Quando começámos a pensar no programa de Saúde Mental e Bem-Estar dedicado a Empreendedores de Impacto da Casa do Impacto um dos receios que tínhamos era que o Ecossistema ainda não estivesse preparado para falar sobre isto, que refletisse a tendência atual generalizada a todas as áreas e setores de deixar estes temas para segundo plano.
Se por falta de valorização, vergonha, descrença ou apenas agendas demasiado preenchidas os Empreendedores não estivessem disponíveis para participar em atividades e iniciativas relacionadas com este assunto, o programa não teria a adesão esperada.
Ao longo dos meses de TARGET, o programa que desenhámos em Parceira com a Fidelidade, debatemo-nos com esta questão e tentámos adapta-lo às condições encontradas no seio do nosso público; passámos muitas atividades para o online, ao encontro de quem não tem tempo para sair da frente do computador, aumentámos o número de sessões das dinâmicas mais procuradas, abrimos vagas para o Ecossistema como um todo, fora da nossa Comunidade. E mudámos o chip. Percebemos que, mais do que promover estas iniciativas, tínhamos de perceber o porquê de não estarem a ser 100% aproveitadas.
Esse foi o mote para o evento que promovemos na Rentrée, quando o Casa do Impacto se voltou a encher de vida, de trabalho, do ritmo acelerado, das agendas preenchidas nesta que é a fase mais avassaladora do ano, quando se quer aproveitar até ao fim todas as oportunidades que ainda restam para criar Impacto.
Construímos um evento descontraído que retirasse o peso a este tema e que, de forma informal reunisse Hubs de Empreendedorismo e Empreendedores de Impacto para conversar sobre o Bem-Estar na perspetiva do Empreendedor, as motivações que o levam a procurar soluções para atingir esse equilíbrio e as barreiras que ainda atrasam os primeiros passos. A Fidelidade assinou por baixo e a sua Responsável de Corporate Social Responsibility, Sónia Marianinho, juntou-se a Gustavo Freitas, Diretor da Unidade de Inovação e Transferência de Conhecimento do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para inaugurar o evento.
Quem melhor para falar sobre todas estas questões relacionadas com Impacto que quem o vive e faz acontecer diariamente? Quem melhor que os nossos Empreendedores e os profissionais do TARGET que os acompanham tão de perto e conhecem os seus desafios? Numa discussão centrada em como “Encontrar o equilíbrio na era do ‘não tenho tempo para nada’” juntámos Bernardo Branco Gonçalves – Founder & CEO MyPolis – Elena Parras Durán – Founder & CEO da 55+ – Mariana Madeira Rodrigues – Former CEO Terra dos Sonhos – Isabel Costa Macedo – Instrutora de Yoga – Marta Ganso – Executive & Life Coach e Palma Michel – Mindful Leadership Advisor & Transformative Coach para, através das suas experiências, tentarmos encontrar triggers positivos que tornem a Saúde-Mental e o Bem-Estar uma prioridade na agenda.
Porque acreditamos em dados e factos que comprovem esta necessidade e numa oratória cativante, empática e desafiante, convidámos o Psiquiatra e Diretor Clínico do Partners in Neursocience Lisboa, Gustavo Jesus, para abrir este painel desmitificando o “Estado da Saúde-Mental nas Empresas” e tentando perceber o porquê de ser tão difícil dar o primeiro passo. De forma descontraída, descomplicada e provocadora, Gustavo apresentou-nos informações valiosas a ter em conta no debate que o próprio moderou.
A poucos dias do Dia Internacional da Saúde Mental, decidimos ouvir a Comunidade, ir ao encontro da mesma e mostrar que estamos disponíveis e atentos. Independentemente da disponibilidade de cada um, do timing ou da vontade de se debruçar sobre Saúde Mental e Bem-Estar, a Casa do Impacto continua a trabalhar para oferecer as melhores condições e oportunidades para garantir o equilíbrio pessoal e profissional de cada um, neste ritmo alucinante que caracteriza o setor. Isto está no topo das prioridades da nossa Agenda.
Acreditamos que não é possível causar Impacto se o peso da camisola que os Empreendedores de Impacto vestem todos os dias for demasiado. Às vezes é preciso tirar a camisola para conseguir voltar a usá-la com outro aprumo. Não há respostas certas nem erradas naquilo que resulta para ti e para o teu Bem-estar e nem os triggers são os mesmos para todos, nem as estratégias usadas para lhes responder.
Há sempre espaço na agenda para priorizarmos o Bem-Estar dos Empreendedores de Impacto e se o pudermos fazer enquanto exercitamos o networking com novas caras e brindamos com a The Browers Company, tudo se torna mais leve, como deve ser.
E tu? Vais marcar na Agenda o teu Bem-Estar ou vais cancelar outra vez?
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.