Ambigular, Colombina Clandestina, Estúdio Manifesto, It’s About Impact, Shifter e Speak são os projetos da Casa do Impacto que se esforçam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através do diálogo para a diversidade cultural.
5min reading
Dia 21 de maio celebrámos com a nossa comunidade, e a par com a ONU e a UNESCO, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.
Destacando não apenas a riqueza das culturas mundiais, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável, este dia constitui uma oportunidade de aprofundar a compreensão sobre o valor da diversidade cultural.
Hoje, mais do que nunca, é urgente celebrar, valorizar, proteger e promover a diversidade cultural! A pandemia provou o valor intrínseco do setor cultural e criativo para a coesão social e crescimento económico. Um mundo diverso não é apenas um mundo mais pacífico, é também um mundo mais próspero e justo.
Três quartos dos maiores conflitos mundiais têm uma dimensão cultural e por isso a ponte entre culturas é urgente e necessária para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento. É necessário defender o valor e o poder da diversidade cultural para resolver desafios prementes tais como o das alterações climáticas, do acesso à educação para todos e no reerguer de comunidades pós-conflito. A diversidade cultural constitui um dos recursos renováveis da humanidade uma vez que é fonte constante de inovação e criatividade, força motriz do desenvolvimento e crescimento económico e meio de elevação intelectual, emocional, moral e espiritual – é um ativo indispensável na redução da pobreza e no alcance de um desenvolvimento sustentável. Assim, as diversas culturas mundiais e a promoção do diálogo contínuo, são peças fundamentais para o cumprimento das metas da Agenda 2030 no que se refere a:
- > Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas – ODS 5
- > Promover o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho para todos – ODS 8
- > Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação – ODS 9
- > Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países – ODS 11
- > Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis – ODS 10
- >Reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável – ODS 17
Desde 2013, que órgãos e agências das Nações Unidas, organizações intergovernamentais, governamentais e regionais, organizações não governamentais e da sociedade civil em geral, universidades, líderes religiosos e cidadãos comuns, juntaram-se à UNESCO, no intuito de fortalecer o vínculo entre a diversidade cultural e os valores universais e aprimorar o diálogo entre as culturas com base na dignidade, tolerância e respeito – princípios humanos transversais que sustentam a base da convivência humana. O fim da Década Internacional para a Reaproximação de Culturas (2013-2022) marcou assim, a oportunidade para impulsionar esforços no sentido de:
- > Construir e sustentar sociedades pacíficas como a maior responsabilidade.
- > Ajudar a enfrentar os principais desafios globais urgentes através do diálogo intercultural e inter-religioso para uma compreensão aprofundada e cooperação para a paz.
- > Identificar lacunas e iniciar soluções mais adequadas para a criação de sociedades mais pacíficas e inclusivas.
- > Mostrar porque a diversidade cultural, o diálogo intercultural e inter-religioso e a democracia participativa são vitais para o desenvolvimento e a paz, especialmente em tempos de crise.
Na Comunidade Casa do Impacto são vários os projetos que promovem o diálogo sobre Diversidade Cultural: Ambigular, Colombina Clandestina, Estúdio Manifesto, It’s About Impact, Shifter e SPEAK!
Ambigular é um projeto cofundado por Maria de Azevedo Brito e Rose Dekker, finalista na última edição do Rise for Impact. O podcast Travessia conta já com 6 episódios de histórias mulheres refugiadas em Portugal, contadas pelas próprias. Oferece serviços de storytelling para organizações que trabalhem com comunidades em minoria, no sentido de trabalhar a resiliência pessoal e crescimento, robustecer as comunidades com ferramentas de comunicação e advocacia com o intuito de aumentar a sua representatividade e combater estigmas. Trabalha em parceria com associações que trabalham com refugiados, migrantes, pessoas de diferentes minorias culturais e étnicas, comunidade LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Durante este ano vai realizar oficinas gratuitas de storytelling para pessoas de comunidades de Roma, pessoas que se identificam como LGBTQ+ e que têm mais de 65 anos. Se queres ou conheces alguém interessado em participar, entra em contato!
Colombina Clandestina é coletivo “artivista” independente para a criação do Carnaval contemporâneo e a sua expressão popular e libertária. A rua como palco público e cultural onde os projetos encontram novas narrativas através da música, dança, circo e artes visuais. A rua e a alegria como símbolos e espaço de protagonismo entre minorias. Tem como missão gerar maior consciência sobre o poder da liberdade individual e da alegria enquanto motores de mudança social. Assenta sobre 3 princípios de mudança: o feminismo, a diversidade e o viver a rua.
O Estúdio Manifesto (membro recente na nossa comunidade) é um coletivo inconformado, constituído por uma equipa heterogénea quanto a inquietações e idiossincrasias, com diferentes e ininterruptas reinvenções quanto à suas contribuições individuais de artes e engenhos, “na tentativa de que o mundo seja um lugar mais bonito”. Na prática, oferece agenciamento, consultoria e produção.
It’s about impact é uma agência de eventos sem fins lucrativos que produz conteúdo de impacto social para um público mainstream, através de histórias que envolvem as pessoas nas causas. Trouxe a Portugal e organizou o Social Good Summit Lisbon 2021, o evento internacional da ONU e já liderou diversas Thursdays With Impact na Casa do Impacto. Promove a cocriação para a inclusão social e tem atualmente em desenvolvimento o projeto Bairro Meu que apresenta as Histórias de vida do Bairro do Loureiro, através da fotografia, música, arte urbana, escrita criativa, audiovisuais e artes performativas. A medição do impacto deste projeto será feita em parceria com o Centro de Investigação e estudos do ISCTE e brevemente estreia um documentário sob a direção artística de Flash.512.
O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional, de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê. Prepara-se para organizar a segunda sessão de “Encontros Com Impacto” – resultado da parceria com a Casa do Impacto. Durante este ano podes assistir a 6 eventos, divididos em 2 temporadas, num dos melhores espaços de Lisboa – o Convento de São Pedro de Alcântara. Este ciclo de conferências abordará temas como saúde mental, desafios do trabalho, inteligência artificial, entre outros hot topics do momento. Revê aqui o primeiro encontro, sobre “Cidades do Futuro” que aconteceu no dia 21 de abril!
Speak é um dos parceiros fundadores da Casa do Impacto, que recentemente lançou uma plataforma de apoio à Ucrânia. É um programa de partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais que promove a inclusão, o multilinguismo e democratiza a aprendizagem. Apresenta um modelo inovador na forma de aprender uma língua, promovendo a integração de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Os grupos de línguas são orientados por buddies de todo o mundo, fluentes na língua que se queira aprender. Focam-se em conversas do dia-a-dia e apresentam vários níveis que vão de encontro ao conhecimento da língua que se queira aprender. Torna-te buddy e ajuda outros a aprender a tua língua, aprende sobre outras culturas e conhece pessoas de todo o mundo a viver na tua cidade. Faz parte de um movimento que está a ajudar a criar cidades inclusivas onde todos se sentem em casa. Torna-te embaixador na tua cidade juntando pessoas de diferentes contextos e ajudando-os a fazer novas amizades através da organização de eventos multiculturais.
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.