Janeiro, community achievements!

4 min reading

A GoParity, plataforma de investimento de impacto fechou 2021 com mais de 10 milhões de euros investidos em 140 projetos sustentáveis, quase o triplo do valor até 2020.  A Casa do Impacto selecionou-a como startup do mês de Dezembro a convite da Link to Leaders, dado os seus investimentos terem disparado durante a pandemia, o que confirma a tendência de que há cada vez mais pessoas a investir em projetos de impacto.

Sabe mais sobre a Go Parity e a sua relação com o ODS 9

 

A Biosfera, o programa da RTP2 dedicado à sustentabilidade ambiental destacou a Mad Panda numa reportagem da Agenda Ambiental de 2021 .  A startup que funciona como plataforma epicêntrica de apoio a associações animais, foi um dos projetos apoiados na 1º edição do Fundo +Plus da Casa do Impacto.

Joana Moreira é co-founder da Mad Panda e atual CEO da Transformers. Já nomeada no Top 100 Women in Social Enterprise está de parabéns por adicionar mais uma faixa ao seu perfil empreendedor, recebendo o Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2021 da CASES 

 

Também militante pela proteção animal, mais concretamente a dos oceanos, está de parabéns a Sea Shepherd, que já conseguiu reunir 1 milhão de assinaturas pela petição “Stop Finning – Stop the trade” (“Fim da remoção e do comércio de barbatanas de tubarão”) . Esta iniciativa tem o propósito de solicitar “à Comissão que elabore um novo regulamento que imponha a obrigação de manter as barbatanas naturalmente unidas ao corpo a todo o comércio de tubarões e raias na UE.”

 

A GhostNetWork “partner in crime” da Sea Shepperd também tem novidades: um podcast que ambiciona conectar e inspirar outros na missão de proteger as praias e os oceanos das chamadas “redes fantasma”. O podcast irá promover talks que encorajem trocas de conhecimento que potenciem o desenvolvimento de soluções para o cumprimento do ODS 14 – Proteção da Vida Marinha.

Conhece melhor a parceria entre a Sea Shepperd Portugal e a Ghost Network e sobre o ODS 14 aqui

 

E por falar em dedicação e esperança, relembramos o recente rebranding da RESHAPE. Anteriormente sob o nome APAC Portugal, o projeto que faz parte da comunidade da Casa do Impacto desde a sua abertura, tem como missão “lutar por um mundo onde ninguém volta à prisão, onde a reinserção seja a regra e não a exceção”.

Sabe mais sobre o que mudou aqui!

 

Aliado à missão de inclusão social está o SPEAK, outro dos parceiros fundadores da nossa Casa e vencedor do Prémio AGIR da REN, pela capacidade que teve de inovar face à pandemia ao desenvolver uma App que possibilitou assegurar a sua missão e alargar ainda mais a sua comunidade. Com este prémio vão agora poder fazer upgrade à aplicação, tornando-a mais eficiente e intuitiva!

O SPEAK conecta migrantes, refugiados e moradores da mesma cidade por meio de um programa de intercâmbio linguístico. Sabe mais aqui.

 

E ainda sob o tema soluções digitais, damos os parabéns à Actif pela nova parceria com a Associação Caregivers Portugal – Associação Portuguesa de Cuidadores, que pretende dignificar e estruturar o papel do cuidador profissional e independente. A Actif é uma startup que promove um estilo de vida saudável e um envelhecimento ativo, através da oferta de vídeos on demand com atividades físicas e cognitivas. Fechando 2021 em beleza, soma ainda ter passado à última fase do Rise for Impact.

Sabe mais sobre esta parceria aqui!

 

E a iniciar 2022 da melhor maneira está a 55+ ao integrar a reportagem do Jornal da Tarde da RTP. Na publicação que faz agradece a oportunidade de visibilidade que permitirá reativar mais pessoas, com mais de 55 anos, provando ainda que o espírito humorístico não tem idade: “Sabe como é, são muitos anos…” escreve em tom jocoso, referindo-se à maturidade da RTP.

 

Oportunidade de visibilidade teve também a CEO da Clynx, Joana Pinto, que esteve à conversa com o jornalista Luís Castro no Programa Sociedade Civil da RTP2 sob o tema “Projetar 2022: tecnologia”. Num painel composto por Helena Pereira (Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)), Luis Gregorio (IBM), David Braga Malta (P-BIO) e Nuno Fonseca (Sound Particles), foram vários os temas abordados sobre o futuro da tecnologia para este novo ano, entre eles a solução que a Clynx criou para tornar a fisioterapia e todo o seu tratamento mais motivador, digital e interativo.

 

Ainda sobre como promover saúde de qualidade, o ODS 3 da Agenda 2030 da ONU destacamos o último grande passo da Glooma! Os estudos clínicos que iniciou com a Cuf Descobertas irão permitir-lhe: desenvolver o algoritmo, validar o produto junto da comunidade médica e alcançar as certificações necessárias para que a sua solução, a SenseGlove (um dispositivo de triagem médica que complementa o exame de triagem convencional e que se conecta a uma app móvel) seja comercializada no Espaço Económico Europeu. A startup cuja missão foi criada pensando nas 600 mil vidas que são perdidas todos os anos por causa do cancro de mama, quer alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Se queres saber mais sobre a Glooma e outras soluções que promovem o cumprimento do ODS 3 – Saúde de Qualidade, fica atento ao blogpost da próxima sexta-feira, dia 4 de fevereiro, em que iremos celebrar em paralelo com a Agenda 2030 da ONU, o “DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CANCRO”. Todos os meses vamos dar-te a conhecer os “community achievements” da Casa do Impacto. Conhece, conecta-te, colabora, inspira-te, partilha e cria impacto!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

silhueta de jovens a saltar ao por do sol