No passado dia 20 de Junho encerrámos as candidaturas à primeira edição do +Plus, lançado no início de 2020.
No passado dia 20 de Junho encerrámos as candidaturas à primeira edição do +Plus, lançado no início de 2020. O +PLUS é um Programa de Investimento para o Impacto, que se propõe a distribuir 500 mil euros/ano para testar novas ideias com potencial de impacto social e ambiental, em alinhamento com os ODS 2030 e para apoiar o desenvolvimento de organizações sustentáveis com ideias inovadoras e resultados comprovados. A seleção dos projetos faz-se para um dos dois mecanismos de apoio disponíveis – +Seed ou +Scaling – em função de estarem em fase de Testing ou Early Stage.
135 foi o número de candidaturas elegíveis que recebemos, um número que confirma a importância deste programa que põe à disposição dos projetos selecionados, para além do financiamento, várias formas de apoio, como um plano de acompanhamento desenhado à medida, medição do impacto através de KPI definidos desde o primeiro momento, envolvimento no ecossistema de impacto, pagamento por resultados e ainda apoio não financeiro orientado para o sucesso do projeto.
Na 1º fase do Programa foram selecionados 12 projetos para a modalidade de apoio +Scaling e 23 para a modalidade +Seed.
A 2º fase do Programa, iniciada a 15 de Setembro, contou com a presença dos 35 projetos selecionados em dois webinares sobre Modelos de Negócio Sustentáveis, co-organizado com a Grosvenor, com Miguel J. Martins, Duarte Costa e Rita Branco, e sobre Avaliação de Impacto e Teoria da Mudança, com Amanda Feldman, do Impact Management Project. Esta fase contou também com uma semana dedicada a sessões de Mentoria 1-on-1 e de grupo, com 35 horas de Mentoria disponibilizadas, sobre temas como Storytelling, Digital Marketing, Avaliação de Impacto e Teoria da Mudança, Modelos de Negócio Sustentáveis, Contabilidade, Comunicação, PR, Gestão, Investimentos e Risco, Finance & Tax, Inovação e Proposta de Valor, Impact Investing and Funding, Finance e Management.
Nos dias 28 e 29 de Setembro, os projetos selecionados participaram no Bootcamp, organizado em parceria com a Sair da Casca, no qual tiveram acesso a eventos dedicados aos projetos em fase de Testing e Early Stage e um webinar acerca do Papel da Inovação e do Empreendedorismo Social no sucesso dos 17 ODSs 2030 em Portugal. O Bootcamp terminou com a apresentação do Pitch Live (através da plataforma Zoom) de cada projeto a um júri, dividido por 3 salas consoante o stage do projeto, composto por Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto, Ludovic Reysset, Country Manager da Danone Portugal, João Santos, Senior Principal da MAZE, Marlos Henrique Silva, R&D and Incentives Director na Sonae MC, Marta Santos, Partner da Sair da Casca, Duarte Costa, Managing Partner na Grosvenor, Marina Magro, Head of Senior Ecosystem Innovation no Center for Transformation da Fidelidade, Pedro Carvalho, Head of Innovation Ecosystem Management na Altice LABS, e Miguel J. Martins, Sustainable Investments Partner na Grosvenor.
A deliberação do júri culminará, no próximo dia 06 de Outubro, com a comunicação da lista dos projetos selecionados para a 3º fase do Programa, fase final de seleção do +Plus, na qual serão celebrados os contratos de apoio financeiro, celebração essa que depende do compromisso dos empreendedores. O arranque da implementação dos projetos terá início no final de Novembro.
Agradecemos a todos os empreendedores e empreendedoras que, com o seu projeto, se candidataram ao Programa +Plus. A vossa candidatura ao Programa e a qualidade dos vossos projetos demonstra o crescimento da comunidade de empreendedores sociais e de impacto, cujo sentido de missão impele para a resolução dos problemas e necessidades sociais mais desafiantes do nosso tempo.
Fica atento/a, o anúncio dos projetos selecionados para a 3º fase está para breve!