A Casa do Impacto celebrou o seu 4º aniversário numa grande festa que juntou várias personalidades do ecossistema de empreendedorismo português. Esta data também marcou o lançamento do novo posicionamento do hub – Por uma sociedade do Impacto.

Foi no dia 11 de Outubro que a Casa do Impacto recebeu a comunidade de empreendedorismo portuguesa num grande evento que marcou o 4º aniversário do hub. Este evento marcou o lançamento da nova imagem e posicionamento da Casa do Impacto, que agora afirma confiantemente que acredita poder posicionar Portugal como a referência europeia do impacto social e ambiental.

Lê abaixo o nosso novo manifesto.

*****

O Impacto tem as portas abertas para todos.

Acreditamos que o Impacto deve estar no centro da sociedade. Para que o Impacto passe a ser a norma e não a exceção, precisa de ser compreensível e acessível. Só assim chegará a todas as pessoas. Democratizar o Impacto é o que vai ajudar a centralizá-lo na sociedade, abrindo a possibilidade de criar um novo e melhor futuro para cada vez mais pessoas.

Se antes éramos a casa onde todos partilhávamos causas, agora, somos a casa aberta que permite a todas as pessoas entrar para agir sobre elas.

É por isso que a nossa Casa está sempre aberta para quem quer entrar.

*****

O novo posicionamento da Casa traz também novidades como:

– a expansão dos públicos-alvo – para além dos empreendedores de impacto, que continuam a ser o grande foco da atividade do hub, a Casa oferecerá soluções de impacto feitas à medida para entidades da Administração Pública e para Empresas;

– atualização do modelo governativo – uma nova organização deste modelo permitirá democratizar ainda mais o impacto e acolher novas startups e instituições que participarão nas grandes decisões estratégicas da Casa.

No evento de aniversário foram também partilhados alguns dos números que ilustram o sucesso da Casa:

– +60 startups incubadas atualmente

– +350 startups apoiadas através dos vários programas

– +45 parcerias nacionais e internacionais

– +300 eventos

– 8 projetos-piloto em curso na SCML e Instituto dos Registos e Notariado

– 2.600.000 euros investidos no ecossistema de empreendedorismo de impacto

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa esteve representada pelo seu Provedor Edmundo Martinho e por Sérgio Cintra, Administrador Executivo do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social e da Ação Social, que partilharam com o público o orgulho que têm sentido ao acompanhar de perto o crescimento desta Casa. Também Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, não faltou à chamada e enfatizou o seu desejo de estreitar relações com a Casa do Impacto trazendo inovação para o sector público.

O evento contou ainda com uma conversa acerca do hot topic do momento – os famosos ESG – que juntou Roberto Antunes, Diretor Executivo do NEST, Katrien Buys, Diretora de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal, e Manuel Nery Nina, co-Founder e COO da GoParity, a falar sobre o poder que estes novos requisitos empresariais podem ter na construção de uma mais transparência, numa conversa moderada por Assunção Loureiro, Managing Diretor da Sea The Future, startup incubada na Casa do Impacto.

E ainda uma conversa, moderada por Inês Sequeira, Diretora da Casa do Impacto, sobre a inovação social como motor de mudança na Administração Pública, que juntou Miguel Fontes, Secretário de Estado do Trabalho, Joana Balsemão, Vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Bruno Adrego Maia, Vogal do Conselho Diretivo do IRN, e ainda Hugo Menino Aguiar, Founder e CEO do Speak.

O projeto Artallis, do Conservatório d’Artes de Loures, encerrou o evento com uma performance da sua Orquestra de Percussão Corporal, composta por 40 jovens do ensino secundário, que mereceu uma ovação de pé.

aqui o nosso novo vídeo.

Mais uma vez, parabéns à Casa do Impacto!

 

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

fotografia de grupo