O mês de outubro é especial: há sete anos nascia a Casa do Impacto. Há sete anos a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa dava o arriscado passo de apostar na Inovação e no Impacto. Há sete anos começámos a construir uma Comunidade que viria a marcar de forma irremediável todo o Ecossistema de Empreendedorismo de Impacto. Há sete anos juntaram-se a nós vários Parceiros que acreditaram no potencial do que poderíamos fazer.
E continuamos a fazê-lo.
Hoje com mais Parceiros, com uma Comunidade cada vez maior, com o apoio de tantas Empresas e Organizações. Com a promessa de continuar a fazer mais e sempre melhor.
São sete anos bem vividos num currículo de grandes marcos e reconhecimentos, mas a responsabilidade de assim continuar mantém-se. Continuamos com o mesmo Propósito e a Sustentabilidade continua a ser a nossa maior bandeira. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável permanecem a nossa bússola. E não estamos sozinhos, se há coisa que estes sete anos de história provam, é que nunca estamos sozinhos.
Como se assim estivesse vaticinado há sete anos, recebemos esta manhã uma sessão de Mesa na Casa do Impacto.
Esta descentralização do trabalho que os membros da Administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa têm vindo a encetar, promovendo sessões em diversas estruturas da Santa Casa, tem aproximado as várias peças deste enorme puzzle que se estende a várias áreas e setores espalhados pela cidade.
A visita ao Hub foi também uma oportunidade para dar a conhecer ao detalhe o trabalho diário que fazemos na Casa do Impacto e a Equipa que o faz acontecer.
Recebemos a Vice-Provedora Rita Prates e os Vogais André Brandão de Almeida e Luís Rego, Administrador do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social em que a Casa do Impacto se integra, para conhecerem os vários membros da nossa Comunidade, representantes das Startups de Impacto que fazem este Ecossistema girar.
Durante o pequeno-almoço, numa lógica de Mesa Redonda, os Empreendedores sentaram-se à Mesa com os Administradores e fizeram o pitch dos seus Projetos ao Membro da Mesa cujo Pelouro pudesse ir mais ao encontro dos desafios sociais ou ambientais que tentam resolver. Falou-se de Impacto, Sustentabilidade, Viabilidade financeira, estratégias e oportunidades de aplicação das soluções no mundo real e em vários contextos. Os Administradores fizeram perguntas e desafiaram os nossos Empreendedores a pensar e ir mais longe.
Hoje foi também uma boa oportunidade para juntar a Comunidade e promover novas sinergias entre Projetos que se podem ajudar mutuamente.
É muito bom poder ter a possibilidade de mostrar o que fazemos aqui e o quanto acreditamos no valor que o Empreendedorismo de Impacto acrescenta à Sociedade. Seguimos assim o exemplo da Instituição centenária que é a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, ao longo de tantos anos, foi causando um inigualável Impacto positivo das mais diversas formas e nos mais diversos setores, melhorando a vida de muita gente. Nós também o fazemos, continuando a trabalhar para um futuro melhor.
