Já há mais crianças a poder deslocar-se para a escola no Comboio de Bicicletas. A nova linha do CicloExpresso chegou a Loures, em parceria com a União de Freguesias de Sta. Iria de Azóia, S. João da Talha e Bobadela e o Agrupamento de Escolas da Bobadela, e as inscrições estão abertas a toda a comunidade escolar!

O CicloExpresso é um projeto de mobilidade escolar apoiado financeiramente pela 2.ª edição do Fundo +PLUS, Programa de Investimento para o Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

No passado dia 16 de março, foi inaugurado mais um Comboio de Bicicletas, desta vez em parceria com a União de Freguesias de Sta. Iria de Azóia, S. João da Talha e Bobadela e o Agrupamento de Escolas da Bobadela.

Tal como um comboio “regular”, o Comboio de Bicicletas tem um percurso e horário definidos e qualquer criança pode utilizá-lo como forma de se deslocar para a sua escola de forma segura, sustentável, saudável e divertida. Ao mesmo tempo, estes comboios de bicicletas capacitam as crianças para conhecerem o ambiente à sua volta e da comunidade em que vivem, estimulando a autonomia individual e de grupo assim como as suas capacidades motoras e sensoriais.

As inscrições já estão a decorrer para toda a comunidade escolar. Podem inscrever-se crianças, mas também pais e professores voluntários para apoio na gestão desta linha.

Para já, são as crianças que frequentam o Agrupamento de Escolas da Bobadela que vão ter a oportunidade de fazer o percurso casa-escola usando a bicicleta, mas, dependendo do sucesso alcançado, a intenção é expandir o CicloExpresso às restantes escolas da freguesia.

O projeto nasceu em Lisboa e hoje é um programa de mobilidade escolar promovido pela Câmara Municipal de Lisboa. Com grande dinamismo e crescimento desde a sua implementação, tem vindo a expandir-se a nível nacional, havendo um reconhecimento desta prática de mobilidade escolar como uma necessidade que ajuda as crianças a crescer em várias perspetivas — mobilidade, ambiente, desporto e saúde.

Para Luís Vieira, responsável pela gestão dos comboios de bicicleta operados pela Bicicultura, a criação deste novo CicloExpresso “é uma aposta inequívoca que a localidade está a fazer pelo futuro das crianças e da sua mobilidade autónoma e sustentável. São elas que irão desempenhar um papel fundamental na adoção da bicicleta enquanto meio de transporte e este projeto dá-lhes as ferramentas necessárias para começarem já hoje, de forma segura e divertida”.

SABE+

O Fundo + PLUS é um instrumento de financiamento, dotado de 500 mil euros anuais, que apoia a implementação ou expansão de soluções inovadoras com impacto social e/ou ambiental. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Fundo +PLUS permite aos empreendedores, startups e organizações sociais testar ou aumentar o impacto das suas soluções inovadoras, devendo estas enquadrar-se num dos eixos de atuação do +PLUS de acordo com o seu grau de maturidade: testing para soluções em fase inicial de implementação e com elevado potencial de impacto ou scaling para soluções já implementadas e com resultados de impacto comprovados.

A Bicicultura, uma cooperativa sem fins lucrativos fundada em 2019, é um centro de promoção, desenvolvimento e inovação para a mobilidade ativa. Tem-se dedicado a fomentar, através de intervenções socioculturais e outras, o uso da bicicleta para transporte, trabalho, lazer e terapia, em todos os segmentos da população, para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento sustentável. Além do Comboios de Bicicletas, dinamiza projetos como a Ignição a Pedal – Negócios com Pedalada, para apoiar a criação de negócios próprios, e o Parqs, focado na adaptação do espaço público para proporcionar mais oportunidades de fruição para as pessoas, reconvertendo, por exemplo, lugares de estacionamento para automóveis em parklets com mobiliário urbano agradáveis e com elementos verdes.

Liliana Madureira: info@cicloexpresso.pt
CicloExpresso de UFSSB – Bobadela: https://cicloexpresso.pt/inscricoes/ufssb
Bicicultura, C.R.L.

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Crianças a andar de bicicleta