O foco principal do Dia Mundial da Água é inspirar ações em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: Água e saneamento para todos até 2030. Hoje falamos da Ablute, uma startup selecionada pela Casa do Impacto para o The Eartshot Prize, cuja solução pretende diminuir o impacto negativo dos esgotos nos oceanos.

5min read.

 

O Dia Mundial da Água é comemorado a 22 de março de cada ano. É uma observância anual das Nações Unidas, iniciada em 1993, que celebra a água e promove a conscientização sobre os 2 bilhões de pessoas que ainda vivem sem acesso a água potável. Mais tarde, outras celebrações e eventos foram associados, tais como o Ano Internacional de Cooperação na Esfera da Água em 2013 e a atual Década Internacional de Ação pela Água para o Desenvolvimento Sustentável, 2018-2028. Estas observâncias servem para alertar sobre como a água e o saneamento são a chave para reduzir a pobreza global, promover o crescimento económico e a sustentabilidade ambiental.

 

Dia Mundial da Água (22 de março de 2022) | Tornar visível o invisível

 

Neste ano, a ONU dá destaque às águas subterrâneas, com a intenção de criar awareness para este recurso fundamental, que apesar de não poder ser visto a olho nu, é crucial para a vida do planeta, sendo mesmo em alguns lugares, a única água disponível! Apesar de “invisível”, o seu impacto é visível em todo o mundo!

 

Explorar e proteger de forma sustentável as águas subterrâneas será fundamental na adaptação às mudanças climáticas e na resposta às necessidades de uma população mundial crescente!

 

Mas o que são águas subterrâneas? São uma forma de água encontrada nos subsolos, em aquíferos, que são formações geológicas de rochas, areias e cascalhos que têm capacidade de reter água.

Qual a sua importância? Quase toda a água doce provém de águas subterrâneas, apoiando o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas.

Qual o problema? Em muitas áreas do planeta, a sobrexploração dos aquíferos é em muito superior à água absorvida pelas chuvas e neve. A poluição das águas subterrâneas é outro problema crítico, que pode levar décadas ou mesmo séculos a recuperar. Em alguns lugares, não se conhece ao certo a quantidade de água subterrânea existente no subsolo, o que significa por outro lado, que podemos estar a subaproveitar um recurso hídrico vital.

  • > A Ásia e a região do Pacífico têm a água per capita mais baixa do mundo, prevendo-se que a exploração das águas subterrâneas na região sofra um aumento de 30% até 2050!
  • > Na América do Norte e na Europa, os nitratos e pesticidas representam uma enorme ameaça às águas subterrâneas de qualidade (cerca de 20%)!
  • >  As massas de água subterrâneas da União (UE) encontram-se de tal forma poluídas e são de tal forma sobrexploradas que excedem os níveis de qualidade estabelecidos pelas normas da UE!

O que pode ser feito? O papel vital das águas subterrâneas nos sistemas de água e saneamento, agricultura, indústria, ecossistemas e adaptação às mudanças climáticas, deve ser refletido na formulação das políticas de desenvolvimento sustentável. À medida que as mudanças climáticas se agravam, as águas subterrâneas ficam cada vez mais ameaçadas. É necessário por isso unir esforços para explorar e gerir este precioso recurso de forma sustentável. Tal será fundamental para a sobrevivência na adaptação às mudanças climáticas e às necessidades de uma população mundial crescente.

 

mãos amparam água que cai

Segundo dados da ONU, o abastecimento de água e saneamento resilientes podem salvar a vida de mais de 360 mil crianças todos os anos!

O mundo ainda não encontrou forma de garantir acesso à água e saneamento para todos até 2030, conforme os objetivos da Agenda 2030.

 

  • Em todo o mundo, ainda existem 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável, e que em 2050, espera-se que 5,7 bilhões de pessoas vivam em áreas com escassez de água, durante, pelo menos, um mês por ano.
  • Globalmente, são mais de 3 bilhões de pessoas em risco de contrair doenças pela inexistência de informação sobre a qualidade da água dos rios, lagos e lençóis freáticos que as servem. Ao mesmo tempo, 1/5 das bacias hidrográficas do mundo está a sofrer flutuações dramáticas quanto à disponibilidade de água.
  • Segundo dados da ONU, o abastecimento de água e saneamento resilientes podem salvar a vida de mais de 360 mil crianças todos os anos!
  • Hoje, a água está sob extrema ameaça devido ao crescimento populacional, as crescentes demandas da agricultura e da indústria e o agravamento dos impactos das mudanças climáticas.
  • Os objetivos definidos em relação às alterações climáticas (ODS 13), estão intimamente ligados à forma como abordamos a falta de acesso a água potável, saneamento e higiene.
  • Também a conquista pela igualdade de género, consagrada no ODS 5, está intimamente ligada com o ODS 6. Um exemplo disso é o facto de ainda existirem alunas que faltam à escola quando estão menstruadas, por não terem casas de banho com privacidade e condições dignas.
  • O Plano de Saneamento para Todos (SWA na sigla em inglês), atua com mais de 300 parceiros para tentar mudar esta situação. O trabalho com os parceiros é realizado em 2 áreas fundamentais: na mobilização dos atores políticos ao mais alto nível (ministros, chefes de estado, governo e membros do parlamento) e outros setores indispensáveis ao funcionamento do setor da água.

 

Ablute foi a startup selecionada pela Casa do Impacto para o The Earthshot Prize, e tem como objetivo a diminuição do impacto que os esgotos domésticos têm nos oceanos.

 

A solução da Ablute passa por uma avançada sanita, que tem como objetivo a diminuição do impacto que os esgotos domésticos têm nos oceanos.

 

  • > Economiza 92% de água por utilização, incluindo a lavagem e descarga. Usa uma média de <0,5 litros por utilização, em vez dos 6 litros utilizados pelas sanitas convencionais, sendo assim o sistema existente mais eficiente. A eficiência do consumo de água tem um grande impacto no meio ambiente, o que representa uma diminuição significativa na conta de água e saneamento.
  • > O sistema de autolimpeza evita o uso de detergentes prejudiciais ao meio ambiente.
  • > A água quente pressurizada elimina 99% de bactérias. Lava-se automaticamente [totalmente]. O Dispositivo Eletrônico de Lavagem (DEL) garante a lavagem perfeita da cuba e do assento, garantindo um alto nível de higiene.
  • > Quando fechada tem apenas 27 cm de profundidade, o que significa que pode ser totalmente incorporada na parede, semi-incorporada ou completamente fora da parede. O design requintado, de estética sofisticada e agradável para vários gostos, disponibilizando vários estilos.
  • > Está pronta para ser instalada em qualquer casa-de-banho. Usa um sistema “Plug & Use” que requer apenas a ligação de água, esgoto e eletricidade. O sistema foi projetado para ser o mais simples possível, do ponto de vista da instalação.
  • > Oferece uma garantia de 3 anos e assistência técnica personalizada no pós-venda, sempre disponível e com foco no cliente.

 

Sabe mais sobre a Ablut e segue-a no Facebook, Instagram e Linkedin!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Mãos amparam água que saí de torneira