Anna Lührmann, ministra de Estado dos Assuntos Europeus e do Clima da Alemanha, acompanhou Tiago Antunes, secretário de Estado dos Assuntos Europeus, numa visita à Casa do Impacto na qual conheceram as startups de impacto do nosso Hub.
A Casa do Impacto acolheu esta segunda-feira, 17 de abril, a visita de Tiago Antunes, secretário de Estado dos Assuntos Europeus, e de Anna Lührmann, ministra de Estado dos Assuntos Europeus e do Clima da Alemanha. O objetivo: dar a conhecer alguns dos projetos aqui criados que estão a trabalhar em áreas estratégicas para o futuro do planeta como a transição verde e digital ou impacto social.
A comitiva, que contou ainda com a presença da sra. Embaixadora Alemã em Portugal, Julia Monar, percorreu e conheceu algumas das muitas valências do Hub da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, tendo iniciado a visita com uma paragem na sala de Bootcamp da Academia de Código e terminado na Sala da Bica, já depois da habitual fotografia de grupo no terraço do antigo convento.
Tiago Antunes e Anna Lührmann tiveram, posteriormente, oportunidade de conhecer alguns empreendedores, que apresentaram as suas startups e trocaram argumentos com os responsáveis políticos, numa sessão informal produtiva para todos.
Fazendo um resumo, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus mostrou-se agradado com os trabalhos apresentados. “Esta é a Casa do Impacto e vocês, claramente, estão a tentar causar impacto. É interessante ver como tentam ter lucro, obviamente, mas da maneira certa, de forma sustentável e ética”, referiu Tiago Antunes.
“Temos a pasta dos Assuntos Europeus e a União Europeia é mesmo isso: junta pessoas com diferentes realidades, mentalidades, culturas, histórias e tradições”, lembrou o secretário de Estado.
Por seu lado, Anna Lührmann aproveitou uma das ideias apresentadas, relativa à tentativa de aproximação dos jovens à política, para descrever o seu trajeto profissional, lembrando que também ela pautou por esse lema desde cedo e deixando algumas questões à plateia.
A finalizar, Nuno Comando, responsável pela incubação e programas na Casa do Impacto agradeceu a visita dos responsáveis políticos e frisou que a Casa do Impacto está sempre aberta a sinergias que possam alavancar o cumprimento da sua missão, na procura de soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os valores promovidos pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.