A Escalabilidade é um conceito altamente transversal a todas as áreas e setores. Nada começa sem a perspetiva de continuidade e existem tantas ferramentas e metodologias que permitem que um projeto continue a crescer, tantas narrativas que podem ser construídas que nunca vão faltar razões para conversar sobre este tema e, sorte a nossa, pessoas com generosidade para partilhar as suas perspetivas, experiências e soluções numa das nossas “Conversas com Impacto”.
No cenário atual em que, cada vez mais, as Empresas e Organizações enfrentam mudanças rápidas e exigências cada vez maiores por parte dos clientes e outros Stakeholders, a capacidade de crescer de forma sustentável, eficiente e financeiramente rentável torna-se um desafio acrescido. Mais do que apenas uma vantagem competitiva, a Escalabilidade torna-se uma questão de sobrevivência. Escalar não significa apenas crescer em dimensão, mas ampliar a capacidade de gerar mudança real, chegando a mais pessoas, a novos territórios e a diferentes Comunidades.
No Ecossistema de Empreendedorismo de Impacto, a Escalabilidade adquire uma dimensão ainda mais desafiante. Diferente das empresas tradicionais, cujo crescimento é muitas vezes medido apenas em números e lucro, os negócios sociais e Projetos de Impacto têm de garantir que a sua expansão não põe em causa a sua Identidade, Propósito e a Missão de gerar valor social, ambiental e comunitário.
O Setor Social é exigente: são poucos os recursos e existe muita pressão para fazer acontecer no pouco tempo que o ritmo alucinante do Ecossistema de Empreendedorismo permite. Um “copy paste” não chega, é preciso adaptar e personalizar uma solução ou produto a cada público e ao contexto, necessidades e dinâmicas que o caracterizam.
Com recursos limitados, as organizações de Impacto são obrigadas a inovar constantemente e a angariar Parceiros que lhes permitam ir mais longe. Sozinho o caminho é muito mais difícil e as Parcerias são fundamentais para alavancar crescimento: Fundações, Empresas, Governos ou outras Organizações Sociais com capacidade de trazer financiamento, conhecimento, credibilidade e autoridade são peças essenciais para a saúde do Impacto.
Mas não há um caminho mais certo que outro, há vários! E nada melhor do que usar o exemplo real de pessoas que fazem o seu próprio caminho de Escalabilidade, adaptado às suas próprias necessidades e objetivos. São estes caminhos e experiências que vão servir como ponto de partida para a conversa com impacto: “Rumo à Escala, Desafios e Soluções para Crescer com Propósito”. Mais uma vez, reúnimos Profissionais de várias áreas para discutir perspetivas e experiências, e aprender sobre bons exemplos que continuam a inspirar.
Quer sejam Projetos de Impacto ou equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, todos eles exigem uma certa dose de criatividade, emoção, empatia e muita determinação em manter o Propósito vivo.
Conhece o Programa e os Oradores e inscreve-te aqui para dia 18 de setembro, aqui!
