Hoje, dia 24 de janeiro de 2022, a ONU comemora o Dia da educação, num evento online com vários debates com foco nas transformações mais importantes a realizar no cumprimento do direito fundamental de todos à educação e na construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e pacífico.

Acompanha aqui ou participa via zoom.

O Dia Internacional da Educação celebra o papel que a educação tem no caminho para a paz e para o desenvolvimento e tem como objetivo de aumentar a cooperação internacional na realização do ODS 4 “Garantindo uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa e promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos até 2030”. Contudo, como escada para sair da pobreza e na construção de um futuro promissor, carece ainda de respostas a desafios prementes, nomeadamente pelo impacto que a pandemia teve numa geração inteira de alunos, que corre o risco de perder ganhos ao longo da vida correspondentes a 14% do PIB global de hoje.

O relatório The State of the Global Education Crisis: A Path to Recovery mostra que, em países de baixa e média renda, a proporção de crianças que vivem em pobreza de aprendizagem – já 53% antes da pandemia – pode chegar a 70%, sendo que muitas escolas continuam fechadas para milhões de crianças e algumas podem mesmo nunca mais voltar à escola. A crise exacerbou as desigualdades sobretudo em crianças de famílias de baixa renda, crianças com deficiência e meninas, devido à falta de tecnologias acessíveis e à indisponibilidade de eletricidade, conectividade e dispositivos. Os mais impactados foram também crianças em idade pré-escolar em estágios cruciais de aprendizagem e os mais marginalizados ou vulneráveis, especialmente em países como o Gana, México e Paquistão. As evidências iniciais apontam para perdas maiores entre as meninas, vistas desprotegidas pelo que as escolas e o ensino lhes ofereciam em termos do seu bem-estar e oportunidades de vida.

A pandemia interrompeu a educação de 1,6 bilhão de alunos e exacerbou a divisão de género, refletindo mais perdas de aprendizagem entre as meninas e o aumento do trabalho infantil, violência de género, casamento precoce e gravidez.

 

“Devemos fazer muito mais para avançar no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, para garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.”

O secretário-geral da ONU, António Guterres

 

 

Futuros alternativos e transformações disruptivas – ONU propõe novo contrato social para a educação

A UNESCO, como agência especializada da ONU para a educação, facilita a observância anual deste dia. O relatório da UNESCO Futures of Education entitled Reimagining our futures together: A new social contract for education, foca a resposta em 3 prioridades: trazer todas as crianças de volta à escola, recuperar perdas de aprendizagem e preparar e apoiar professores.

À medida que avançamos para 2050, a educação deve capacitar as gerações para que possam reinvetar os seus futuros, garantindo o direito à educação de qualidade ao longo da vida (direito à informação, cultura e ciência, direito de aceder e contribuir para o conhecimento comum, através dos recursos de conhecimento coletivo acumulados ao longo de gerações e em contínua transformação) e o fortalecimento da educação como um bem público comum (garantindo financiamento público deve também incluir um compromisso de toda a sociedade para incluir TODOS nas discussões públicas sobre educação).

 

Educação de qualidade ao longo da vida – respostas e soluções disruptivas na comunidade da Casa do Impacto!

O IES BUSINESS SCHOOL é uma escola de negócios focada na inovação social e em soluções de negócio sustentáveis, que oferece formação, investigação e consultoria. Parceiro fundador e residente na Casa do Impacto comemorou, no dia 19 de dezembro de 2021, o 13º aniversário! A sua comunidade conta já com 9000 alumni de 37 nacionalidades, alberga desde mentes curiosas a executivos de topo, desde startups as grandes empresas, desde ONGDs a municípios. É com foco na ideia de que são cada vez mais aqueles que querem fazer parte do Ecossistema do Impacto e dar maior propósito às suas carreiras, numa tendência transversal, sem fronteiras geracionais ou geográficas, que o IES oferece programas com modelos diversos, nomeadamente formação à medida.

Estão abertas as incrições para O Plug.In, um programa lançado com a duração de 5 dias que abre a porta do Ecossistema de Impacto a todos os interessados, arrancando com uma componente de formação em Economia de Impacto, promovendo o desenvolvimento de competências para navegar o Ecossistema e proporcionando experiências práticas em organizações orientadas para o Impacto e para Inovação Social. Termina com uma Feira de Carreira, que marca o início da jornada de cada plugger neste Mundo do Impacto. 

Candidata-te aqui ao Plug.In e sabe mais sobre outros programas como o Impact Management Beyond Action Managing What Matters e o Online Impact BootcampBeyond Learning.

Os programas do IES são apenas o começo pois fortalecem uma rede de contactos que cria uma experiência de aprendizagem com propósito, com acompanhamento ao longo da vida. A sua comunidade atua já em 12 países: começando a sua atividade em 2008 no Campus de Cascais, passou por Moçambique, Europa, Maghreb e ainda Ásia desde 2018 numa parceria com a Asia Business Alliance. A Rede Alumni ajuda a expandir conhecimento, talento e a encontrar oportunidades, oferecendo experiências inovadoras, no formato online e ao vivo e com conteúdo exclusivo, tal como experiências de aprendizagem, eventos, social media, newsletter e oportunidades de carreira.

 

A ONU relembra que é necessário inovar o ensino e as relações entre alunos, professores, conhecimento e o mundo, através de:

  • > Uma mudança nos modelos pedagógicos: aulas menos centradas no professor e mais focadas na realização individual, enfatizando a cooperação, a colaboração e a solidariedade.
  • > Currículos mais interdisciplinares que potenciem a aprendizagem sobre assuntos prementes como ecologia e interculturalidade.
  • > Escolas reinventadas quanto à sua arquitetura, espaços, tempo, horários e agrupamentos em detrimento da imposição dos modelos universais.
  • > Pensar que a educação só ocorre nas escolas e em determinadas idades e acolher e expandir as oportunidades educacionais em todos os lugares para todos.
  • > Apelar à investigação e à inovação através de programas de pesquisa colaborativa em todo o mundo, com foco no direito à educação ao longo da vida.
  • > Incluir diferentes tipos de evidências e formas de conhecimento, em aprendizagem horizontal e troca de conhecimento através das fronteiras, com contribuições vindas de professores a alunos, de académicos e centros de pesquisa a governos e organizações da sociedade civil.
  • > Reforçar as necessidades educacionais dos requerentes de asilo, refugiados, apátridas e migrantes, por meio da cooperação internacional.
  • > Universidades e outras instituições de ensino superior que apoiem a pesquisa e o avanço da ciência, partilhando conhecimento com outras instituições e programas educacionais nas suas comunidades e no mundo.
  • > Mais universidades criativas, inovadoras e comprometidas com o fortalecimento da educação como bem comum, onde todos possam participar – crianças, jovens, pais, professores, pesquisadores, ativistas, empregadores, líderes culturais e religiosos.

 

Conhece também outros residentes na Casa do Impacto, que focam a sua missão no cumprimento do ODS 4:

  • > SPOT GAMES Intervenção nas escolas através de jogos: experiências de aprendizagem significativas, divertidas num ambiente inclusivo e envolvente.
  • > ACADEMIA DE CÓDIGO Bootcamps intensivos que transformam desempregados em programadores de sucesso.
  • > SPEAK Programa de partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais que promove a inclusão, o multilinguismo e democratiza a aprendizagem.
  • > THE MINIMAL MAGAZINE Projeto Editorial e Academia de Inovação Social, desenvolve soluções para uma vida mais saudável, inclusiva e sustentável. Uma abordagem científica que qualifica cada indivíduo como agente de mudança singular e global. Oferece formação, consultoria e impact talks.

 

Fica a par dos eventos internacionais e oportunidades relacionadas com este dia e o ODS 4:

  • > International Day of Education, New York UNESCO Debates sobre como fortalecer a educação como um empreendimento público e bem comum, como orientar a transformação digital, apoiar professores, proteger o planeta e liberar o potencial de cada pessoa para contribuir para o bem-estar coletivo. Participa via Zoom ou assiste ao evento online na TV Web da ONU.
  • > O Learning Planet Festival vai contar com mais de 400 eventos locais e atividades online, coorganizadas com 250 organizações parceiras de todo o mundo. Uma plataforma aberta de workshops, debates, jogos, exibições, fóruns e outros eventos dedicados a promover novas formas de aprender e ensinar.
  • > Não percas esta oportunidade, se és um aluno universitário nas áreas da Ciência, Engenharia, Gestão e Sistemas de Informação. A HUAWEI está a atribuir 50 bolsas de estudo a alunos universitários, no valor de 5.000€ cada. Candidata-te até 30 de janeiro!

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