Neste Dia Mundial da Saúde, a OMS prescreve como principal medicamento para a saúde: a preservação e proteção da natureza. E é com foco no ODS 3 – Saúde de qualidade e bem-estar para todos – que estão as soluções criadas por vários projetos residentes na comunidade Casa do Impacto.

4 min read.

Neste dia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) – Agência da ONU para a saúde, apela a uma CALL TO ACTION junto de todos os líderes e cidadãos, no sentido de se preservar e proteger a saúde e mitigar a crise climática planetária, como parte da campanha “O nosso planeta, a nossa saúde”.

Highlights da campanha “O nosso planeta, a nossa saúde”:

  • > Observância sobre a qualidade do ar: 99% das pessoas respiram ar de pouca qualidade, como resultado principal da queima de combustíveis fósseis.
  • > O aquecimento global está a acelerar o contágio das doenças transmissíveis (através dos mosquitos), alcançando limites geográficos, nunca antes vistos.
  • > A subida das temperaturas, a perda da biodiversidade, a degradação das terras e a escassez de água, estão a aumentar os movimentos migratórios e a afetar a saúde das pessoas migrantes.
  • > A poluição criada pelos plásticos, encontra-se cada vez em maior profundidade nos oceanos e no topo das montanhas, infiltrando-se progressivamente nos nossos alimentos e consequentemente na nossa corrente sanguínea.
  • > Os sistemas altamente processados de alimentos e bebidas sem valor nutritivo, estão a aumentar os números de: obesidade, cancro e doenças coronárias, enquanto geram cerca de 1/3 das emissões globais de gases de estufa.
  • > A pandemia da COVID-19 tem salientado e exacerbado as desigualdades globais.

É urgente criar sociedades sustentáveis que não violem os limites ecológicos e que garantam que todos tenham acesso a ferramentas, sistemas, políticas e ambientes que salvem e melhorem as suas vidas!

 

Para garantir uma recuperação saudável e verde da COVID-19, a OMS prescreve:

  • > A preservação e proteção da natureza como principais medicamentos para a saúde humana;
  • > O investimento em serviços essenciais como a água e saneamento e em energias limpas nos serviços de saúde;
  • > A garantia de uma transição energética rápida e saudável;
  • > A promoção de indústrias alimentares saudáveis e sustentáveis;
  • > A construção de cidades saudáveis e habitáveis;
  • > O fim da contribuição dos impostos dos cidadãos para o financiamento de sistemas poluentes.

Compromissos globais são necessários para alcançar resultados equitativos na saúde destas e das gerações futuras, sem destruição da saúde do planeta. Através da campanha neste Dia Mundial da Saúde, a OMS apela que governos, organizações, corporações e cidadãos compartilhem as ações que já praticam no sentido de proteger o planeta e a saúde humana.

E na nossa comunidade são vários os projetos da nossa comunidade cuja missão e soluções já promovem a proteção da saúde humana (e do planeta), contribuindo para alcançar o Objetivo de Saúde Sustentável (ODS 3) da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidade e bem-estar para todos!

 

O Manicómio é um espaço de criação de Arte Bruta e uma galeria, pioneiro em Portugal. Agrega no mesmo cowork artistas com doença mental e outros criativos e dedica-se à sua capacitação e reinserção psicossocial e profissional.

A Mentora Health criou uma plataforma digital que tem como objetivo ajudar a melhorar a qualidade de vida dos doentes oncológicos.

A Nevaro desenvolve soluções de saúde digital para a gestão e terapêutica da saúde mental, bem como para otimização do bem-estar e desempenho, com base em estratégias de gamificação clinicamente validadas e biofeedback.

A Glooma cria awareness para a importância da prevenção do cancro da mama, ambicionando que mais mulheres façam diagnósticos precoces, evitando tratamentos agressivos, cirurgias mutilantes ou mesmo a morte. Criou a SenseGlove, uma luva para realização do exame de palpação doméstico, de fácil utilização. Os resultados são mostrados na aplicação, que recomendará, ou não, a ida ao médico.

A Clynx ambiciona transformar os tratamentos de Fisioterapia em experiências motivadoras e agradáveis para o paciente, através de uma solução baseada em videojogos, que pode ser utilizada tanto em clínica como em casa.

A Actif fornece conteúdos prontos a usar, com benefícios físicos e cognitivos e ao mesmo tempo lúdicos. Além disso, ajuda instituições a planear atividades para melhorarem o serviço aos utentes, dando-lhes mais tempo para intervenção individual e em casos excecionais.

A Zen Klub promove aconselhamento psicológico online flexível e com valores de mercado competitivos. A sua missão, é promover um estilo de vida saudável e derrubar estigmas sobre a utilização destes serviços.

A NoHarm.ai é uma ferramenta que usa inteligência artificial e computação em nuvem que visa trazer mais agilidade e segurança aos profissionais de Farmácia Clínica.

A Dioscope é uma plataforma de apoio à decisão médica. Usa um chattbot inteligente que melhora o diagnóstico, apresenta as últimas guidelines ou calculadoras médicas, e tem um learning center com cursos para desde internos a especialistas. Foi um dos projetos selecionado para financiamento do Fundo +Plus este ano, No Eixo Scaling.

A Dreamwaves desenvolve soluções de áudio 3D intuitivas e inclusivas. A sua app de navegação waveOut utiliza áudio espacial e realidade aumentada para possibilitar que todas as pessoas cheguem ao seu destino facilmente e com segurança. A sua missão é facilitar a navegação para todos. A app de navegação é executada num smartphone que está atualmente disponível para iOS.

A Vencer Autismo, projeto que falámos mais a fundo no blogpost que lançámos no Dia Mundial para a Conscientização para o Autismo, promove a inclusão de pessoas com autismo por meio da compreensão e redução do estigma. Mais de 55.000 pessoas de 60 cidades, já participaram nos eventos e palestras da Vencer Autismo.

Últimas notícias da Organização Mundial de Saúde (OMS):

  • > ONU quer que saúde e proteção sejam prioridade na Ucrânia. Já enviou lote de antirretrovirais para tratamento de HIV para os próximos 12 meses.
  • > Vice-chefe da ONU, Amina Mohammed, abriu o Fórum Ásia-Pacífico sobre Desenvolvimento Sustentável pedindo mais financiamento para ajudar os mais afetados pela pandemia.
  • > Todos os países da Europa já atingiram o ODS sobre a mortalidade materna! OMS reforça a importância dos cuidados puerpérios e tem novas diretrizes globais num só guia. Relatório da ONU afirma que 50% das gravidezes globais não são planeadas e OMS divulga diretrizes para melhorar a segurança em abortos.

Em 2 anos de pandemia, ONU alerta para entrega “escandalosamente desigual” de vacinas: primeira dose ainda não chegou a 3 bilhões de pessoas. Contudo a OMS celebra avanço na isenção de patentes da vacina contra Covid-19: Estados Unidos, União Europeia, Índia e África do Sul esboçaram um acordo inicial sobre o assunto.

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

corredora a caminhar no meio de árvores