Esta edição do Santa Casa Challenge conta com o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Ageas como parceiros. Concurso que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação. Nesta 8ª edição do Santa Casa Challenge são aceites soluções com foco na longevidade, sob os desafios:
- Envelhecer no lugar certo
Onde envelhecer? Repensar e expandir as opções hoje presentes no país pois, o local certo para envelhecer depende das necessidades e interesses de cada um. Muito optam por ficar na casa onde sempre viveram, mas, para que isso aconteça de forma segura, o domicílio deve ser adaptado, soluções de monitorização à distância devem ser adotadas e os serviços essenciais devem ser de fácil acesso. Para aqueles que procuram viver em comunidade ou o seu estado de saúde requer um acompanhamento constante, qual o melhor espaço? É possível reinventar os tradicionais lares de idosos?
- Conexão social e envolvimento
Exigir uma sociedade inclusiva onde se combata o preconceito pelo idoso. Promover atividades culturais melhor adaptadas aos mais velhos e que considerem uma interação intergeracional. Criar espaços de contacto e vias de comunicação que combatam a solidão. Como é que esta área pode ser mais atrativa para jovens de todos os backgrounds e géneros?
- Cuidar dos Cuidadores
Olhar para os Cuidadores como um pilar fundamental na jornada do envelhecimento. Quer os Cuidadores Formais quer os Informais precisam de formação e apoio emocional, a necessidade da existência de sistemas de suporte torna-se cada vez mais determinante. Esta responsabilidade deve ser estendida à comunidade. Combater a perda de autonomia e capacitar a população sobre temas de prevenção irá adiar a necessidade de recorrer a Cuidadores ou redesenhar o seu papel na sociedade atual.
Cada um dos 3 vencedores (um vencedor por cada desafio explicitado acima) receberá 5 mil euros, Pack de incubação de 2 anos para 2 elementos do projeto na Casa do Impacto, Alpha Pack Web Summit 2023.
1. Envelhecer no lugar certo
2. Conexão social e envolvimento
3. Cuidar dos Cuidadores
Fase de candidaturas >> 13 de dezembro a 28 de fevereiro de 2023
Contacto com projetos selecionados e confirmação de participação >> 08 a 10 de março de 2023
Fase de Formação dos projetos >> 20 de março 2023 a 31 de março de 2023
Apresentação dos projetos finalistas em sessão pública e seleção dos vencedores >> 04 de abril
Início do período de 2 anos de incubação >> 10 de abril
*datas sujeitas a alterações