Diz-se que quem espera sempre alcança e há mais de doze meses que a Goparity estava à espera que chegasse a licença da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que lhes permitiria promover projetos em qualquer país da União Europeia, sem qualquer limitação.
A espera compensou e, no seguimento da aprovação do novo Regulamento Europeu do Crowdfunding que definiu as regras para todos os países membros e nivelou as condições de atuação de todas as plataformas europeias, a Goparity ganhou a possibilidade de se expandir e chegar a cada vez mais territórios, mantendo viva a sua missão de democratizar o financiamento colaborativo sustentável.
Apesar do mercado na União Europeia não lhes ser desconhecido e os diferentes projetos localizados em 18 países e financiados por investidores de 73 nacionalidades demonstrarem um crescimento orgânico, o potencial de expansão previa-se enorme, indo muito além dos resultados das ofertas públicas em Portugal e Canadá, únicos territórios licenciados até este ano.
Com esta meta alcançada, Nuno Brito Jorge, CEO e cofundador da Goparity não promete menos que a liderança na área do Crowdfunding de Impacto “Depois de vários meses de incerteza e persistência, finalmente obtivemos o passaporte que nos permite crescer sem limitações. A demora do Governo Português atrasou o nosso plano de negócios em cerca de 12 meses, mas a licença permite-nos voltar aos objetivos ambiciosos já este ano. Queremos ser líderes Europeus no crowdfunding de Impacto e ter um papel ativo na democratização do investimento sustentável, tornando-o acessível a todas as pessoas e empresas. O crescimento em Espanha, onde queremos ter uma equipa local e atrair novos investidores e projetos, é uma das prioridades para 2024.”
A Goparity nasceu em 2017 e em quase sete anos conta já com um total de 33 milhões de euros de financiamento captado por cerca de 360 projetos e investido por mais de 15 mil investidores individuais e empresas. No ano de 2023 conseguiram um crescimento de 2,8 milhões de euros em relação aos 10 milhões de euros investidos no ano anterior, sendo que dezembro foi o melhor mês de sempre, com mais de 1,5 milhões de euros de investimento. Os projetos financiados através da plataforma já permitiram impactar positivamente cerca de 89 mil pessoas, criar quase 5 mil postos de trabalho e contribuir para evitar a emissão de 25 mil toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera anualmente.
Com a expansão para os restantes estados-membros da União Europeia, ninguém consegue prever com exatidão os números que reservam para o futuro. Conseguimos sim continuar a acreditar com confiança no potencial de Impacto deste projeto, como fazemos desde o início, mesmo antes de serem vencedores da primeira edição do nosso programa de financiamento Fundo +PLUS, em que através dos resultados obtidos, provaram sempre ser um investimento que vale a pena fazer, o verdadeiro investimento sustentável.
É bastante simbólico que recebamos a licença europeia de Crowdlending – que nos permite operar livremente em toda a Europa – no mesmo mês em que entregamos o relatório final à Casa do Impacto, referente ao fundo +PLUS. Vamos dar o nosso melhor para escalar a missão e impacto da Goparity levando o nosso modelo de finanças sustentáveis para países vizinhos.”
– Nuno Brito Jorge
Quem espera sempre alcança? O mercado europeu não espera pela demora!
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.