Já são conhecidos os três vencedores do Santa Casa Challenge 2021, o concurso da Casa do Impacto que premeia soluções tecnológicas inovadoras.
Nesta 6ª edição do Santa Casa Challenge, o desafio centrou-se na promoção de uma saúde de qualidade, com especial atenção aos problemas da saúde mental e às necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade.
As dez candidaturas finalistas apresentaram o seu pitch num evento live que decorreu na passada quinta-feira, dia 22 de abril, na página de facebook da Casa do Impacto.
O júri, composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Nuno Comando, diretor de Unidade de Capacitação e Incubação da Casa do Impacto; Vítor Crespo, diretor da CRIAM e da HealthTech Lisboa; Ricardo Lima, responsável da Startups at Web Summit e Sofia Villax, presidente do Comité de Responsabilidade Social da Hovione, selecionou os três vencedores: HOLI by Nevaro (em primeiro lugar), SurgeonMate Library (em segundo) e BlaBlaBlue (em terceiro).
O projeto vencedor, HOLI by Nevaro, visa a autogestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva, tais como mood tracking, journaling, práticas de respiração e mindfulness, entre outras. Permite assim a gestão consciente da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores das empresas, permitindo aos recursos humanos ou liderança da mesma, implementar melhorias com base nas métricas dos colaboradores.
Já a SurgeonMate Library consiste numa biblioteca de multimédia e de dados clínicos, armazenados numa “cloud” desenhada para profissionais de saúde. Contempla uma ferramenta de telementoria que liga profissionais de locais remotos e vulneráveis a especialistas.
Por último, o BlaBlaBlue é uma aplicação móvel que fornece aos terapeutas, encarregados de educação e crianças as melhores ferramentas para sessões de terapia e atividades educacionais em casa, relacionadas com a terapia da fala.
“Vencer o Santa Casa Challenge representa para nós o reconhecimento de todo o esforço que temos posto na mudança do paradigma da saúde mental. O prémio e apoio que este 1º lugar nos trouxe permitir-nos-á alavancar a nossa entrada no mercado e, sem dúvida, maximizar o impacto que teremos capacidade de gerar” explica Rita Maçorano, Co-founder e CEO da Nevaro.
“A saúde está a ser largamente afetada pela pandemia e se queremos ultrapassar este desafio ou, pelo menos, minimizá-lo, temos que inovar para descobrir mais e melhores ferramentas. Por isso, o futuro da saúde prende-se também com estímulos que devem existir para se descobrirem as soluções e as equipas mais aptas, com incentivos e bases de apoio para que se dediquem aos projetos e os desenvolvam, garantido a democratização do acesso à saúde – onde a tecnologia terá um papel fundamental. ” esclarece Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto. “A qualidade dos projetos tem crescido de edição para edição e ficamos manifestamente agradados com as várias iniciativas que avaliamos para este desafio. Vamos acompanhar a sua evolução, dar feedback e encaminhá-los para soluções da Casa do Impacto e do Ecossistema, para que possam continuar a progredir.”
O grande vencedor recebe 15 mil euros para desenvolver a sua ideia de negócio. O 1° e o 2° classificados têm acesso a um pack de incubação na Casa do Impacto, por um período de um ano. Os três vencedores vão também usufruir de um Alpha Packs para a Web Summit 2021, onde poderão marcar presença e mostrar as suas ideias de negócio ao mundo.
O Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.