Basta olhar à volta para perceber que precisamos de tomar medidas urgentes para tentar contrariar aquilo que parece não ter volta a dar. Já não podem ser apenas as Organizações Não Governamentais, Instituições de Voluntariado ou Individuais que querem fazer o bem com as suas próprias mãos e que, contra a maré, se chegam à frente para mudar o mundo.

O mundo muda quando há uma efetiva mudança sistémica que altera a forma como, estruturalmente, ele se move. Mas é sempre preciso alguém que dê o primeiro passo e muitas pessoas que, num salto de fé, a sigam.

O Departamento de Empreendedorismo e Economia Social na qual se integra a Casa do Impacto acredita que não é só através do trabalho dos Empreendedores de Impacto que podemos generalizar a forma como se olha e pratica a Sustentabilidade, seja ela Social ou Ambiental.

E esse grande princípio que é a Sustentabilidade está ao alcance de qualquer Instituição Pública ou Privada. A tendência (e a necessidade) é que se generalize a todos os setores e áreas e as medidas ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) são metas muito úteis passíveis de serem aplicadas várias formas por parte das Empresas. O foco corporativo deixa de se remeter apenas à obtenção do lucro e transcende para as esferas sociais e ambientais que permitem que o trabalho seja cada vez mais ético, colocando sempre as Pessoas e as Comunidades no centro de tudo, através da responsabilização. E cada um, como Embaixador deste tipo de metodologias e ferramentas, é responsável por levar para os seus círculos mais informais e íntimos esta “nova” forma de ser.

O Voluntariado Corporativo é uma forma de dar esse propósito aos trabalhadores de uma determinada empresa e de alimentar este compromisso de criar impacto positivo na Sociedade. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa leva esse compromisso a sério dentro da Instituição e promove oportunidades para que outras empresas o ponham em prática também, facilitando as iniciativas de responsabilidade social corporativa.

Na passada sexta-feira, dia 7 de fevereiro, a SCML disponibilizou dois equipamentos da Casa para pintura por parte de um grupo de 39 trabalhadores da DXC Technology com o valioso patrocínio das tintas da Magjacol.

A parte do Lar Branco Rodrigues destinado a albergar estudantes universitários e o Pólo de quartos particulares do Hospital Ortopédico de Santana que foram alvo desta ação de voluntariado nunca mais vão ser os mesmos! Não só melhoraram a vida de todas as pessoas que por lá passarem, como contribuíram para a generalização de práticas como o Voluntariado Corporativo que, não só tem Impacto naqueles que o praticam diretamente, como nas Empresas de outros que lhes possam seguir o exemplo, “O Voluntariado Corporativo é uma das formas mais eficazes e gratificantes de abrir as portas da SCML à comunidade empresarial, dando a conhecer o alcance da nossa intervenção e sentindo, ao mesmo tempo, o empenho que os nossos parceiros e suas equipas trazem para a nossa Casa, com o desejo de melhorarem o bem-estar dos utentes. Agradecemos à equipa da DXC Technology, a energia com que puseram mão à obra, foi uma experiência enriquecedora, que reforçou a importância da empatia e do compromisso que tentamos levar a todas as relações de parceria.”, acredita Maria da Cunha, Diretora da Unidade de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social.

Este posicionamento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa garante que, não só o que fazemos dentro de casa faz diferença, mas que, ao servirmos de facilitadores do trabalho de outras Organizações através do Voluntariado Corporativo, podemos maximizar em grande escala, um Impacto positivo que democratize a Sustentabilidade como ponto fulcral e não apenas um “nice to have”. Descobre como correu o dia de Voluntariado Corporativo, aqui!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Voluntários animados à entrada do Lar Branco Rodrigues