Depois de duas semanas de capacitação na Casa do Impacto, 10 projetos de impacto ligados aos desafios do envelhecimento apresentaram as suas soluções num demoday que concluiu mais uma edição do programa Santa Casa Challenge, este ano com um novo formato e uma parceria estratégica com o Grupo Ageas Portugal e a Fundação Ageas Portugal. Scan4MyHealth, Dem.Well e Careceiver vencem a 8ª edição da iniciativa.

O Santa Casa Challenge (SCC) é um concurso promovido pela Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), que nas últimas 8 edições, desde 2016, premiou soluções tecnológicas inovadoras que dessem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, ligados a um desafio anual, por edição, relacionado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

A última edição da iniciativa contou com a participação de dez projetos de impacto e um novo formato: com acesso a formação, mentoria especializada, masterclasses com especialistas da nossa comunidade para projetos inovadores que estão a criar novas soluções, de base tecnológica, nas áreas do envelhecimento e longevidade, com o apoio e partilha de conhecimento dos parceiros do programa.

O júri composto por Inês Bastos, diretora da Unidade de Inovação Social e Transferência de Conhecimento do DEES/SCML; André Moreira, Head of Operations and Partnership Development Manager na 55+; Paula Guimarães, coordenadora do projeto dos Cuidadores Informais do IPAV; João Machado, presidente do Conselho de Administração da Fundação Ageas; e Bruno Vaz, Program Manager – Ageing, Longevity & Silver Economy do Grupo Ageas Portugal teve a difícil missão de selecionar os 3 projetos vencedores.

Sobre os vencedores:

 

Scan4MyHealth – A plataforma Scan4MyHealth disponibiliza uma solução integrada de gestão e monitorização de sinais vitais de pacientes/utentes. Através da solução integrada de plataforma web, app mobile e dispositivos médicos com homologação CE e FDA permite à entidade remotamente receber dados em tempo real, permitindo assim uma monitorização proativa dos dados, bem como alertas de toma de medicação.

 

Dem.Well – É uma app mobile dedicada a cuidadores informais, freelancers e a instituições que prestam cuidados a pessoas mais velhas e que ajuda as equipas a serem mais centradas na pessoa. Começando com uma avaliação inicial, a instituição ou profissionais ficam com acesso a um calendário personalizado de reflexões e estratégias de como garantir a resposta às cinco necessidades psicossociais da pessoa que vive com demência: inclusão, ocupação, identidade, vínculo e conforto.

 

Careceiver – Solução que inclui uma app, uma plataforma web, redes, conteúdos digitais, sistemas e ferramentas de gestão de informação e gamificação de cuidados para providenciar ao cuidador informal qualidade de vida. Procuram capacitar, educar cuidadores e ajudá-los a gerir melhor os cuidados prestados

 

Para além do prémio monetário (5.000€) para os primeiros passos do desenvolvimento do projeto, os três vencedores apurados neste  demoday, no final da capacitação, têm agora a oportunidade de continuar a trabalhar com a Casa do Impacto durante dois anos, com acesso a apoio não-financeiro e acompanhamento mensal da equipa do programa, passagem por outros programas e iniciativas da Casa do Impacto, partilha de espaço com outros empreendedores de impacto e um Alpha Pack para o Web Summit 2023.

Os três projetos juntam-se assim ao grupo de startups vencedoras das 8 edições do Santa Casa Challenge, onde foram lançados desafios ligados a educação, ambiente, saúde, infraestruturas, cultura e envelhecimento e foram apoiadas várias startups como a Spot Games, MyPolis, Equalfood, Nevaro, SurgeonMate, BlaBlaBlue, AirCO2, Hephaesnus, Beebio, Seedbloks, SmartAI, Genviot, MAG2Clean, entre outras.

 

Bem-vindos à comunidade do impacto!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Santa Casa Challenge anuncio dos vencedores