustavo Freitas – Diretor de Unidade de Inovação e Transferência de Conhecimento do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social, Maria João Teixeira – Diretora do Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios da SCML, Rui Catalão – Co-Fundador da Kitchen Dates, Joana Afonso– CEO da Careceiver e Mónica Sanfeliz – Gestora de Parcerias na Ashoka.

 

Na próxima fase já não há desculpas para silêncios que não enchem a sala, queremos ouvir as engrenagens a pensar e muitos bater de bolas. É assim que trabalhamos cá em casa!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Participantes do Bootcamp Rise