Perdeste alguma das nossas Thursdays with Impact em Setembro? Descobre tudo o que aconteceu abaixo.

O mês de Setembro foi dedicado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (doravante ODS) 10 – Redução das Desigualdades (no interior dos País e entre Países). Para a concretização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas foram delineados 10 ODSs que são imperativos para um futuro sustentável e, semanalmente, a Casa do Impacto e os seus parceiros co-organizam uma programação chamada Thursdays with Impact, que consite em eventos acerca do ODS em foco nesse mês.

A It´s About Impact abriu o mês de Setembro, no dia 03, com Usar a nossa identidade para reduzir as desigualdades, uma conversa com Selma Uamusse, artista, mulher, e negra, que demonstrou como a música desempenha um papel fundamental na sociedade e como pode ser um meio para reduzir as desigualdades na sociedade. O seu testemunho provou que uma mulher sozinha, e representando em si várias minorias, pode mudar o mundo, como fez ao criar o projeto Mão Dada a Moçambique, um concerto que organizou para apoiar as vítimas do furacão Idai e que angariou mais de trezentos mil euros.

Revê esta conversa aqui.

A 10 de Setembro, foi a vez do Speak, startup residente e parceira-fundadora da Casa do Impacto, nos trazer uma talk sobre os desafios da redução das desigualdades em tempos de Covid-19, as ameaças, iniciativas e oportunidades. A promoção da igualdade e a quebra de preconceitos são conceitos que não têm segredos para a equipa do Speak.

Nesta sessão, com Jéssica Alves, Técnica de Serviço Social na Cruz Vermelha Portuguesa, e Yeray Albelda, Coordenador do Programa Legal na ORAM (Tijuana), debateram-se as consequências da pandemia global nas populações mais vulneráveis e exploraram-se algumas iniciativas levadas a cabo pelas duas organizações convidadas para combater a falta de oportunidades e a discriminação que estas populações enfrentam diariamente.

Revê esta talk aqui.

No evento de 17 de Setembro, que nos foi trazido pela 55+, startup na Casa do Impacto, discutiu-se O aumento da desigualdade com o aumento da idade.

Não é novidade que o envelhecimento traz inúmeros desafios, e alguns comportamentos da sociedade em relação aos cidadãos acima de certa idade são catalisadores de desigualdade. Existem cerca de 2,5 milhões de pessoas com mais de 55 anos inativas em Portugal. No entanto, como acreditam na 55+, mais idade não tem de significar um impedimento a uma vida ativa, pode sim transformar-se numa oportunidade para se fazer algo de que se gosta e que possa ser útil para a comunidade.

Esta conversa moderada pela equipa 55+, contou com Tiago Barbosa Ribeiro, Deputado da Assembleia da República, Cláudia Marques, Coordenadora na Fundação Aga Khan, e Ana Cristina Azevedo, Especialista 55+.

Revê esta conversa aqui.

A sessão de encerramento do mês de Setembro esteve a cargo do projeto Acorde Maior, do Village Underground Lisboa, no dia 24, e deu enfâse ao papel formativo das artes performativas, com Teatro e Música: exemplos de terapia e co-criação artística entre jovens mais vulneráveis, sessão que foi inserida na programação da Semana do Empreendedorismo de Lisboa.

Mariana Duarte Silva, Diretora do Village Underground Lisboa, conversou com Karlon, Músico e Produtor, Sónia Santos, Psicóloga e Psicoterapeuta da Unidade W+ da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e Arlete Candô, actriz do grupo de Teatro Terapêutico da Unidade W+, sobre o poder das artes como ferramenta terapêutica essencial para o desenvolvimento de jovens em situações mais vulneráveis.

Revê esta sessão aqui.

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos  mensal? Subscreve à nossa newsletter e segue-nos nas redes socias – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.

Imagem com mãos ao lado uma das outras