Perdeste a última Thursdays with Impact de 2020? Descobre abaixo tudo o que aconteceu.
O mês de Dezembro foi dedicado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (doravante ODS) 1e – Produção e Consumo Sustentáveis. Para a concretização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas foram delineados 17 ODSs que são imperativos para um futuro sustentável e, semanalmente, a Casa do Impacto e os seus parceiros coorganizam uma programação chamada Thursdays with Impact, que consiste em eventos dedicados ao ODS em foco nesse mês.
O ODS 12 visa promover, na sociedade, a adoção de padrões de produção e consumo sustentáveis.
Dezembro contou com uma Thursdays with Impact, no dia 17, trazida pelo IES – Social Business School, parceiro-fundador da Casa do Impacto. Em À conversa sobre Produção e Consumo Sustentável a Francisca Lencastre, Community Manager do IES, contou com Sofia Ferreira, CEO da Shoelução, Joana Duarte, founder da Béhen, e João Narciso, da equipa de IT e Espaços da Rizoma, todos projetos que anteriormente já participaram em programas do IES – Social Business School.
O IES-Social Business School é a primeira Escola de Negócios focada em Inovação Social que tem como objetivo inspirar e capacitar agentes de impacto, a resolver problemas sociais negligenciados e importantes através de soluções escaláveis, inovadoras e sustentáveis, independentemente da sua estrutura organizacional.
Em À conversa sobre Produção e Consumo Sustentável debateu-se acerca de comportamentos e escolhas sustentáveis para o dia-a-dia, nomeadamente temas como o desperdício, greenwashing e consciencialização.
Revê a conversa aqui. No entretanto, lê abaixo algumas das opiniões dos nossos convidados!
A Sofia Ferreira, da Shoelução, sente que muitos clientes já deram o shift ecológico, “…no início as pessoas procuravam (a Shoelução) para uma ou outra coisa mas agora procuram já nos procuram porque não querem deitar fora (os seus sapatos antigos)”.
De acordo com o João Narciso, o que move a Rizoma? “Move o facto de querermos mostrar que é possível ter produtos de qualidade e pagar de formar justa aos produtores. Mostrar que isso está ao alcance das pessoas. E que o sentido de comunidade (deve) prevalecer sobre o individualismo. A nossa alimentação tem uma pegada ecológica muito grande e queremos tornar mais o consumo mais sustentável algo acessível e possível para todos”.
A Joana Duarte, da Béhen deixou um conselho, “Atenção ao greenwashing porque comprar sustentável não é comprar a coleção “sustentável” (de uma grande marca de roupa)”.
Não percas a nossa programação de Janeiro!
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