A Educação liga-se estreitamente ao Impacto, muda-nos e forma-nos para que nos tornemos agentes de mudança e transformação do mundo. Nem sempre nos dá as respostas certas e finais, mas facilita-nos as ferramentas que precisamos para chegar lá por nós, um pouco como aquela velha máxima do peixe versus a capacidade de pescar.
A SONAE continua assim a apostar em promover a Educação a longo prazo. Na segunda edição do Prémio Sonae Educação voltaram a premiar aqueles que fazem o trabalho generoso de criar oportunidades para que outros consigam adquirir as tais ferramentas e metodologias que lhes permitam ver o mundo de forma mais informada e consciente. Voltam assim a destacar projetos inovadores e inclusivos cujo trabalho facilita o acesso e a qualidade da Educação em todas as fases do ciclo de aprendizagem.
De um leque de dez finalistas, os Jurados tiveram a árdua tarefa de selecionar três projetos pelos quais o prémio de 150.000 seria distribuído. João Günther Amaral – Chief Development Officer e Executive Board Member da Sonae – Isabel Alçada – Professor e Advisory Board Member da EDULOG; João Gonçalves – Director-General dos Estabelecimentos Escolares da DGEstE – Nuno Comando – Diretor da Casa do Impacto e Rita Serra – Education Lead na Microsoft Portugal acompanharam de perto os dez finalistas ao longo do longo processo, finalistas com enorme potencial de Impacto e escalabilidade:
- > Albergaria + Inclusiva;
- > Ciberescola;
- > Escol@Acolhe;
- > CPL “I’MPOSSIBLE MAKER”;
- > Next Step Therapy AI – NEXTHIE;
- > MyPolis Agentes 2.0;
- > Smart Education Ecosystem;
- > Teach For Portugal;
- > Technovation Girls;
- > TUMO – Centro de Tecnologia e Criatividade.
Destes finalistas cheios de valor foram selecionados três vencedores que prometem continuar a contribuir para a democratização da Educação e o desenho do futuro que as próximas gerações vão construir:
- > Ciberescola – Através de Videoconferência, os alunos não nativos da língua portuguesa podem frequentar as escolas portuguesas e ter acesso ao ensino do 2º ao 12º ano enquanto aprendem português. O projeto que se dedica assim a lecionar Português Língua Não Materna tem como objetivo expandir o acesso a mais alunos e professores.
“Estamos muito honrados com o reconhecimento dado ao projeto Ciberescola. Este prémio sublinha a importância de oferecer uma educação de qualidade a crianças e jovens migrantes, que enfrentam desafios significativos na aquisição da língua e na integração escolar. Ao combinar tecnologia inovadora com um modelo de ensino comunicativo, a Ciberescola tem gerado um impacto profundo, não apenas na proficiência linguística dos alunos, mas também no desenvolvimento profissional dos professores na área do ensino de português como língua não materna (PLNM). O valor do prémio ajudará a implantar o projeto em novas regiões do país, a aperfeiçoar as nossas plataformas Web e a fortalecer o trabalho com alunos e educadores, promovendo oportunidades de aprendizagem e inclusão iguais para todos.” – Ana Sousa Martins, Coordenadora da Ciberescola.
- > MyPolis | Agentes 2.0 – Transforma a sala de aula em Academias de Participação nas quais os alunos exploram os seus territórios, identificam problemas e criam soluções inovadoras, fortalecendo a democracia, através da gamificação e Inteligência Artificial.
“A parte financeira é importante, mas o reconhecimento, notar que o nosso trabalho faz a diferença, é importante e dá-nos motivação para continuar. Nem sempre paramos para perceber, mas o nosso trabalho tem fortalecido a democracia por todo o país.
Com este prémio, vamos desenvolver uma nova versão do jogo Agentes da Cidadania e continuar a transformar a educação cívica em Portugal, tornando-a mais divertida para os alunos e fácil de implementar para professores. Esta iniciativa transforma as salas de aula em Academias de Participação, onde os alunos, como ‘Agentes da Cidadania’, exploram os seus territórios, identificam problemas e criam soluções para as suas comunidades em parceria com representantes políticos.”- Bernardo Gonçalves, Founder & CEO MyPolis.
- > Teach for Portugal – Tendo como maior objetivo quebrar ciclos de pobreza e de desigualdade educativa, a Teach for Portugal procura aumentar o desempenho académico e motivação dos alunos através da ajuda de Mentores que são estrategicamente colocados em escolas desfavorecidas. Este projeto focar-se à Literacia Financeira, através de workshops.
“O reconhecimento da Teach For Portugal pelo Prémio Sonae 2024 significa mais uma validação da visão que nos alimenta diariamente: um dia todas as crianças em Portugal terão uma educação que lhes permita atingir o seu máximo potencial independentemente do contexto onde nasceram.
A Sonae tem sido um parceiro desde o arranque, quando a Teach For Portugal era ainda uma ideia. Agora a decisão positiva do júri ao trabalho de impacto, profissional, monitorizado, ajustado e avaliado enquanto crescemos a organização traz mais energia e motivação para continuarmos este caminho: a inovar, testar, avaliar, aprender e escalar.” – Pedro Pinto de Almeida, CEO & Co-Founder da Teach For Portugal.
A segunda edição do Prémio junta estes três nomes a um quadro de excelência já composto pelo Nocode Institute e pela EKUI.
Vê como a cerimónia de entrega de prémios foi, aqui. Ainda falta algum tempo, mas se tivesses de apostar, que nomes achas que se juntam no próximo ano?
Sem qualquer certeza de que projetos serão, continuamos com a crença inabalável de que haverá sempre quem continue a lutar por criar oportunidades de Educação, qualificação ou requalificação para todos e que haverá sempre Organizações que trabalharão para os ajudar a chegar onde devem chegar: a esses mesmos todos.
Obrigado Sonae!
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