A nossa comunidade empreendedora é chamada a acelerar a inovação social e tecnológica no Instituto dos Registos e Notariado. Descobre tudo aqui.
A Casa do Impacto firmou um protocolo de parceria com o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) para a criação de projetos piloto, com as startups incubadas no hub. No âmbito desta parceria, a Casa do Impacto funcionará como um mediador, fazendo a ponte entre a sua comunidade e o IRN, que identificará problemas no seu seio que serão resolvidos através das soluções incubadas no espaço de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
No arranque desta parceria foram já fechados três contratos com as startups Speak, <Academia de Código_> e The Minimal Magazine nas áreas da inserção social e diminuição de desigualdades sociais, tecnologias de informação e saúde mental.
Em colaboração com a nova área do IRN dedicada à responsabilidade social e ambiental – que identifica oportunidades para o desenvolvimento de parcerias que promovam projetos socialmente responsáveis – a Casa do Impacto identificou três startups da sua comunidade para dar resposta e implementar os seguintes programas:
_O Speak, que liga refugiados e migrantes a habitantes locais para ensinar e aprender línguas, irá instaurar uma série de iniciativas de formação dos colaboradores do IRN para promover uma maior abertura e conhecimento dos temas da diversidade e inclusão social, criando mudança de comportamentos pessoais e no local de trabalho, com foco no atendimento e valorização de canais de comunicação;
_A <Academia de Código_>, que promove bootcamps de programação para mudança de carreira e maior literacia tecnológica, vai criar uma ferramenta para automatizar e filtrar dados do IRN, através do desenvolvimento de um programa de inteligência artificial para a área financeira do Instituto:
_A The Minimal Magazine, projeto editorial de inovação social e academia de impacto para pessoas e organizações, vai criar uma série de iniciativas de formação dos colaboradores do IRN, para promoção do seu bem-estar e saúde mental de modo a dotar os colaboradores de ferramentas práticas para viveram vidas mais saudáveis, sustentáveis e inclusivas.
Assinados no dia 04 de Abril, os contratos surgem do objetivo de unir startups a empresas privadas e públicas, num esforço conjunto de promoção da inovação. Os pilotos terão a duração de um ano e têm em vista o desenvolvimento de projetos inovadores, sustentáveis e com potencial de escalabilidade. Ao mesmo tempo, a parceria pretende continuar a promover sinergias dentro do ecossistema de empreendedorismo e inovação social que possam surgir com outras soluções da comunidade de startups da Casa do Impacto e outras atividades que se venham a identificar no decurso do protocolo.
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin.