Em resposta ao desafio “Como podemos promover conhecimento, ações e respostas das comunidades às alterações climáticas?”, muitas foram as candidaturas que até nós chegaram, mostrando assim, o fulgor da comunidade de impacto.
São 10 os projetos selecionados, que irão pôr à prova as suas soluções no âmbito dos três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos nesta edição pelo Santa Casa Challenge (ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 13 – Ação Climática).
Todos os 10 projetos selecionados nesta fase vão apresentar as suas soluções num evento público, com data prevista para 28 de abril (data que poderá ser adiada conforme as circunstâncias atuais) e daqui sairão três vencedores, que irão dar continuidade aos seus projetos no seio da comunidade da Casa do Impacto.
Projetos listados por ordem alfabética:
10to2030 for Climate Action – Plataforma de conteúdo on-line de conscientização e ação sobre mudanças climáticas
Airplug – Plataforma de postos de carregamento onde cada pessoa/empresa pode alugar o seu posto pelo preço que determinar
Circular Wear – app para a consciência ambiental e economia circular
CCRAVE – Marca de estilo de vida circular e conteúdo digital
Genviot – Solução de Rega Sustentável Plug&Play
GISMA (Green Intelligent Social Media Analytics) – Solução Big Data de análise de conteúdo digital
INFORMAT – Intelligent Forest Management Technologies – Sistemas robóticos e autónomos de gestão de combustíveis florestais
MAG2CLean – Nanossistema superparamagnético para o tratamento de efluentes poluídos
Smart Forest – Aplicativo e plataforma para o mercado de bens Bio-digitais
The Equal Food Co. – Plataforma B2B e B2C contra o desperdício alimentar
O Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.