Começámos o ano de 2024 com um objetivo claro: colocar o Bem-estar dos Empreendedores de Impacto no topo das nossas prioridades.

O TARGET, programa piloto da Casa do Impacto em parceria com o grupo Fidelidade, foi a proposta que fizemos à nossa Comunidade.

Através da promoção de diferentes atividades como Workshops, Founder Circles, Coaching Individuais e de Equipa, Yoga e dinâmicas experimentais com profissionais da área, conhecemos melhor as lutas, desafios e objetivos da nossa Comunidade. Compreendemos a sua realidade e a lógica extensão e generalização da mesma a todo um Ecossistema. Um Ecossistema complexo e dinâmico que tem como objetivo comum tornar o mundo melhor, mesmo que, com isso, sinta o enorme peso da responsabilidade nos ombros.

Trabalhar para resolver problemas Ambientais e Sociais, problemas que afetam outras pessoas e, muitas vezes, grupos de pessoas em situações de vulnerabilidade, traz consigo uma carga que pode tornar-se difícil de gerir. O Impacto tem uma dimensão emocional muito forte que serve como motivação e dá propósito aos Empreendedores e projetos associados à Economia Social, é também, no entanto, um dos fatores que o torna tão sensível e com tendência a tantos desafios no campo do Bem-Estar e Saúde Mental.

Não é com leveza que abordamos este tema e, embora seja manifesto que as generalizações não são a resposta para tudo e há necessidade de ir ao pormenor e personalizar às necessidades de cada um as metodologias e ferramentas usadas, os números são sempre dados a que nos podemos agarrar e que nos servem como referências objetivas e bases concretas para o nosso trabalho. Parece-nos pertinente, por isso, voltar ao princípio e recuperar os fatores que serviram como pedra de toque para o TARGET e que encontraram na voz dos Empreendedores do nosso Hub o reflexo do Impacto.

Estes dados chegaram-nos através de um questionário de diagnóstico da Saúde Mental construído em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (Centro de Investigação Católica para o Bem-Estar Psicológico, Familiar e Social, CRC-W/UCP). Segundo apurado, 80,5% reconhecem que o trabalho influencia a sua saúde mental e que há um agravamento significativo da sua saúde física desde que são Empreendedores de Impacto. Os sinais de somatização no contexto de Empreendedorismo são muito significativos, com 32,5% das pessoas a apresentarem níveis de somatização elevada ou muito elevada. Ao nível da somatologia, 22,5% apresentam níveis clinicamente significativos de insónia, 10% têm depressão moderada ou grave e 30% têm ansiedade moderada ou grave.

Num setor como o Impacto, que é movido pelos Sustainable Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda da ONU para 2030 e pela sua concretização diária, é fácil esquecer que, para uma vida profissional sã, é necessário o equilíbrio pessoal, tanto a nível físico, como mental. Para ajudar os outros, é necessário estar num lugar em que, primeiramente, garantimos o nosso próprio Bem-Estar. Os Inner Development Goals (Objetivos de Desenvolvimento Interno) são o desafio que agora deixamos, não só à nossa Comunidade da casa, mas à Comunidade alargada que o Impacto une.

Estes IDGs são um conjunto de objetivos que promovem o desenvolvimento interno e se focam na dimensão pessoal e social de cada um – Ser, Pensar, Relacionar, Colaborar e Agir -indispensáveis para o posterior enfrentar dos desafios globais, SDGs.

A abertura do programa a Empreendedores externos à Casa do Impacto procura então criar uma base de suporte forte que permita que mais líderes do setor consigam usufruir de uma abordagem holística do Bem-Estar e tudo o que dele depende. Acreditamos que, desta forma, podemos alimentar uma cultura de Sustentabilidade Social, Ambiental, Emocional e Psicológica, levando o Impacto ao mundo, mas garantindo que a sua área de ação começa em casa.

Está atento ao nosso Eventbrite onde, mensalmente, vais poder conhecer as dinâmicas e atividades que preparámos para ti e inscrever-te na que te fizer mais sentido.

TU (TAMBÉM) ÉS O NOSSO TARGET!

 

Queres receber as nossas comunicações? Clica aqui.

Seguidamente apresentamos a agenda do programa TARGET nos próximos meses:

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

montagem de balança com um coração e um cérebro