A Casa do Impacto está desde 2018 a fazer a diferença ao impulsionar o empreendedorismo de impacto em Portugal. Mas quem integra, afinal, o Ecossistema do Empreendedorismo de Impacto?

Em Portugal, o ecossistema de inovação e empreendedorismo social surgiu há cerca de uma década, através de novas respostas para problemas sociais levadas a cabo por organizações do setor público, empreendedores, entidades do terceiro setor e pela sociedade civil. Este ecossistema tem vindo a evoluir com o apoio de programas e instituições no âmbito de vários Quadros Comunitários, tendo tido grandes avanços no Portugal 2020 com o desenvolvimento da iniciativa Portugal Inovação Social.

Na Casa do Impacto orgulhamo-nos de ser o pólo de inovação no qual convergem todos os players do Ecossistema do Empreendedorismo de Impacto do país.

O nosso objetivo é, diariamente, promover os negócios de impacto que vão ajudar a resolver os problemas sociais que enfrentamos enquanto sociedade. A pobreza, as desigualdades, o desemprego, a saúde mental, o isolamento dos idosos, a educação, são alguns dos desafios que os empreendedores de impacto se propõem a resolver, em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas, através de negócios sustentáveis que nasceram para criar impacto social positivo.

No panorama atual podemos confiantemente afirmar que o inconformismo e o sentido de missão dos empreendedores de impacto nunca foi tão importante. Esta é a Era do Empreendedorismo de Impacto.

Propusemo-nos a mapear o Ecossistema de modo a torná-lo mais facilmente compreensível por toda a Comunidade através de uma infografia que inclui os players mais relevantes que diretamente influenciam ou foram influenciados pela atividade da Casa do Impacto nos seus 2 anos de existência.

Vê a infografia aqui.

Para a Casa do Impacto e para todo o conjunto do Ecossistema, tal como para a sociedade, é importante que Portugal continue a aposta na Inovação Social para que consigamos acelerar uma trajetória consolidada por vários anos de investimentos, capacitação e dinâmica que já colocaram o país na linha da frente europeia em Inovação Social.

Sabias que Portugal é, segundo a OCDE (Outubro de 2020), o país do mundo com mais respostas inovadoras aos problemas sociais causados pela pandemia, tendo sido identificadas 37 inovações sociais originárias do setor público em Portugal, entre as 434 identificadas pela OCDE em todo o mundo?

O Ecossistema do Empreendedorismo de impacto está cada vez mais sólido, possuindo um conjunto largo de startups que estão capacitadas para desenvolver inovações sociais, incubadoras que apoiam iniciativas de impacto disruptivas, programas de financiamento público com participação de fundos privados, e centenas de casos de sucesso, vários deles com replicação e reputação internacional.

Conhece todos os players na infografia.