O Dia Mundial da Diversidade Cultural apela para o Diálogo, como pilar fundamental para o Desenvolvimento. Aqui na Casa do Impacto celebramos o ecossistema cujo papel crucial se revela através do trabalho de missão de 8 startups que hoje te damos a conhecer.

Conhece aqui as 8 startups residentes na Casa do Impacto, chegadas à nossa comunidade através dos vários programas e/ ou da incubação física ou virtual, que promovem a diversidade cultural, o diálogo e a educação, para uma sociedade mais sustentável, coesa e resiliente:

 

  1. Afrikanizm Art

Plataforma de arte online, incubada no espaço de cowork da casa do Impacto que nasceu com o objetivo de reconhecer e valorizar os artistas africanos.

Ajuda pessoas de todo o mundo a ligarem-se à arte e aos artistas africanos, oferecendo uma seleção inigualável de obras de arte, a um vasto leque de preços. Desta forma, proporciona que artistas africanos de todo o mundo beneficiem de apoio especializado para expor e vender o seu trabalho. Com sede em Lisboa e em Angola, pretende redefinir a experiência de compra e venda de arte, tornando-a acolhedora e acessível tanto para os artistas como para colecionadores.

 

  1. Environemntal ARTvism

Chegada à Casa do Impacto através da candidatura à 2.ª Edição do Triggers, foi um dos 10 projetos selecionados, atualmente a participar na fase aceleração do programa..

Incentiva a prática da Economia Circular através da conscientização sobre a importância de reciclar e reaproveitar os resíduos produzidos.

Através da criação de peças artísticas a partir de material descartado, cria oportunidades para que pessoas com menos recursos se possam inserir no mercado de trabalho ou criarem o seu próprio negócio.

SABE+AQUI sobre o Triggers, o programa de aceleração para projetos ambientais da Casa do Impacto!

 

  1. GasNova

Associação juvenil com estatuto de ONGD, incubada virtualmente na Casa do Impacto, que tem como objetivo aproximar a juventude dos maiores desafios do mundo e criar agentes de transformação social, através da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global.

Através de uma “Caminhada”, um ciclo de formação com duração de 12 meses, promove reuniões de formação e desenvolvimento de competências, momentos de grupo e ações de sensibilização com o objetivo de formar e mobilizar grupos de voluntariado. Projetos de voluntariado estes que acontecem no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento e em parceria com organizações locais, nacionais ou internacionais.

SABE+AQUI sobre os modelos de incubação/ cowork da casa do Impacto e como podes juntar-te à nossa comunidade.

 

  1. Paredes Meias

Este projeto, incubado virtualmente na Casa do Impacto, pretende dar a conhecer a localidade de Quebrantões em Vila Nova de Gaia – o seu tecido, pessoas e particularidades – contribuindo para uma melhoria dos espaços do bairro.

Através da organização de oficinas de formação para a comunidade local e internacional à volta do tema ‘design e arquitetura experimental’ e com recurso a materiais inovadores, sustentáveis e naturais, converge diferentes áreas em torno do design, arquitetura experimental, engenharia e arte. Além destas oficinas com a componente de intervenção social, visa a criação de residências artísticas com a participação dos moradores.

Tem como missão constituir uma cooperativa de cultura e de solidariedade social para a gestão dos projetos.

SABE+AQUI sobre os modelos de incubação/ cowork da casa do Impacto e como podes juntar-te à nossa comunidade.

 

  1. Problemattic

Esta plataforma gamificada, que se juntou à Casa de Impacto no modelo de incubação virtual, tem como objetivo facilitar a resolução colaborativa de problemas de impacto social, através da identificação e do matchmaking entre pessoas com diversos talentos e competências.

SABE+AQUI sobre os modelos de incubação/ cowork da casa do Impacto e como podes juntar-te à nossa comunidade.

 

  1. Reshape

A RESHAPE, é uma startup incubada na Casa do Impacto, que desde o seu início já impactou a vida de 211 pessoas, agregou mais de 60 voluntários e implementou 19 programas.

Os programas que implementa disseminam novas abordagens, que transformam as vidas de pessoas que estão ou já estiveram presas. São programas que oferecem as ferramentas e os estímulos necessários para a sua efetiva reinserção, através do desenvolvimento pessoal, de mentoria e de integração no mercado de trabalho.

Agrega ainda uma componente de educação social, no sentido de combater o desconhecimento geral sobre o Sistema Prisional. Através da geração de conhecimento e de talks, ambiciona mudar o paradigma do sistema vigente para outro, mais efetivo e humano.

 

  1. Shifter

Em parceria com a Casa do Impacto, desenvolveu o ciclo de talks “Encontros Com Impacto”, onde se abordaram vários hot topics, desde as cidades do futuro, à saúde mental, inteligência artificial, entre outros.

A Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional, reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Encerrou em abril de 2022 a maior campanha de crowdfunding alguma vez lançada para um projeto de jornalismo local. Lançado em fevereiro de 2021, o Lisboa Para Pessoas é uma publicação local, de base jornalística, que surgiu para ajudar numa cidade mais informada e participada. Centrando-se nas temáticas da mobilidade, sustentabilidade e espaço público, o Lisboa Para Pessoas é um ponto de encontro de Histórias pertinentes e críticas sobre a cidade, de Guias úteis para quem quer viver Lisboa de outra forma, de uma Biblioteca de dados e documentação que deveriam estar mais acessíveis, e da maior Comunidade digital da cidade.

 

  1. Speak

Uma das 5 startups-founders  da Casa do Impacto é uma startup com escalabilidade crescente e além-fronteiras.

Criado com a missão de aproximar pessoas, oferece programas linguísticos e culturais, nos quais a partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais quebra barreiras, promove o multilinguismo, a igualdade e democratiza a aprendizagem das línguas. Qualquer pessoa se pode inscrever para aprender ou ensinar uma língua ou cultura, incluindo a do país onde reside.

Alguns dos seus cursos decorrem permanentemente na Casa do Impacto, mas existem muitos outros por vários pontos de Lisboa e de Portugal. Implementado também em várias cidades europeias, soma já 12104 participantes de 90 nacionalidades, desde o seu início. Já concretizou 1227 programas e 294 eventos.

 

Todas estes projetos que hoje te demos a conhecer, trabalham pela promoção da diversidade cultural, alinhadas com o cumprimento da Agenda 2030 da ONU, através:

  • > Da construção de cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11)
  • > Da promoção da igualdade de género (ODS 17)
  • > Da construção de parcerias para o impacto (ODS 5)
  • > Pela construção da paz, da justiça e de instituições resilientes (ODS 16)

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

grafiti com as palavras Unity in diversity