A Ashoka é uma organização global sem fins lucrativos cujo propósito é promover o Empreendedorismo Social através do apoio a Empreendedores com motivação para criar soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais, criando assim uma rede sem fronteiras que democratize o Impacto.
A Ashoka está presente em vários países, incluindo o nosso, e dá suporte a Empreendedores espalhados por todo o mundo, os chamados Ashoka Fellows, que se dedicam a resolver problemas sociais e ambientais da forma mais inovadora, sustentável e escalável possível.
Na Casa do Impacto a Ashoka não nos é estranha. Trabalhamos juntos desde o início e continuamos a estreitar ligações ao longo do tempo, unindo forças para maximizar o alcance que ambas podemos ter, tentando chegar a cada vez mais players com potencial de transformação social, sejam eles Empreendedores, Governos, Empresas ou Organizações das mais variadas áreas.
Esta missão de encontrar os Empreendedores certos para as fileiras da Ashoka não é fácil, assim como o preenchimento de todos os requisitos por parte dos mesmos. Não é qualquer um que pode ser considerado líder e promotor de uma mudança verdadeiramente sistémica e significativa que mude a vida das pessoas. Não é qualquer um que consegue vestir a camisola da Ashoka, “Everyone is a Changemaker”, e ajudar a promover a cultura da Inovação Social em todos os setores, generalizando a ideia de que todos podem assumir um papel ativo na criação de Impacto positivo.
E para que os Ashoka Fellows continuem a ter este papel tão preponderante, a Ashoka torna-se uma facilitadora e oferece-lhes as melhores condições para maximizarem o seu Impacto. O apoio financeiro garante-lhes uma bolsa que lhes permite dedicarem-se ao seu projeto a longo prazo; o apoio Estratégico é-lhes dado através de Mentorias especializadas e acesso a consultores e, finalmente, a integração na rede internacional facilita o surgimento de sinergias que possam resultar em parcerias significativas para todos os envolvidos.
É isto que o futuro, e já podemos dizê-lo, o presente, reserva ao Bernardo Branco Gonçalves, Founder & CEO da MyPolis e à Elena Parras Durán, Founder & CEO da 55+, os mais recentes Ashoka Fellows portugueses, Empreendedores com projetos residentes na Casa do Impacto, que se juntam a nomes como Alexandra Machado, Girl Move – António Bello, Just a Change – Celmira Machado, EKUI – José Soares, Football for All – Miguel Neiva, ColorADD e Hugo Menino Aguiar, Co-Founder do SPEAK e Joana Moreira, Movimento Transformers / Mad Panda Panda que também passaram pelos nossos programas de Incubação e Investimento.
Quem está atento ao mundo do Empreendedorismo de Impacto conhece bem o trabalho do Bernardo e da Elena e nós, como Casa que os acolhe, que os vê a chegar todos os dias de manhã, que se cruza com eles pelos corredores, que tem a sorte de os acompanhar desde o primeiro dia, desde os primeiros programas de capacitação, é mesmo um privilégio ver todo o seu trabalho e perfil de Empreendedor reconhecido. É também impossível para nós não lhes reconhecer o carisma, a honestidade e o contagiante entusiasmo pelos projetos em que se integram e que representam. Qualquer pessoa seria sortuda em poder trabalhar diretamente com eles e mudar o mundo, lado a lado.
Ser Ashoka Fellow não é para todos e poucos são os que conseguem ter esse reconhecimento. É por isso com ainda maior orgulho que vemos que atualmente já existem quatro Empreendedores com esse título que podemos dizer que são um bocadinho nossos, e mesmo os que já não estão connosco, sabem que têm sempre uma Casa para onde voltar.
A Visão da Casa do Impacto de posicionar Portugal como a referência europeia do Impacto Social e Ambiental vê-se assim reforçada, confiante de que temos as pessoas certas a ajudar-nos a trilhar esse caminho.
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.