Estamos há cinco anos a apostar em novos projetos que solucionem problemáticas sociais através do RISE for Impact.

Uma das razões pelas quais continuamos com o programa e com ainda mais vontade de o fazer acontecer é o crescente interesse por parte de cada vez mais empreendedores que, de uma forma ou de outra, chegam à Casa do Impacto.

Este ano tivemos mais de setenta candidaturas das quais vinte e oito foram selecionadas para o Bootcamp.

No início de novembro, empreendedores de vários pontos do país rumaram a Lisboa para participar num Bootcamp intenso de dois dias em que competiram por dez lugares na fase de Capacitação do RISE.

A programação do Bootcamp foi da total responsabilidade da Casa do Impacto e, tendo sempre em conta as quatro edições anteriores, procurámos evoluir e responder às necessidades reais dos participantes desta edição e do Ecossistema de Empreendedorismo de Impacto atual.

Não o fizemos sozinhos e contámos com o apoio e contributo de elementos da Comunidade que fomos construindo ao longo dos anos, alguns deles, alumni do RISE.

É muito interessante ver como o Impacto funciona desta forma colaborativa, que luta contra a ideia de “concorrência”, em que empreendedores usam o seu exemplo para contribuir para a evolução de outros que chegam depois, muitas vezes cheios de expectativas e com pouco conhecimento do mercado, e que precisam de orientação e conselhos de quem já passou pelo mesmo.

Contámos com vários empreendedores com projetos completamente diferentes, focados em diferentes áreas, que partilharam algum do seu know-how. Muito obrigada ao Miguel Munõz Duarte (NoCode Institute), Francisco Miranda (Spotgames), Iara Martins (Goparity), André Dias e Luís Vieira (Sempre a Rodar), Bernardo Branco, Ilpo Lalli e Cristian Briceag (MyPolis), Olivia Page e Inês Marques (Mykor), Carolina Bentley (Net Zero Insights).

O Miguel Teixeira da Idea Ninja foi um dos oradores durante o Bootcamp e será, como já nos habituámos, presença constante no acompanhamento dos dez projetos que passaram para a Capacitação.

Quando construímos os nossos painéis de júri recorremos sempre à vasta rede da Casa do Impacto com o objetivo de ter connosco representantes de diferentes projetos in house, mas também parceiros externos que introduzam inputs interessantes e diferenciados aquando os seus pereceres e avaliações. A Fundação Ageas Portugal foi representada pela Rita Damasceno e a Imatch pelo Tomás Archer, a 55+ esteve presente na figura do André Moreira da 55+ e o João Henrique Costa representou a Kindology. O Nuno Comando e a Inês Sequeira da Casa do Impacto completaram o painel de júri.

Após acesso a várias sessões dedicadas a temas indispensáveis para o desenvolvimento dos projetos como Introdução à Economia de Impacto, desenho do Problema, Proposta de Valor, Teoria da Mudança, Solução, Comunicação de Impacto, exercícios práticos de aplicação de conhecimento adaptados a cada projetos, , Mentorias 1:1 com os nossos empreendedores da casa e momentos informais de partilhas de histórias de impacto por parte de empreendedores que estão à frente de projetos de sucesso, os candidatos tiveram de apresentar os seus pitch de 3 minutos e provar o potencial de crescimento dos seus projetos. Foi muito inspirador poder ver a paixão que todos demonstraram ao defender os seus projetos.

Muitos parabéns a todos os que aceitaram o desafio de participar no Bootcamp! Que tenha contribuído para olhar para o projeto de várias perspetivas diferentes e que isso contribua para a sua evolução.

Conhece um pouco dos dez projetos que estão em fase de Capacitação neste momento!

  • > Become a Longevity Creator (BLC) será uma aplicação com o objetivo de ajudar as pessoas a aumentar o seu tempo de vida saudáve através de vários dados;
  • > Hiper Retail é uma Central de Compras Independente, que anonimiza fornecedores (Grossistas), integra logísitica com a Torrestir (Entregas Gratuitas) com pagamentos através de API da Stripe;
  • > Nulla quer promover a literacia e consciência alimentar, oferecendo aos seus utilizadores uma plataforma intuitiva onde podem explorar uma vasta gama de alimentos.
  • > Peggada quer criar uma comunidade que contribui ativamente para um mundo melhor, através do consumo responsável e da consciencialização para o desenvolvimento sustentável através de uma plataforma que une os negócios sustentáveis aos consumidores que procuram uma vida feita de escolhas mais conscientes;
  • > Queer Lisbon Tour tem o objetivo de conectar turistas/pessoas de fora com a comunidade local LGBTQIA+ através de Walking Tours pela cidade de Lisboa;
  • > Taip quer criar roupa anterior sustentável indicada para pessoas com incontinência urinária.
  • > The Equivalence apresenta-se como uma plataforma para migrantes ou pessoas com planos de migração, que recolhe toda a experiência pessoal e profissional que o utilizador quer partilhar e gera um “perfil equivalente” no país para onde emigrou ou está interessado em emigrar, correspondendo a experiência no país de origem à do país de chegada.
  • > UNE.IDADES compromete-se a conectar seniores que vivem sozinhos a estudantes universitários que buscam opções de alojamento acessíveis e seguras, através de um serviço de partilha de casa;
  • > Villa tails IAA quer promover as intervenções assistidas por animais atuando em diferentes áreas, tais como a educação e a saúde física e mental;
  • > We Cheffes é um serviço de catering que combina inovação gastronómica e social que integra mulheres empreendedoras com várias histórias e origens;

Atualmente estas dez equipas estão a participar em sessões de capacitação semanais na Casa do Impacto nas quais poderão desenvolver a sua ideia ou projeto em vários eixos. És capaz de os encontrar pelas salas da Casa do Impacto por estes dias!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

Participantes do Bootcamp Rise For Impact