No alinhamento da Agenda 2030 da ONU e compromisso com o ODS 3 (saúde de qualidade) destacamos hoje o Dia Mundial de Luta contra o Cancro e damos-te a conhecer as startups da nossa comunidade que apresentam soluções no combate à doença. A GLOOMA criou a SenseGlove, inovando assim, o autoexame de palpação mamária e promovendo a deteção precoce do cancro da mama e a Mentora Health desenvolveu uma app que atua na promoção da qualidade de vida dos doentes oncológicos.

Segundo a OMS, o cancro é a segunda principal causa de morte em todo o mundo, número que continua a crescer, exercendo uma enorme pressão física, emocional e financeira sobre indivíduos, famílias, comunidades e sistemas de saúde. O impacto económico do cancro é significativo e crescente, sendo que só em 2010 foram estimados cerca de 1,16 triliões de US$ em despesas globais. Nos países com sistemas de saúde robustos, observa-se uma subida das taxas de sobrevivência, devido ao acesso a meios de deteção precoce, tratamentos de qualidade e cuidados de sobrevivência, mas são ainda muitos os países com sistemas de saúde que não os conseguem providenciar em tempo útil.

A OMS refere ainda que 30 a 50% das mortes por cancro podiam ser evitadas se modificados ou evitados os principais fatores de risco através de estratégias de prevenção, bem como por meio da deteção e tratamento precoce. A prevenção mostra ser a estratégia de longo prazo mais económica para o controlo da doença.

E é a IARC, a Agência internacional de pesquisa para o cancro (International agency for research on cancer) da OMS que tem como missão promover a colaboração internacional na pesquisa sobre o cancro, com o intuito de aumentar o compromisso político na identificação de estratégias prioritárias. Entre os vários objetivos, está o de melhorar o controlo do cancro de mama e reduzir a taxa de mortes, por meio da Iniciativa Global do cancro de Mama e ainda o de promover a transferência rápida e eficaz das melhores práticas de intervenção. 

E é sobre prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama que relembramos uma das últimas conquistas da nossa comunidade: a recente parceria da GLOOMA com a Cuf Descobertas. Esta parceria irá permitir à GLOOMA realizar os estudos clínicos necessários para desenvolver o algoritmo da SenseGlove, validá-la junto da comunidade médica e alcançar as certificações necessárias para que possa ser comercializada no Espaço Económico Europeu.

A SenseGlove é um dispositivo de utilização simples e de uso doméstico, em que basta calçar a luva, fazer o autoexame de palpação (3 min.) e cujos resultados são interpretados e comunicados pela aplicação móvel, que caso necessário recomenda a ida ao médico. Além disso, relembra a necessidade da realização do autoexame, por e-mail ou notificações no telemóvel e faz um acompanhamento detalhado da saúde mamária. O objetivo é levar as mulheres ao médico o mais cedo possível, não substituindo, no entanto, os exames complementares de diagnóstico ou as consultas de rotina.

A Glooma espera ter a SenseGlove pronta no final de 2022 e disponíveis 100 unidades. Sendo que as seguintes só se perspetivam prontas em 2023, já possibilita a reserva no website, sendo que as primeiras pré-reservas obtêm um desconto de 25% sobre o atual valor de 59,99 €.

SenseGlove

O objetivo é levar as mulheres ao médico o mais cedo possível, não substituindo, no entanto, os exames complementares de diagnóstico ou as consultas de rotina.

A Mentora Health é a primeira app portuguesa desenvolvida especialmente para doentes oncológicos e um dos projetos apoiados na primeira edição do Fundo +Plus .

A app funciona como um assistente digital que permite o registo e a monitorização de sintomas e efeitos adversos aos tratamentos oncológicos, contribuindo para uma melhor compreensão e gestão da doença.  Soma várias funcionalidades, desde um diário de saúde que permite registar medicação, sintomas e efeitos adversos dos tratamentos; anotar dúvidas para esclarecer na consulta seguinte; partilhar a evolução dos sintomas com o médico, até à monotorização de hábitos e estilo de vida como atividade física, refeições, horas de sono e calculo do impacto destes na saúde.

O objetivo da Mentora Health é o de promover mudanças de estilo de vida que sejam sustentadas no tempo através de intervenções comportamentais e que tenham em conta a condição clínica e motivações dos utilizadores, potenciando melhores resultados na sua qualidade de vida. Tudo isto sustentado numa medicina baseada no valor que promove a comunicação entre doentes e cuidadores, através do recurso a inteligência artificial e Big data.

A Menthora Health convida todos os doentes oncológicos, recuperados da doença, prestadores de cuidados formais ou informais, a testar a app gratuitamente em Iphone e Android e dar feedback, contribuindo com sugestões e ideias para o melhoramento da plataforma. Todos os detalhes do projeto estão no website e a sua jornada nas redes sociais.

 

E o que dizem as mais recentes notícias sobre o tema, é que é necessário fortalecer abordagens conjuntas, ideia que partilhamos na Casa do Impacto!

E foi mesmo isso que motivou um encontro entre a OMS e os membros do Parlamento Europeu no passado dia 9 de novembro de 2021. Foi discutido o alinhamento estratégico atual e futuro das agendas de ambas, através do Plano Vencer o Cancro (Beating Cancer (BECA)).  A redução dos fatores de risco relacionados com hábitos de saúde, os fatores de risco ambiental, a necessidade de aumentar o acesso a cuidados de saúde e medicamentos foram alguns dos tópicos abordados e foram ainda apresentadas as mais recentes pesquisas sobre tipos de cancro na infância, adolescência bem como de formas raras da doença. Foram também discutidas as possíveis formas de colaboração e esforço nos compromissos políticos para a manutenção dos serviços durante a pandemia de COVID-19. Os esforços da OMS dos últimos anos resultaram em 3 novas iniciativas globais com foco no cancro cervical, infantil e de mama e já apoiam mais de 50 países!

Por aqui, a Casa do Impacto continuará a fortalecer abordagens conjuntas dentro da comunidade de impacto. Uma comunidade que continua a crescer e a criar soluções inovadoras para o cumprimento dos ODS da Agenda 2030 da ONU!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

mãos de médico seguram smartphone