Reduzir as desigualdades dentro e entre os países.
Um apelo para priorizar a natureza na esteira da pandemia global COVID-19.
Uma carta do COVID-19 para a humanidade implorando que reimaginemos e redefinamos o nosso relacionamento com a natureza na prevenção de uma próxima pandemia.
Conservação Global da Vida Selvagem/ 2020
Kofi e Lartey (Filme premiado em vários festivais)
Esta é a história de um homem que escapou de um dos lugares mais tóxicos do mundo e da sua luta em salvar duas crianças do mesmo destino.
Quando Abdallah era órfão no norte de Gana, a sua avó ensinou-lhe a importância da educação para encontrar seu próprio caminho no mundo. Quando ela morreu, viajou para o sul em busca de trabalho e encontrou-se em Agbogbloshie, um distrito comercial de Accra, capital de Gana. Agbogbloshie tem uma das maiores lixeiras de despojos eletrónicos do mundo, onde vivem 100.000 pessoas. Passou aqui longos tempos a suportar trabalho físico extenuante e inalando gases tóxicos enquanto queimava fios de plástico para extrair cobre valioso. Com este trabalho financiou a sua educação e inspirou-o mais tarde a ajudar crianças a escapar de Agbogbloshie para uma vida melhor. Interessado em como a média retratava Agbogbloshie e seus residentes, Abdallah construiu um centro de educação infantil e começou o projeto de um filme com dois meninos de 12 anos, Kofi e Lartey, para lhes dar a oportunidade de contar sua própria história. Quando uma grande enchente atingiu Accra, matando 150 pessoas, mergulhou a cidade no caos. Isso incluiu o despejo forçado de inquilinos enquanto o governo destruía as suas casas e demolia o centro infantil. Abdallah sentiu-se silenciado e derrotado, mas encorajou os próprios meninos a filmar o mundo ao seu redor e revelar os seus verdadeiros sonhos e ambições para o futuro. Esta é a história deles.
Harriette Wright/ 2019/ 19 minutos
“Travessia” é o resultado de três meses de um programa de storytelling da Ambigular (startup residente na Casa do Impacto), implementado em parceria com a associação Adolescere, no qual participaram um grupo de mulheres refugiadas e requerentes de asilo, vindas do Iraque, da Nigéria, do Sudão e do Sudão do Sul.
Em seis episódios, seis mulheres partilham as histórias que decidiram contar, na primeira pessoa. Enquanto nos levam pelos caminhos que percorreram e pelos continentes, mares, desertos e fronteiras que atravessaram, todas elas permanecem protagonistas e detentoras das narrativas que lhes dizem respeito.
Como vivem os refugiados sírios?
Um grupo de realizadores documentais decide participar em várias missões de campo lideradas pelo ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, para passar um dia na vida dos refugiados sírios no Líbano e na Jordânia, documentando os esforços de pessoas extraordinárias envolvidas nesta recente tragédia humana.
Travel Media House/ 2020/ 63 minutos
Um filme sobre uma crise de água na vida real em Karachi, Paquistão.
‘Into Dust’ é um filme sobre a crise de água em Karachi, no Paquistão. A água da rede pública é roubada por criminosos, fazendo com que os moradores de áreas mais pobres gastem 50% do seu salário na compra da água que seria deles por direito. Por um lado, ‘Into Dust’ é uma história humana real sobre a relação entre duas irmãs. Por outro lado, é uma história que focaliza o problema da escassez de água ao redor do globo. O que Karachi enfrenta hoje, representa o que muitas outras cidades poderão enfrentar nos próximos 10, 20, 30 anos.
Grain Media/ 2020/ 40 minutos
Priya é uma jovem no sul da Índia que é um dos milhões de escravos modernos que trabalha na indústria da moda.
Priya é uma jovem do sul da Índia que é um dos milhões de escravos modernos que trabalham na indústria da moda. Priya está presa num mundo que lhe diz que não vale mais do que ser uma escrava, mas é através de um professor que a encoraja que ela acaba percebendo o seu verdadeiro valor, ela mesma. Este é um filme que está a ser usado curricularmente em mais de 400 aldeias com mais de 10.000 meninas em Tamil Nadu, Índia, para ajudar a acabar com a escravidão moderna.
Lindsay Branham The Freedom Fund/ 2017/ 34 minutos
1 temporada, 5 episódios
Armadas apenas com telemóveis, dezasseis meninas de nove países diferentes permitem-nos um vislumbre da dura realidade que enfrentam na sua vida diária durante a pandemia.
À medida que a COVID-19 destruía comunidades em todo o mundo, as crianças tornavam-se vítimas implícitas da pandemia. O fecho de escolas e outras medidas de bloqueio impediram que milhões de crianças recebessem necessidades humanas básicas, tais como ensino de qualidade, vacinas essenciais e dietas nutritivas. Mas, para além das circunstâncias já difíceis para muitas crianças, as medidas que foram postas em prática para as proteger do vírus levaram a um risco maior de práticas prejudiciais, tais como o casamento infantil, a mutilação genital feminina e a violência de género. Estas são as histórias de meninas resilientes que lutam não apenas para sobreviver ao COVID-19, mas também contra o peso da instrução à distância e os temores do casamento infantil e de outras práticas prejudiciais durante um período prolongado de isolamento.
UNICEF/ 2020
De acordo com o governo indiano, não existem catadores manuais. Mas, na realidade, eles existem.
The Burden of Inheritance é um filme íntimo que conta a história de uma comunidade marginalizada presa em um ciclo de pobreza dentro do sistema de castas da Índia e lança luz sobre esta prática ilegal que exige que as castas “mais baixas” sejam forçadas a limpar, carregar e descartar excrementos humanos manualmente. O mais chocante é que os necrófagos manuais pertencem esmagadoramente a uma única comunidade: a casta Valmiki, considerada a base do intrincado sistema que ainda governa. Até o momento, ninguém foi condenado por empregar trabalho de necrófago. Com acesso incomparável, The Burden of Inheritance, dá voz e visibilidade a uma comunidade excluída e silenciada; um filme cinematográfico envolvente que é tão inquietante e perturbador quanto esperançoso e relevante.
Produtora – Adequado para todas as idades/ 2019/ 14 minutos
Filmado durante o surgimento da atual crise de refugiados europeus em 2015, ‘AYMAN’ oferece um vislumbre, em primeira mão, das condições que os refugiados experimentam.
Este filme é contado na perspetiva de Ayman Alhussein, um jovem refugiado sírio. Seguimos a sua jornada em busca de segurança depois do seu mundo se ter virado de cabeça para baixo, junto de dezenas de milhares de outros, na maior crise de refugiados do mundo desde a segunda guerra mundial. Esta é a história de Ayman sobre suas experiências no campo de Calais e seu plano genial para chegar a Inglaterra.
Filmes Deadbeat/ 2020/ 14 minutos
Dodoma é o coração da Tanzânia e é o lar da capital. A maioria das pessoas que vivem em Dodoma depende da terra para viver. O terreno é utilizado para agricultura de pequena escala e pecuária.
Embora as comunidades na região de Dodoma (uma área semiárida) tenham demonstrado uma incrível resiliência ao ambiente hostil e ao clima severo, o complexo problema de desmatamento, degradação da terra e mudanças climáticas continuou a acelerar a uma taxa alarmante, destruindo assim a capacidade de os ecossistemas sustentarem a biodiversidade e fornecerem recursos naturais de água e solos férteis. O objetivo final do projeto envolvido é melhorar os meios de subsistência das pessoas e a resiliência às mudanças climáticas na região de Dodoma. Juntamente com os parceiros LEAD Foundation, MetaMeta e as comunidades locais, este projeto selecionou as intervenções que ajudarão a alcançar este objetivo. Uma dessas intervenções é Farmer Managed Natural Regeneration (FMNR), ou também chamada Kisiki Hai, que significa coto vivo em suaíli. Esta é uma técnica específica para trazer de volta árvores derrubadas e apoiar brotos que ocorrem naturalmente para sobreviver. Ao inspirar e estimular os agricultores a renovar o cultivo das suas próprias terras com a ajuda desta técnica, este projeto pretende tornar o Dodoma verde e legal novamente!
Parceiros de iniciativa – Justdiggit & LEAD Foundation/ 2017 – 2021 (doravante fase de sustentabilidade)/ Fundação Stichting Justdiggit
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.