Depois de seis anos de RISE for Impact continuamos com a mesma energia e motivação para encontrar novas formas de enriquecer o programa e tornar a experiência dos Empreendedores cada vez mais completa, especializada e humanizada.
Num programa cujo foco é o Impacto e a Sustentabilidade Social, há um fator que nunca pode ficar de fora: as Pessoas. As pessoas que fazem o programa, os Empreendedores que decidem dar o fruto do seu trabalho a outros que dele necessitam; e esses outros, aqueles que merecem uma vida melhor e condições mais acessíveis, representativas e inclusivas. Outros que têm muitas caras e muitas vozes diferentes.
Temos o privilégio de fazer parte de uma Instituição centenária cujo propósito desde o dia 1 é estar lá para essas muitas pessoas, colmatar as falhas de um sistema, geração ou contexto; estar lá, no terreno, a perceber os desafios, ouvir os pedidos de ajuda, encontrar soluções e fazê-las acontecer. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa conhece de perto as comunidades e utentes mais sensíveis e trabalha em várias frentes para colmatar as dificuldades e deficiências que possam sentir, muitas vezes sem que ninguém saiba. Conhecimento e experiência como este não pode ser desperdiçado e temos a sorte de poder usá-lo para inspirar, motivar e ensinar outros cujo propósito é o mesmo, outros que não conseguem, nem querem, ficar parados.
Com essa motivação, lançámos um desafio aos dez projetos que passaram à fase de Capacitação do RISE for Impact: mudar de ares e conhecer por dentro um dos muitos Equipamentos da Santa Casa durante um dia dedicado a um dos temas mais ansiados: Teoria da Mudança. Fomos recebidos de braços abertos no Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios pela Diretora Maria João Teixeira e toda a Equipa que faz o Centro mover. Os “Lóios”, como carinhosamente lhe chamamos dentro da Santa Casa, é um Equipamento polivalente, um Centro de Dia e um Espaço de Inclusão Digital que promove dinâmicas de Animação Educativa, expressão de movimento, \Boccia, Caminhadas, Coro, Meditação e Ginástica para as várias faixas etárias, que promove o sentimento de pertença e a coesão do Bairro. É um sítio tão vivo quanto toda a energia que quem lá vai transmite.
Poucas coisas são tão inspiradoras como poder ver de perto o trabalho em campo, o contacto com as pessoas e o retorno imediato que é senti-las realizadas e felizes. Independentemente da forma como um Empreendedor faz o seu trabalho acontecer, das soluções que cria ou da forma como as faz chegar ao público, as pessoas são sempre o foco, o objetivo e a motivação.
Sentimos que, com esta visita, mudámos o “chip” aos nossos Empreendedores, à nossa Equipa e a toda a forma como conduzimos o RISE for Impact. Queremos aproximar-nos ainda mais ao trabalho que a SCML faz no terreno, queremos inspirar-nos nas tantas Equipas que diariamente trabalham para os outros, queremos incluir quem sabe e tem experiência, quem acrescenta tanto valor. Queremos testemunhar as mudanças reias na vida das pessoas e no Impacto positivo que é possível e é feito todos os dias.
“No Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bairro dos Lóios a intervenção assenta em princípios fundamentais como a solidariedade, a participação comunitária, a promoção da inclusão e a melhoria da qualidade de vida. Através de projetos e atividades com a comunidade, o Centro privilegia ações integradas, colaborativas e participativas, que sustentam o processo de desenvolvimento local, visando estimular as comunidades a assumirem-se como agentes do seu próprio desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade social, nesse contexto, surge como um conceito que transcende o lugar económico e liga-se diretamente ao bem-estar coletivo. Está intimamente relacionada à criação de redes de apoio que funcionam sem depender exclusivamente de recursos externos. Manifesta-se através do engagement criando um ciclo contínuo de apoio e colaboração. O CDC Bº dos Lóios cultiva um ambiente de soluções não impostas que surgem de um processo coletivo de construção. Nesta visão, geramos impacto social visível nas histórias de sucesso, na criação de oportunidades onde existiam desafios, e na construção de um futuro mais justo e igualitário para todos.
Acolher o DEES e os seus empreendedores é para nós uma oportunidade que alinha um futuro de partilha capaz de alavancar uma nova dinâmica na intervenção.”
– Maria João Teixeira, Diretora
Muito obrigado à Maria João que no Bootcamp já tinha tido um papel muito importante enquanto Jurada e continua a acrescentar-nos tanto com a sua generosidade em abrir-nos as portas. Obrigado a toda a Equipa dos Lóios pela simpatia, acompanhamento e almoço multicultural que prepararam para nós e que pudemos partilhar em verdadeiro ambiente comunitário, como só sabem fazer lá.
A sessão de Capacitação promovida pelo nosso Impact Manager, Lourenço Nogueira, teve outra motivação porque serviu como um desenho à vista do objetivo, porque foi feito a olhar diretamente nos olhos de todos os que queremos impactar. A Teoria da Mudança fez-se realidade e todos nós mudámos um bocadinho naquele dia.
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.
