Depois de vários meses de trabalho na Casa do Impacto a Escola Oficina, projeto de valorização profissional, é a vencedora da quarta edição do programa de aceleração RISE for Impact, da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Em segundo lugar ficou a Sempre a Rodar, uma plataforma de troca de bicicletas, e em terceiro lugar uma solução de bem-estar com foco em saúde mental para empresas, a Kindology.

A Escola Oficina é um projeto de valorização profissional nas áreas da tecelagem e cartonagem. Foca-se na criação de pontes para o emprego através da capacitação de pessoas em situação de desemprego, tendo como princípios a economia circular e a sustentabilidade ambiental. O projeto conta já com vários anos de implementação e depende da Gaiurb, repartição pública municipal em Vila Nova de Gaia, abrangendo milhares de beneficiários. No RISE trabalharam no seu plano de crescimento, replicação e sustentabilidade.

Em segundo lugar do programa RISE ficou a Sempre a Rodar, uma plataforma de troca de bicicletas para crianças e jovens. Parte do pressuposto que as crianças crescem, mas as bicicletas não acompanham o crescimento. Por isso, a empresa garante a troca de bicicletas a cada ano e meio ou dois anos com revisão feita e garantia.

Já a Kindology é uma solução de well being empresarial com enfoque na saúde mental, que procura implementar o modelo de Robin Hood pelo qual as empresas estarão a pagar sessões de psicologia a colaboradores. A sua grande motivação é criar um mundo em que o cuidado da saúde mental é acessível para todos.

O culminar da quarta edição do RISE, que começou em setembro de 2022, aconteceu numa sessão final de pitch na qual foram decididos os vencedores e atribuído um prémio de três mil euros para o primeiro classificado, dois mil euros para o segundo e mil euros para o terceiro.

Alguns dos vencedores das edições passadas do RISE for Impact foram: a Skoola, uma Academia de Música Urbana dentro do espaço do Village Underground, onde aprender música não segue as regras ou modelos convencionais e onde os jovens podem ser eles próprios e descobrir o seu potencial musical e a sua identidade artística; a Ambigular, que desenvolve Oficinas de Storytelling com comunidades marginalizadas, que resultam em eventos públicos, revistas e livros impressos e digitais, e vídeos e exposições; a Glooma, que desenvolveu um dispositivo para rastreio doméstico do cancro da mama; e a SPOT GAMES, que desenvolve jogos que apoiam professores no ensino do currículo em contexto de sala-de-aula, entre outras. 

A próxima edição do RISE for Impact vai ser lançada nas próximas semanas. Fica atento às novidades!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

vencedores da 4ª edição rise for impact