Hoje, a ONU, reconhece e celebra o Dia Mundial para a Conscientização do Autismo. Vencer Autismo, residente na comunidade Casa do Impacto, quer combater o estigma e promover a compreensão sobre esta neurodivergência!

4 min read.

O autismo não é uma doença, mas sim um espectro da neurodiversidade, ou seja, pessoas com cérebros que funcionam de forma atípica, são extremamente sensoriais e reagem de forma mais reativa aos estímulos exteriores, os quais podem constituir grandes desafios.

  • > “Perturbação do espectro do autismo – PEA” ou Autism Spectrum Disorders (ASD) é conceito que se utiliza, podendo depois ser especificado consoante o nível de suporte necessário (1, 2 ou 3)

Estima-se que cerca de 1% de todas as pessoas do mundo têm autismo, com variações em alguns países. Os números definitivos e as causas do autismo ainda não são conhecidas.

O que se sabe, é que o autismo afeta pessoas de todos os géneros, de todas as nacionalidades e origens culturais, religiosas e sociais.

A investigação sobre as causas sugere que pode existir uma combinação de fatores – genéticos e ambientais – que podem ser responsáveis pelas diferenças de desenvolvimento. Certo é que não é causado pela educação, nem pelas circunstâncias sociais. Não existe “cura”, no entanto, há uma série de estratégias e abordagens que podem ajudar no desenvolvimento da pessoa com autismo, diminuindo as suas dificuldades e promovendo o seu potencial e inclusão.

A crença da Vencer Autismo, comprovada pela sua atuação os últimos 10 anos, é que todas as pessoas podem ser ajudadas a viver uma vida com um maior bem-estar, autonomia e possibilidade de fazer as suas próprias escolhas. Acredita que, com ou sem autismo, todas as pessoas são únicas e é essa singularidade que torna tão rica a espécie humana. O grande problema é o estigma associado ao autismo, pela falta de conhecimento e entendimento sobre esta neurodivergência.

A Vencer Autismo nasceu de uma história de amor entre a Susana e Joe. A sua filha (enteada do Joe), Caui, tinha então 8 anos e um diagnóstico de autismo que fazia com que não conseguisse acompanhar a escola (sabe mais sobre a história aqui).

Nos primeiros anos, a Vencer Autismo teve como foco ajudar as crianças com autismo através de terapias. Contudo, a experiência demonstrou-lhe que o grande desafio não estava nas pessoas com autismo, mas sim na sociedade (pais, educadores, profissionais da saúde, etc.), que geralmente por falta de conhecimento sobre a condição, desenvolvia medos e perpetuava estigmas.  Hoje, a Vencer Autismo hoje tem como missão reduzir o estigma negativo do autismo, para que seja compreendido e aceite por todos.

O modelo de intervenção inclui Palestras, Workshops, Masterclasses e Mentorias, que promovem a partilha de conhecimento, técnicas e estratégias específicas para todos aqueles que contactam, direta e indiretamente, com pessoas com autismo, contribuindo assim para o máximo desenvolvimento do potencial de cada pessoa.

O programa COMPREENDER AUTISMO, foi desenvolvido depois de muitos anos de pesquisa e o seu modelo de capacitação tem como objetivos:

  • > Aumentar o conhecimento e reduzir o estigma negativo do autismo potenciando efeitos positivos nos/as cuidadores/as, nas pessoas com autismo e em todo o contexto;
  • > Aumentar a qualidade de vida dos/as cuidadores/as (pais, familiares, professores, auxiliares, terapeutas, psicólogos, médicos e enfermeiros);
  • > Aumentar a qualidade de vida e desenvolvimento positivo das pessoas com autismo;
  • > Ver crescer uma comunidade/ sociedade mais inclusiva.

O programa COMPREENDER AUTISMO está inserido no programa Parcerias para o Impacto, da Portugal Inovação Social, co-financiado pelo Portugal 2020, POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego) e Fundo Social Europeu, criando assim a oportunidade de eventos gratuitos e de Mentorias gratuitas (para os 100 Municípios do Centro, abrangidos pelo programa Parcerias para o Impacto).

A Vencer Autismo mede permanentemente o impacto das suas ações, de forma a ir ajustando o que for necessário para cumprir a sua missão de reduzir o estigma negativo do autismo e capacitar todos os que lidam com pessoas com autismo. Entre 2011 e 2021 já concretizou em números:

  • > 379 eventos com mais de 65.600 pessoas impactadas
  • > 575 sessões de mentoria e 80 cuidadores impactados
  • > 207 sessões de café vencer com mais de 1613.700 visualizações
  • > + de 238.084 likes no FB e 745.916 visualizações no Youtube
  • > 255 Palestras Gratuitas (208 presenciais & 50 online) 81.899 inscritos | 45.703 participantes
  • > 51 Workshops Gratuitos (37 presenciais & 14 online) 11.817 inscritos | 6.661 participantes
  • > 15 Masterclasses (evento pago) (sempre online) 4.853 inscritos | 3.508 participantes
  • > 575 sessões de Mentoria (pagas e/ou gratuitas) (sempre por chamada telefónica ou online) +80 cuidadores/as a beneficiarem do serviço

No Dia Mundial para a Conscientização do Autismo, hoje (e sempre), envolve-te e contribui para esta causa!

  • > HOJE, na corrida e caminhada pelo autismo no Porto, organizada pela Desporto UPorto, para celebrar o dia e apelar uma vez mais a consciencialização sobre o tema. A Vencer Autismo estará presente e apela à presença de todos! Inscrições aqui!
  • > No dia 7 de abril, a próxima palestra (online e gratuita) da Vencer Autismo. Em detalhe e numa visão 360º, serão explicados os desafios associados ao autismo, as possíveis causas e as áreas prioritárias ao desenvolvimento da pessoa com autismo. Quem pretender certificado, poderá solicitá-lo no ato de inscrição, contribuindo com um donativo no valor mínimo de 5€! Inscrição gratuita aqui.

Para que os eventos da vencer Autismo possam continuar a ser gratuitos e acessíveis, dependem em grande parte de generosos donativos! Vê aqui como doar, ou contribuir com 0,5% do teu IRS à Vencer Autismo.

 

Sabe mais sobre a Vencer Autismo aqui, e segue-a no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

peças de puzzle