Hoje, dia 25 de setembro de 2025, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – SCML – acolhe, na Casa do Impacto, o evento SDG Flag Day – Waves of Change 2025, promovido pela UN Global Compact Network Portugal. A iniciativa integra a campanha internacional SDG Flag Day, lançada em 2020 pelo United Nations Global Compact (UNGC), para assinalar anualmente a adoção da Agenda 2030 e reforçar o compromisso de Empresas, Instituições Públicas e Sociedade Civil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Mas o que é o UN Global Compact?

Criado em 2000 pelas Nações Unidas, o Global Compact é hoje a maior iniciativa voluntária de Sustentabilidade Corporativa no mundo, reunindo mais de 20 mil Empresas e Organizações de mais de 160 países. A sua Missão é clara: mobilizar o Setor Privado e Parceiros Institucionais para alinhar estratégias e operações com 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Direitos Laborais, Ambiente e combate à corrupção.

Os Dez Princípios do UN Global Compact derivam de quatro declarações e convenções universalmente aceites:

  • > Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • > Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho;
  • > Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento;
  • > Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

Na Europa, a rede do UNGC tem vindo a consolidar-se como um espaço de cooperação, aprendizagem e partilha de boas práticas, estimulando a integração dos ODS nas agendas empresariais e institucionais. Em Portugal, a Global Compact Network Portugal é hoje um dos motores desta mobilização, promovendo iniciativas, Programas de Capacitação e momentos de reflexão estratégica que aproximam Empresas, Academia, Setor Público e Sociedade Civil.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aderiu ao UNGC em 2018, assumindo o compromisso de cumprir, promover e divulgar os princípios fundamentais da iniciativa. É com grande responsabilidade que fazemos parte da Direção da Rede Portuguesa do UNGC representados por Nuno Comando, Diretor do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social, no qual a Unidade de Sustentabilidade e Responsabilidade Social se integra.

 

“Waves of change”: a contagem decrescente para 2030

Faltam cinco anos para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e todos os segundos contam! A edição de 2025 do SDG Flag Day surge sob o mote “Waves of Change”, símbolo da urgência em gerar ondas de transformação concretas que mobilizem o tecido Empresarial e Institucional para a concretização da Agenda 2030. Com apenas cinco anos até ao limite temporal definido para atingir as metas globais, este é um momento decisivo em que é fulcral que, enquanto Organização e Comunidade, reforcemos compromissos e aceleremos soluções.

O programa do evento contará com a participação de representantes de entidades de relevo, como o Instituto Nacional de Estatística (INE), a PlanAPP, o Observatório dos ODS da Católica Lisbon School of Business & Economics, empresas como a Galp e a EDP, e a própria Global Compact Network Portugal.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa terá também um papel ativo: além de assegurar o acolhimento do evento, marcará presença na figura de Nuno Comando que vai partilhar Casos de Empresas que estão a acelerar a agenda 2030 e de que forma a nossa Instituição se tem comprometido de forma prática, e através de medidas concretas, a vestir a camisola dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Desta forma, queremos reforçar o nosso posicionamento institucional como participantes ativos do UNGC e membros da rede portuguesa, sempre focados na Agenda 2030. Este é o compromisso da SCML como Instituição mobilizadora e Parceira Estratégica na construção de respostas sustentáveis e transformadoras em Lisboa e em Portugal.

Com este evento, a SCML reafirma o seu papel não apenas como agente histórico de Solidariedade e Inovação Social, mas também como voz ativa no Movimento Global por um futuro mais sustentável, justo, representativo e inclusivo.

relógio de parede