logo plus

O Fundo + PLUS é um instrumento de financiamento, dotado de 500 mil euros anuais, que apoia a implementação ou expansão de soluções inovadoras com impacto social e/ou ambiental.

Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Fundo +PLUS permite aos empreendedores, startups e organizações sociais testar ou aumentar o impacto das suas soluções inovadoras.

As soluções devem enquadrar-se num dos eixos de atuação do +PLUS de acordo com o seu grau de maturidade: Testing para soluções em fase inicial de implementação e com elevado potencial de impacto ou Scaling para soluções já implementadas e com resultados de impacto comprovados.

Partilha este programa com um/a empreendedor/a

TESTING OU SCALING?
A QUE EIXO TE DEVES CANDIDATAR?

grafitti de mãos
+Testing

>> Novas soluções, que ainda não estão implementadas ou foram recentemente implementadas

>> Já realizaram um projeto piloto/prova de conceito e podem comprová-lo

>> Estão em condições de entrar no mercado ou já estão no mercado

>> O seu modelo de negócio ainda pode ser ajustado

>> Pretendem demonstrar que produzem impacto

>> São promovidas por empreendedores, startups ou organizações sociais

>> Precisam de apoio financeiro até ao máximo de 50.000€

padrão com triangulos
+Scaling

>> Soluções já implementadas e com tração no mercado

>> Já obtiveram resultados de impacto e podem comprová-los

>> O seu modelo de negócio está validado

>> Com uma estratégia de expansão para outras geografias ou públicos

>> Pretendem aumentar o seu impacto

>> São promovidas por empresas já constituídas ou organizações sociais

>> Precisam de apoio financeiro até ao máximo de 100.000€

montra de café
Perks

>> Plano de acompanhamento à medida.

>> Medição do impacto através de indicadores definidos desde o momento zero.

>> Envolvimento no ecossistema de impacto.

>> Pagamento por resultados.

>> Apoio não financeiro pela equipa, experts e parceiros da Casa do Impacto.

O PROCESSO DE SELEÇÃO

Candidaturas

Análise da elegibilidade

FASE DE PRÉ-SELEÇÃO

FASE DE SELEÇÃO INICIAL

BOOTCAMP + MENTORIA + PITCH

FASE DE SELEÇÃO FINAL

 CANDIDATURAS SELECCIONADAS PARA APOIO FINANCEIRO

FAQ

O Fundo +PLUS é um instrumento de financiamento, criado em 2020 pela Casa do Impacto, com o objetivo de apoiar a implementação e expansão de soluções inovadoras com diferentes graus de maturidade e potencial de impacto social e/ou ambiental.

A estratégia de investimento do +PLUS está associada à filantropia de impacto, privilegiando a produção de impacto em detrimento do retorno financeiro das soluções apoiadas. O apoio financeiro é concedido através montantes não reembolsáveis, ajustados às necessidades de cada solução, e complementado por um acompanhamento individualizado destinado a facilitar o seu sucesso.

O eixo +Testing apoia soluções inovadoras já validadas, mas que ainda não foram implementadas ou estão numa fase inicial de implementação no mercado e pretendem testar o seu impacto.

O eixo +Scaling apoia soluções inovadoras que já foram implementadas com sucesso no mercado, têm resultados comprovados e pretendem escalar o seu impacto ao nível das mudanças que produzem ou das geografias ou públicos a que se dirigem.

Não. A ideia já deve ter sido testada e validada através de um protótipo, prova de conceito ou projeto-piloto que demonstre que é exequível e viável enquanto produto, serviço ou processo. É necessário ter resultados e evidências da validação da ideia.

Projetos-piloto que visam testar ou validar ideias ou conceitos, pesquisas científicas, estudos experimentais ou outras iniciativas para desenvolver uma tecnologia ou um produto/serviço que ainda não está pronto para entrar no mercado. Também não devem ser apresentadas candidaturas que visam financiar as atividades regulares e habituais ou os custos de funcionamento das organizações ou entidades promotoras.

Nos termos do Regulamento do +PLUS, são contempladas todas as áreas de intervenção que estiverem enquadradas em um ou em vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ODS 2030), devendo as soluções apoiadas contribuir de algum modo para a sua concretização.

Os ODS são 17 e contemplam 169 metas e 230 indicadores globais. No seu conjunto, é possível identificar as seguintes áreas gerais: Pessoas – referentes à erradicação da pobreza e fome, da promoção da dignidade e da igualdade; Planeta – incidindo sobre o consumo e produção sustentáveis, o combate à mudança climática e à gestão dos recursos naturais; Prosperidade – no que diz respeito à realização pessoal, ao progresso económico e social; Paz – sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência e Parcerias – relativamente à integração transversal, à interconexão e à mobilização conjunta em prol dos mais vulneráveis. Os candidatos devem informar-se sobre os ODS 2030 para verificar o enquadramento específico das soluções que pretendem candidatar ao Fundo +PLUS. Mais informação em: https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

Ao eixo +Testing podem candidatar-se empreendedores, individualmente ou em equipa, entidades da Economia Social (associações, cooperativas, fundações e outras definidas na Lei de Bases da Economia Social), sociedades comerciais e outras pessoas coletivas de direito privado.

Ao eixo +Scaling, apenas podem candidatar-se as pessoas coletivas atrás referidas.

Sim, mas apenas ao eixo +Testing, que permite a candidatura de pessoas singulares. No caso de se tratar de uma equipa é necessário identificar quem é a pessoa responsável pela candidatura bem como as outras pessoas que constituem ou irão constituir a equipa.

Sim, sem dúvida. No caso da solução desenvolvida pelo projeto se enquadrar no eixo +Testing deverá demonstrar que esta é exequível e viável. Para o eixo +Scaling é necessário que a solução já tenha obtido resultados reveladores de impacto e demonstrar como foram obtidos esses resultados.

O prazo de candidaturas decorre entre 30 de setembro e 30 novembro de 2022.

A candidatura só pode ser realizada através do preenchimento e submissão do formulário online, disponibilizado no site da Casa do Impacto. A apresentação da candidatura por outro meio não será possível.

O formulário online disponibilizado no site da Casa do Impacto irá remeter para a plataforma F6S, uma das mais importantes plataformas internacionais de apoio a start-ups. Será nesta plataforma que realizará a sua candidatura. Antes de começar a preencher o formulário, será necessário completar dois passos: o primeiro é registar-se na plataforma F6S. O segundo, depois de efetuar o registo pessoal, é registar a sua organização/equipa ou o nome da sua solução (para este passo, recomendamos aceder novamente pelo formulário disponibilizado no site da Casa do Impacto). Uma vez completados estes dois passos, poderá começar a submeter a sua candidatura.

Não, pode escrever em Português. Todas as questões do formulário estão em inglês e português, sendo que as respostas podem ser dadas num destes dois idiomas.

O montante do apoio financeiro solicitado por cada candidatura deve estar ajustado à natureza e reais necessidades da sua execução no que diz respeito às atividades planeadas e resultados esperados. Essa adequação é um dos critérios de seleção das candidaturas pelo Júri final. De notar que o montante de apoio financeiro em cada eixo, +Testing e +Scaling, tem um valor máximo que não pode ser ultrapassado. É muito importante ser realista no montante de apoio financeiro solicitado, não sendo necessário que este atinja os limites máximos previstos para cada eixo.

Não. No formulário é solicitada uma estimativa relativamente a diferentes tipos de custos de investimento e exploração. O orçamento detalhado será posteriormente elaborado e irá constar no Contrato de Apoio Financeiro. Os custos previstos devem ser sempre justificados pela execução da candidatura e terão de ser comprovados documentalmente.

Não. O apoio financeiro é atribuído por parcelas ou tranches de acordo com o mecanismo de pagamento por resultados. Para cada candidatura aprovada será definido um plano detalhado das diferentes fases de execução, às quais estarão associados resultados e atividades para os atingir e os prazos de pagamento das tranches.

É um mecanismo que se baseia na contratualização de resultados de curto prazo (outputs) e médio/longo prazo (outcomes) que devem ser atingidos durante o período de apoio financeiro. Os resultados a atingir e o montante a disponibilizar em cada momento ficam previamente definidos num contrato de apoio financeiro assinado entre os responsáveis das candidaturas e do +PLUS, nos termos previstos no Regulamento.

A duração mínima do apoio financeiro é 1 ano e a máxima é 2 anos para ambos os eixos, +Testing e +Scaling. No entanto, a duração do apoio financeiro deve depender do tempo necessário para atingir os resultados esperados. É igualmente importante que a duração do apoio financeiro seja adequada à execução das atividades que permitem a concretização desses resultados.

O processo de seleção é constituído por 3 fases: pré-seleção, seleção inicial e seleção final. Apenas as candidaturas consideradas elegíveis nos termos do Regulamento integram a fase de pré-seleção. Na fase de pré-seleção, são escolhidas as candidaturas que transitam para a fase de seleção inicial. Na fase de seleção inicial são selecionadas as candidaturas que melhor se adequam ao mecanismo de pagamento por resultados. Apenas estas candidaturas transitam para a fase de seleção final e são apresentadas ao Júri final. Este Júri final seleciona as candidaturas que irão beneficiar do apoio financeiro do Fundo +PLUS.

Não. Na fase de pré-seleção poderá ser solicitado o envio de informação adicional e poderão ser estabelecidos contatos com a equipa que integra a candidatura. Na fase de seleção inicial, irão realizar-se eventos e atividades (bootcamp, mentoria, pitch) que permitem adequar a informação da candidatura ao mecanismo de pagamento por resultados e elaborar uma proposta de concretização e medição dos resultados.

É um documento que especifica o tipo de resultados que cada candidatura pretende atingir bem como as métricas e evidências que lhe estão associados. Inclui ainda uma proposta de pagamento por parcelas e será usado pelas candidaturas selecionadas para a assinatura do Contrato de Apoio Financeiro. Este documento será elaborado com base num template fornecido pela equipa da Casa do Impacto.

Sim, o responsável pela candidatura ou pelo menos um dos membros da equipa tem que participar obrigatoriamente nesses eventos e atividades pois neles será produzida informação relevante para a seleção final das candidaturas.

Na fase de pré-seleção, é avaliada a qualidade geral da candidatura, em particular no que diz respeito às características da solução: inovação, exequibilidade ou eficácia, sustentabilidade, impacto e contributo para os ODS 2030. Nas fases de seleção inicial e final, é avaliada a coerência global da candidatura face ao mecanismo de pagamento por resultados, em particular no que diz respeito à capacidade de cumprir os resultados esperados através das atividades propostas e dos instrumentos previstos para avaliar esses resultados. É igualmente avaliada a adequação do montante e duração do apoio financeiro solicitado.

Os critérios de pré-seleção e seleção podem ser consultados no Regulamento.

Para além da informação que será regularmente divulgada no site da Casa do Impacto, os responsáveis pelas candidaturas serão notificados por email sobre os resultados de cada uma das fases do processo de seleção.

Não, o acompanhamento é realizado à medida e de acordo com os resultados previstos e as atividades desenhadas por cada uma das candidaturas selecionadas. Inclui a monitorização dos resultados, a avaliação de impacto e as respostas às necessidades não financeiras, como mentoria, capacitação ou ativação de rede de contactos.

A equipa da Casa do Impacto irá acompanhar todas as candidaturas durante o período de apoio financeiro acordado, assegurando igualmente o apoio não financeiro. Terminado esse período, a Casa do Impacto irá continuar a promover os projetos, as organizações e as respetivas soluções inovadoras no ecossistema de impacto, nomeadamente através das suas iniciativas e programas e as dos seus parceiros.

Período de candidaturas:    30 de setembro a 30 de novembro 2022

Informação sobre as candidaturas elegíveis:  09 de dezembro 2022

Pré-Seleção:   12 dezembro 2022 a 18 de janeiro 2023

Informação sobre as candidaturas pré-selecionadas:  20 janeiro 2023

Seleção inicial

Bootcamp, Mentoria e Pitch:  25 de janeiro a 17 de fevereiro 2023

Informação sobre as candidaturas selecionadas para a fase de seleção final:

21 de fevereiro 2023

Elaboração da proposta de concretização e medição dos resultados: 22 de fevereiro a 1 março 2023

Seleção Final

Informação sobre as candidaturas selecionadas para apoio financeiro do Fundo +PLUS:

21 de março 2023