É sempre um desafio chegar ao fim do ano e refletir sobre tudo aquilo que estes últimos doze meses nos trouxeram. Não somos o que éramos antes e não seremos assim durante muito mais tempo. É, por isso, urgente, preservar este sentimento de fim de ano, de dever cumprido e expectativa para o que vem aí, o que sabemos que vai acontecer e aquilo que ainda é imprevisível. É urgente fazer uma retrospetiva do que 2024 nos trouxe, mantendo a confiança de que o que vem a seguir será ainda melhor, ainda mais desafiante e ainda mais impactante.
Ser reconhecidos pelo Financial Times & Statista como um dos 125 melhores Hubs de Empreendedorismo da Europa e o único exclusivamente dedicado ao Impacto foi um bom início e manifestamente uma enorme validação e motivação para continuar a trabalhar para criar as melhores oportunidades para os Empreendedores e Projetos de Impacto. Foi também momento de assumir a responsabilidade de estar numa lista tão distinta e continuar a trabalhar para sermos merecedores a longo prazo. Merecedores da confiança que nos dão quando acreditam que podemos mesmo estar a escrever o futuro dentro das nossas – sempre abertas – portas. E temos mesmo escrito esse futuro em 2024.
Continuámos a apostar na Capacitação de novos Empreendedores através dos nossos programas ex-líbris RISE for Impact e Triggers; Juntámo-nos a Consórcios para inaugurar outros, como o PUSH e o Marketplace MATCH; Continuámos à procura dos Projetos mais inovadores para se juntarem a nós, através do programa de Incubação; reforçámos a nossa presença no Ecossistema de Empreendedorismo no seu todo, agarrando a oportunidade de fazer novamente parte da Rede Nacional de Incubadoras da Startup Portugal e de participar nos seus INCUBX;
Assinámos Parcerias que nos acrescentaram muito e que nos trouxeram perspetivas valiosas para o trabalho que fazemos, voltámos a receber em casa o Startup Guide Summit, desta vez no contexto do Shapping the World by Innonexus e aceitámos o desafio de ser, novamente, Offical Nominator do Earthshot Prize.
Não faltaram razões para celebrar e fizemo-lo sempre que pudemos em Sunsets, Arraiais e Encontros, sem necessidade de razão maior do que querermos juntar a Comunidade para brindar ao sucesso de todos e cada um.
Voltámo-nos para fora e vimos Projetos da Casa ganhar Prémios, fazer Pitch pelo mundo fora, ser financiados, capacitados e apoiados. Vimos Empreendedores de Impacto a subir a palcos que começam a ser cada vez mais e maiores, como lhes é merecido. Mas também nos voltámos para dentro, focados naquilo que os nossos Empreendedores pensam e sentem, naquilo que os preocupa e naquilo que podemos fazer por eles, através do programa de Bem-Estar TARGET.
Passámos por um período de transição e inaugurámos um novo capítulo com uma nova Direção. Não somos o que éramos antes, mas mantemos a vontade de dar continuidade ao projeto que temos vindo a desenvolver desde há seis anos, sempre com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Se há coisa que este ano voltou a comprovar é que o Impacto não se faz sozinho e precisamos de unir a Comunidade Empreendedora, Parceiros, Organizações Públicas e Privadas, Investidores, Mentores e Especialistas neste trabalho conjunto que é mudar o mundo através de ações concretas e de uma mudança sistémica de mentalidade.
2030 está a aproximar-se e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU continuam a ser uma meta a cumprir. O tempo está a passar, mas não estamos parados. Juntas-te a nós?
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.