Celebramos com a ONU o Dia Mundial dos Oceanos! Aqui em Casa orgulhamo-nos das conquistas e trabalho notável que a Skizo, Sea Shepherd Portugal e SeaTheFuture têm feito, no sentido de preservar, proteger e dar nova vida aos resíduos provenientes dos oceanos.

6 minutos de leitura

 

Emoldurada pela Década dos Oceanos a ONU destaca hoje o Dia Mundial dos Oceanos, que este ano foca-se na sua Revitalização através de ações colectivas.

A Década dos Oceanos fornece um quadro comum para garantir que a ciência possa apoiar a gestão sustentável dos oceanos e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

A Conferência da ONU para os Oceanos decorrerá este ano em Lisboa, entre os dias 27 e 1 de julho de 2022.  Coorganizada pelos governos do Quénia e de Portugal, esta Conferência chega num momento crítico, em que se abordam problemas profundamente enraizados na sociedade expostos pela pandemia e que exigirão transformações estruturais e soluções compartilhadas, ancoradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

 

OCEANS FACT SHEET

  • > Cobrem 70% da superfície da Terra, são a maior biosfera do planeta e abrigam até 80% de toda a vida do mundo!
  • > Geram 50% do oxigénio, absorvem 25% de todas as emissões de dióxido de carbono e capturam 90% do calor adicional gerado a partir dessas emissões!
  • > Não são apenas “os pulmões do planeta”, mas também os maiores sumidouros de carbono, vitais contra os impactos das mudanças climáticas!
  • > Alimentam uma inimaginável biodiversidade e produzem alimento, emprego, recursos minerais e energéticos necessários para que a vida no planeta sobreviva e prospere!

 

O que precisa ser feito para Proteger a Vida Marinha e cumprir as metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS 14)?

A grande maioria do oceano permanece inobservada e inexplorada, mas a ciência é clara neste aspeto: os oceanos enfrentam ameaças sem precedentes, como resultado de atividades humanas. A sua saúde e capacidade de sustento visam piorar à medida que a população mundial cresce e que as atividades humanas aumentam.

Para abordar algumas das questões mais marcantes do nosso tempo, como as mudanças climáticas, a insegurança alimentar, doenças e pandemias, diminuição da biodiversidade, desigualdade económica e até os conflitos, devemos agir de imediato no sentido de proteger os oceanos. É necessário por isso: reduzir a poluição marinha, proteger os ecossistemas marinhos e costeiros, minimizar a acidificação, colocar fim à pesca ilegal e excessiva e aumentar o investimento em conhecimento científico e tecnologia marinha e respeito ao direito internacional, que exige o uso seguro e sustentável do oceano e seus recursos.

 

Na Casa do Impacto, há quem esteja a fazer um trabalho notável neste campo: Skizo,  Sea Shepherd Portugal e SeaTheFuture!

 

SEA SHEPHERD

A SEA SHEPHERD tem a missão de defender, conservar e proteger os oceanos. Fundada em 1977 pelo Capitão Paul Watson em Vancouver, Canadá, conta hoje com um movimento global com entidades independentes em mais de 20 países, nomeadamente em Portugal. Em conjunto, trabalham em campanhas de ação direta por todo o mundo para defender, conservar e proteger os oceanos.

Proteger os habitats marinhos; fazer cumprir leis e acordos internacionais que ponham fim à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INN) e à caça de mamíferos marinhos; retirar lixo e resíduos piscatórios das praias e do fundo dos oceanos; por fim às perfurações e derrames offshore; trabalhar com a Polícia Costeira e criar parcerias locais, são algumas das ações que levam a cabo por todo o mundo.

Christopher Storey é o Founder da Sea Shepherd Portugal, residente na Casa do Impacto desde 2021 em parceria com a Ghost Network. Revê esta parceria e mais sobre o ODS 14 aqui.

Desde 2021 que a equipa da Sea Shepherd vem crescendo, a par com inúmeras ações e parcerias:

  • > Dinamizou incontáveis ações de limpeza de praias ao longo de Portugal, com o apoio de voluntários e parcerias locais
  • > Ajudou a alcançar 1 milhão de assinaturas pela petição “Stop Finning – Stop the trade”
  • > Na sequência do recente arrojamento na Fonte da Telha redigiu, em conjunto com outras entidades, uma carta aberta ao Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e ao Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Sofia Silva, Science Coordinator da Sea Shepherd Portugal, prestou declarações no sentido de melhorar o tipo de ações levadas a cabo neste tipo de situações.
  • > Conseguiu uma doação de 4,5 milhões de dólares do Founder da Age of Union, Dax Dasilva
  • > Criou várias parcerias: Herschel Supply Co. a linha Ecológica feita de tecidos 100% reciclados a partir de garrafas de plástico usadas, Queen of Hearts Tattoo; Sneakers Veja X Sea Shepherd na eStore; Ministério da Defesa Nacional da Libéria para combater a pesca ilegal; Coldplay; 50Rebels, Myway Kitesurf; BORK You e Wasted Shoes

 

Conhece a equipa da SEA SHEPHERD Portugal e ajuda a financiar as suas campanhas, comprando a nova t-shirt Jolly Roger na página de Facebook!  Vê aqui quais as campanhas globais que estão a decorrer e sabe como apoiar!

 

SKIZO

A SKIZO é startup que em 2019 começou por transformar plástico recolhido dos oceanos em sapatilhas personalizadas, fabricadas em Portugal.

Residentes na Casa do Impacto desde que foram finalistas na primeira edição do RISE for Impact, estão no caminho para se tornarem uma B-Corp, já vendem os seus produtos para todo o mercado europeu e da América do Norte e estão atualmente a preparar uma fórmula que consiga replicar a transformação do plástico e das redes de pesca em novos fios, para criar novos têxteis.

Começaram com a venda de spatilhas, mas atualmente alargaram o seu leque de produtos a óculos de sol, sacos de praia, brincos, e até laundry bags.

Andreia Coutinho e André Facote são os Founders desta startup, que através da sua missão já impactou + de 500 pescadores e transformou + de 6 toneladas de plástico em têxtil e + de 300 mil garrafas de plástico em novos produtos. No total já limpou uma área de oceano equivalente aos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal em conjunto!

O impacto da SKIZO tem sido notório e como tal os seus Founders têm sido frequentemente convidados para falar da sua experiência, em eventos e conversas, tais como o Forum Des Mondes Méditerranéens e Des Océans em Marselha (a convite do Presidente da República Francesa e do Ministro dos Negócios Estrangeiros); a Unicorn Events na ImpactTech e o The Economist.

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fala a audiência por ocasião da iniciativa “Heróis pelo Oceano”

Recentemente, a Andreia Coutinho Co-Founder da SKIZO foi nomeada pelo Presidente da República como um dos 13 “Heróis pelo Oceano”. Com esta iniciativa, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa pretende afirmar a importância do Oceano na cultura e economia portuguesas, formando os mais jovens sobre temas como a biodiversidade, a sustentabilidade e a sua importância para o equilíbrio climático.

SeaTheFuture

A SeaTheFuture é a spinoff do Oceanário de Lisboa que está incubada na Casa do Impacto desde março!

Pretende tornar-se a plataforma global de referência no que respeita à oferta de conteúdos de inspiração, literacia e ainda ferramentas específicas para que todas as pessoas possam ser agentes ativos na preservação dos nossos oceanos por meio de contribuições bem informadas e transparentes para projetos locais de conservação.

Tem uma ambição muito clara: inspirar e capacitar mais pessoas para apoiar os heróis da conservação em todo o mundo, de forma eficaz. Com o objetivo final de proteger e recuperar os oceanos e a vida que neles existe, ambiciona ser uma plataforma amigável, confiável e transparente que garanta que as contribuições provenientes da aquisição de produtos sustentáveis ou doações diretas, vão diretamente para o projeto que a pessoa queira apoiar. Um cenário que creem verdadeiramente vantajoso para as duas partes: os projetos de conservação terão fundos para aumentar o seu impacto e os colaboradores receberão merchandising sustentável de alta qualidade, todos assim contribuindo para a sustentabilidade dos oceanos!

Ainda em fase inicial (mais novidades no 4º trimestre de 2022), deram recentemente um empolgante passo na construção da sua equipa, que se divide em 3 áreas principais:

  1. Direção: Assunção Loureiro
  2. Conservação e Biologia: Nuria Baylina, Jaime Martín e Joana Leal
  3. Tecnologia e Operações: Luiz Abud e Miguel Cunha

Curiosos demais para esperar? Contacta-os em together@seathefuture.eu

 

Sabias que a call para incubação na Casa do Impacto está permanentemente em aberto? Procuramos empreendedores motivados, que promovam soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU!

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.