No âmbito do tema que a ONU foca este mês “Promoção pela Igualdade de Género” temos celebrado e vamos continuar a celebrar todas as Mulheres, que todos os dias na Casa do Impacto, trabalham em soluções por um mundo melhor e mais igualitário. Em jeito de elogio e agradecimento destacamos aqui alguns exemplos de Mulheres Founders, Co-founders, CEO’s, COO’s e Promotoras de Startups de Impacto, residentes na Nossa comunidade!

Catarina Campino

Catarina Campino | Co-Founder & < Head of Detail >, <Head of Coolture> && <Bootcamp Momma>< Head of Detail >, <Head of Coolture> & <Bootcamp Momma> @Academia de Código

Para esta artista humanista que acidentalmente virou evangelista da programação, nenhum problema é grande demais e nenhum detalhe é pequeno demais. Ela tem um <sonho> e está em código: Erradicar todos os bugs da educação e em conjunto, construir um mundo melhor! #AllForCodeAndCodeForAll #FuckUnemploymentSociety.

Aprender tudo sobre tudo é a sua profissão, e ter todo o tipo de ideias é a sua vocação. Obcecada por pessoas únicas e pelos seus “superpoderes” escondidos à vista de todos, alimenta-se de humor (inteligente) e é movida pela (boa) música. A realidade é sua arqui-inimiga e (até hoje) diz nunca ter saído do playground. Embora inicialmente treinada para trabalhar apenas nos domínios oficiais da criatividade e da disrupção, nunca teve medo de enfrentar novos desafios.

É atualmente <Head of Coolture>, <Head of Detail> && < Bootcamp Momma> @ <Code Academy_> @Academia de Código, onde se esforça diariamente por arrancar mentes talentosas do desemprego && || das garras dos empregos sem saída, ajudando-as (com sucesso) a passar por bootcamps de programação full-stack, intensivos e imersivos. Também está permanentemente ansiosa por encontrar suficiente tempo livre para voltar às suas aulas de Hip Hop, onde se sente tão feliz quanto possível.

A Academia de Código promove Bootcamps intensivos que transformam desempregados em programadores de sucesso. Ensina também programação a crianças e jovens nas escolas, através da plataforma Ubbu.

Mariana Brilhante

Mariana Brilhante | Co-founder @SPEAK | Co-Founder @Diversity & Inclusion Journey

Co-Founder do SPEAK , uma startup que promove o surgimento orgânico de comunidades locais onde migrantes, refugiados e locais se encontram e desenvolvem relações que os fazem sentir em casa, numa nova cidade. é um programa linguístico e cultural criado para aproximar pessoas – uma partilha de línguas e culturas entre migrantes e locais que quebra barreiras, promove o multilinguismo, a igualdade e democratiza a aprendizagem das línguas. Qualquer pessoa se pode inscrever para aprender ou ensinar uma língua ou cultura, incluindo a do país onde reside.

Co-Founder da Diversity & Inclusion Journey, um projeto que trabalha com organizações e os seus líderes para potenciar ambientes inclusivos, no qual todos os funcionários possam contribuir. É aqui que a Mariana contribui com o desenvolvimento de estratégias de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), atuando desde a auditoria e definição de metas até à implementação e monitorização de resultados.

Tem competências em: Consultoria; Training & Desenvolvimento; Diversidade & Inclusão; Diversidade Cultural e Inclusão Social.

A Academia de Código e o Speak são dois dos Parceiros Fundadores da Casa do Impacto – conhece os restantes aqui!

Elena Parras Durán | Founder & CEO @55+ | Impact Entrepreneur

Depois de trabalhar oito anos na Unilever Portugal (e durante um curto período na Unilever Holanda), começou em novembro de 2017 o seu percurso como Empreendedora Social.

Com larga experiência em Gestão de Negócios, Marketing, Vendas e Estratégia, mas por outro, com uma enorme paixão por pessoas, impacto social e movida por fortes propósitos, decidiu mudar o rumo da sua vida e seguir a voz do coração.

Fundou a 55+, uma startup de impacto que valoriza e integra pessoas com mais de 55 anos e inativas (por motivos de desemprego ou reforma) através do reconhecimento dos seus saberes e competências, transformando-os em serviços locais que vão ao encontro das necessidades das comunidades.

Joana Lopes

Joana Lopes | Co-Founder & Chief of Product @Spot Games

Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana e Mestre em Psicologia Social da Saúde pelo ISCTE. Teve experiência enquanto voluntária e dirigente associativa em projetos educativos em contextos vulneráveis, reforçada pela experiência profissional em projetos de intervenção social e comunitária em escolas, casas de acolhimento, centros educativos e comunidade alargada. No âmbito destes projetos desenvolveu competências na área da educação não-formal, formação, metodologias de ensino-aprendizagem e promoção de competências pessoais e sociais. Em 2018 iniciou o seu percurso no setor Edtech, enquanto Co-Founder da SPOT GAMES, uma startup que tem como missão social tornar a experiência de aprendizagem de todos os alunos mais inclusiva, equitativa e motivadora, desenvolvendo, para isso, ferramentas pedagógicas gamificadas para o contexto de sala-de-aula. Na SPOT GAMES desempenha a função de Chief of Product, liderando todas etapas de desenvolvimento dos seus produtos, coordenando e articulando as equipas pedagógicas, tecnológicas e de design.

A 55+ e a Spot Games foram duas das 3 startups finalistas do (PAES), a “edição zero” do Programa de Aceleração da Casa do impacto – Rise for Impact.

Joana Pinto

Joana Pinto | CEO & Co-Founder @Clynx

Empreendedora portuguesa fascinada por estratégias de negócio e inovação disruptiva na área da saúde. Mestre em Engenharia Biomédica  pelo Instituto Superior Técnico e pela UCLouvain – Université catholique de Louvain, é Co-Founder da Clynx.

A Clynx é uma startup tecnológica, que desenvolve soluções de saúde utilizando a gamificação e a digitalização para melhorar a qualidade e a experiência da Fisioterapia.

Sara Gonçalves

Sara Gonçalves | Co-Founder & CEO @Actif

Define-se como uma pessoa curiosa, movida por desafios e pela vontade de superá-los. Procura constantemente pela eficiência e resultados dentro dos projetos em que atua. Adora contribuir para novos projetos e desafios. É licenciada em Engenharia Agrónoma pela Universidade do Porto e Mestre em Bioinformática e Biologia Computacional pela Universidade de Lisboa.

É Co-Founder da Actif,  uma plataforma que visa melhorar a saúde dos idosos por meio de exercícios digitais e atividades cognitivas acessíveis a todos e adaptados a vários níveis de condição física e de mobilidade.

A Actif foi uma das 3 startups finalistas da 3ª edição do Rise for Impact!

Patricia Gomes|Co-Founder @Matterpieces (by studio8 lab) | Architect & Circular Design

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Minho; Circular Designer e Co-Founder da Matterpieces.

Matterpieces é um projeto que transforma resíduos de demolição de obras em materiais de construção e revestimento de qualidade, únicos e personalizados. Este projeto da Studio8 (um estúdio de arquitetura) surgiu como forma de mudar o paradigma do fim de vida dos materiais resultantes das demolições de obras para que não acabem em aterros sanitários, reutilizando-os e promovendo a economia circular, minimizando desta forma a extração de matérias-primas naturais. É uma solução que propõe a reutilização dos RCD’s inertes através de um conjunto de processos que vão desde a demolição, separação e tratamento de resíduos até ao upcycling dos mesmos, transformando-os num novo material estratégico para a arquitetura e design de interiores, e incorporando-os novamente no ciclo de vida dos edifícios.

Foi uma das 3 startups finalistas da 1ª edição do programa de aceleração Triggers, do qual recebeu 5.000 euros e 1 ano de incubação na Casa do Impacto.

Joana Moreira

Joana Moreira | CEO @Reformers | Co-Founder@MAD_Panda | Diretora Executiva @Transformers | Empreendedora Social I Ashoka Fellow

Nomeada pela Comissão Europeia como uma das TOP 100 Women in Social Enterprise, esta consultora de inovação social e impacto é formada em Psicologia e Empreendedorismo Social. Apaixonada por resolver problemas sistémicos, adora animais, viagens e chocolate e palavra que mais gosta é “liberdade”. Ativista pela igualdade de oportunidades e pela cidadania ativa, afirma andar “sempre de sapatilhas nos pés para chegar mais rápido” onde é mais precisa!

  • > CEO do Reformers, um movimento que visa por fim ao “idadismo” e isolamento social, na qual voluntários partilham os seus talentos com grupos de pessoas seniores isoladas (com o objetivo de aumentar a sua autonomia, enquadramento social, autoestima) criando assim uma rede de suporte que promove a intergeracionalidade.
  • > Diretora Executiva do Movimento Transformers, uma startup com 11 anos que está a potenciar o envolvimento cívico e social em Portugal
  • > Co-Founder da MAD Panda, uma plataforma de apoio a nonprofits focadas na causa animal e na sustentabilidade ambiental.

A MAD Panda, uma plataforma nonprofit de suporte para associações de apoio animal ativas no terreno foi um dos projetos apoiados financeiramente pela 1ª edição do Fundo +Plus.

Joana Santiago

Joana Santiago | Presidente @SEMEAR by BIPP_ TERRA DE OPORTUNIDADES

Com experiência em Governança e Liderança, Joana Santiago credita na inclusão ativa dos cidadãos com deficiência em Portugal.

O projeto SEMEAR trabalha com pessoas com deficiência e as suas famílias no sentido de estabelecer pontes entre estas, o Estado e as empresas, que conduzam à sua inclusão no mercado de trabalho. Desta forma, estas últimas podem dispor de colaboradores profundamente empenhados e motivados, focados em dar o seu melhor, dia a dia. A SEMEAR estabelece assim, uma rede de parcerias que integra famílias, empresas, entidades públicas (autarquias), agentes educativos, técnicos especializados e a população em geral, fazendo com que o melhor de cada um seja colocado ao serviço de todos, como acontece, por exemplo, no caso do voluntariado individual ou corporativo.

Incentivando a cooperação e a integração, SEMEAR procura combater a elevada taxa de desemprego de pessoas com deficiência em Portugal, defendendo o que se encontra inscrito na Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, designadamente que a capacitação social e pessoal, a formação adequada e a integração sócio profissional promovem a plena inclusão e a melhoria da qualidade de vida em todas as dimensões do ser humano. A SEMEAR acredita que só assim poderá existir uma sociedade mais inclusiva, forte, coesa e rica em diversidade – uma sociedade sem margens para fenómenos como a indiferença ou a exclusão social.

O Projeto SEMEAR foi um dos sete projetos selecionados para apoio financeiro na 2ª edição do Fundo+PLUS (no Eixo Scaling)!

Francisca Canais

Francisca Canais | Co-Founder & COO @NEVARO | Mental Healthcare Entrepreneur | Biomedical Engineer

Engenheira Biomédica e Empreendedora na área da Saúde Mental, afirma-se como uma pessoa criativa e orientada para os resultados, com fortes objetivos, ambiciosa e altamente motivada. Como engenheira biomédica, está sempre em busca de soluções para os problemas das pessoas, principalmente os relacionados com a saúde e o bem-estar. É apaixonada pelas neurociências, cognição, comportamento humano, computação fisiológica e fascinada com os mecanismos e quebra-cabeças da mente humana, bem como pela psicologia comportamental e o seu potencial de autotransformação. Tem como objetivo agregar o conhecimento científico-académico que detém com a paixão por tudo o que está relacionado com a criatividade, emoção, motivação, desenvolvimento pessoal e humanidade. Também é entusiasmada por marketing, escrita e design, áreas que considera com enorme potencial para servirem de ponte entre a ciência e as pessoas.

Rita Maçorano

Rita Maçorano | Co-Founder & CEO @NEVARO

CEO & Co-Founder da NEVARO e Engenheira de Transformação Digital no Laboratório digital EDGE. Formada em Executive Education e Responsible Business pela Católica Lisbon School of Business and Economics e Mestre em Engenharia Biomédica, com especialização em Engenharia Clínica e Instrumentação Médica e Estágio de Licenciatura em Robótica Cirúrgica. Foi Capitã de Equipa da LxUs  na Competição Estudantil SensUs (Holanda), onde pela primeira vez uma equipa portuguesa participou e estagiária de Pesquisa na ALTAIR Robotics em Verona, Itália, onde investigou um novo método sensorial posteriormente aplicado às ferramentas do Da Vinci Surgical System (um robô cirúrgico concebido para aplicar uma abordagem minimamente invasiva a procedimentos cirúrgicos complexos). No futuro, espera abraçar novas e desafiantes oportunidades, que idealmente lhe permitam explorar estas ligações multidisciplinares e acrescentar valor a uma determinada equipa ou projeto.

A NEVARO tem como missão contribuir para a gestão e terapêutica da saúde mental acessível a todos e de maior qualidade, atuando não só ao nível da saúde, como também ao nível da desigualdade. Visa melhorar a vida de pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, conectando o conhecimento das neurociências e o estado da arte tecnologia (algoritmos VR/AR e AI).

A sua aplicação para mobile HolibyNEVARO permite a autogestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas e psicologia positiva.

Venceram a x edição do Santa Casa Challenge e foram uma das 3 startups finalistas da 3ª edição do Rise for Impact com a app HOLI! Para Rita Maçorano e Francisca Canais, fundadoras da Nevaro, “o programa teve um papel fundamental para colocar à prova o que já tínhamos construído e mudar o que era necessário voltar a construir. A rede da Casa do Impacto (…) crucial para o nosso crescimento, tendo criado pontes fundamentais para o futuro dentro da comunidade”.

Diana Rafael

Diana de Almeida Rafael | Founder & Executive Director @The Minimal Magazine

Founder & Executive Director @The Minimal Magazine; Creative Strategist; Changemaker e Trailblazer. É também mentora na Casa do Impacto, no Clube Criativos de Portugal e foi anteriormente Director of Marketing and Communications no IES-Social Business School.

The Minimal Magazine é um Projecto Editorial e uma Academia de Inovação Social, desenhados de forma ousada e criativa, que vem abrir espaço para um Mindful & Slow Living mais consciente, saudável, sustentável e inclusivo. Mais do que simples ideias soltas é uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma enorme vontade de fazer com que cada decisão conte. Uma colisão audaciosa — na fronteira do conhecimento — entre evidência científica de ponta, inovação & gestão estratégica, mapeamento de processos cognitivos e uma abordagem sociológica multiparadigmática, tornando-os tangíveis e descomplicados para todos. Tudo isto sem nunca esquecer o carácter e os desafios reais que definem a vida cosmopolita moderna. Um encontro de equilíbrio entre as várias esferas, delineando um Manual Contemporâneo para a Arte de Bem Viver.

Lindsey Wuisan

Lindsey Wuisan | Policy Expert Circular Economy and Sustainability, Founder Circular Economy Portugal

Consultora ambiental com mais de 10 anos de experiência no campo da sustentabilidade e economia circular, desde a formulação de políticas (nível da UE e nacional) à pesquisa, desenvolvimento de propostas e gestão de projetos. Especializada em estratégias de prevenção de resíduos, avaliações ambientais, plásticos e REEE. Apaixonada por agricultura regenerativa.

A Circular Economy Portugal é uma organização sem fins lucrativos que visa estimular a transição para uma economia circular em Portugal: uma sociedade sem resíduos. Ao promover a produção e o consumo sustentáveis, os resíduos são evitados ou usados como um recurso. Para alcançar um impacto real, age e estabelece projetos com potencial para transformar a sustentabilidade em um business case. A Circular Economy Portugal funciona como uma plataforma porque acredita no valor da partilha de conhecimento e colaboração. A escala local é uma dimensão importante para envolver diretamente os cidadãos e criar oportunidades de emprego.

Teresa Silva Cardoso

Teresa Silva Cardoso | Board Advisor @Associação dNovo | Operations and Customer Service Management / Marketing Management / Leadership / Consultant

É gestora de Operações, com mais de 25 anos de experiência em áreas como a Gestão de Reclamações e Qualidade, Sinistros, Gestão Clinica, Prestadores (Clínicos e outros), Projetos e Contact Center, atravessando diferentes processos de Fusão, Aquisição e Venda. Elevada capacidade de Liderança (com equipas de mais de 200 colaboradores) e experiência significativa na Implementação de Novos Processos e Gestão de Projectos de Transformação. Detém conhecimento aprofundado sobre clientes de várias tipologias (individuais, pMEs e grandes empresas nacionais e multinacionais) e setores de atividade. Afirma-se com forte orientação para resultados e rentabilidade, procurando sempre o equilíbrio que permite garantir elevados níveis de serviço ao Cliente e Parceiros.

A Associação dNovo ambiciona ser um agente de transformação das pessoas e da sociedade, através da valorização, capacitação e reintegração de profissionais experientes. Pretende contribuir para um futuro de oportunidades, transformando o contributo dos mais velhos na evolução dos mais novos. Um ciclo de partilha de conhecimentos, indispensável para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Mónica Gonçalves

Mónica Gonçalves | Producer & Manager @Estúdio Manifesto

Faz ideação e produção de conteúdos e acompanhamento estratégico e digital; gestão de parcerias e de relações comerciais; representação pessoal e artística; gestão de agenda e resposta aos diferentes cenários.

O Estúdio Manifesto é uma startup que faz Agenciamento, Consultoria Digital e Produção, incubada na Casa do Impacto, onde grava semanalmente o podcast Bar Aberto. Produz Narrativa Digital, New Media Content, Marketing e Comunicação, Empoderamento e Amplificação, Social Media, Estratégia Digital, Conteúdo, Produção Digital e Produção de Eventos

Guadalupe Amaro

Guadalupe Amaro | Criadora de Conteúdos Digitais @Estúdio Manifesto

“De foice em riste, escudo de cortiça e coroa de alecrim” é assim que se define Guadalupe Amaro. É criadora de conteúdos digitais e agenciada pela Estúdio Manifesto, onde semanalmente dá voz ao Bar Aberto, o podcast produzido pelo Estúdio Manifesto.

Assunção Loureiro

Assunção Loureiro | Managing Director @SeaTheFuture

Executiva sénior apaixonada por marcas e inovação, desenvolvimento e sustentabilidade de negócios. Criatividade, flexibilidade, forte ética e uma constante predisposição para aprender são característicos pessoais fundamentais que a definem e ao seu percurso profissional. Possui um histórico comprovado de construção e sustentação de negócios por meio de uma gestão positiva e próxima de pessoas e marcas, processos e prazos.

A SeaTheFuture é a spinoff do Oceanário de Lisboa que pretende tornar-se a plataforma global de referência no que respeita à oferta de conteúdos de inspiração, literacia e ainda ferramentas específicas para que todas as pessoas possam ser agentes ativos na preservação dos nossos oceanos por meio de contribuições bem informadas e transparentes para projetos locais de conservação. Tem uma ambição muito clara: inspirar e capacitar mais pessoas para apoiar os heróis da conservação em todo o mundo, de forma eficaz. Com o objetivo final de proteger e recuperar os oceanos e a vida que neles existe, ambiciona ser uma plataforma amigável, confiável e transparente que garanta que as contribuições provenientes da aquisição de produtos sustentáveis ou doações diretas, vão diretamente para o projeto que a pessoa queira apoiar. Um cenário que creem verdadeiramente vantajoso para as duas partes: os projetos de conservação terão fundos para aumentar o seu impacto e os colaboradores receberão merchandising sustentável de alta qualidade, todos assim contribuindo para a sustentabilidade dos oceanos!

Maria Eliseu |Founder @Fundo de Impacto | Impact Investing | Impact Finance | Sustainability | ESG

Licenciada em Direito pela Universidade Nova de Lisboa; Mestre em Direito pela Universiteit Leiden e certificada no Porgrama Geral de Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.

O Fundo de Impacto social para capacitar empresas que desenvolvem soluções para os problemas sociais e ambientais mais prementes da atualidade e que contribuem para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Marina Solovyeva

Marina Solovyeva | Founder & CEO @Diagnio | Backed by Alchemist | Health Tech | Women’s Health 

Marina Sol é Founder & CEO na Diagnio. É formada em Digital Health Product Development pela Universidade de Stanford e Mestre em Marketing e Sistemas de Informação pela Universidade de Economia e Engenharia de St. Petersburg.

A Diagnio é um dispositivo/aplicação para mobile inovadora na área de FemTech, com a missão de transformar os diagnósticos hormonais e ajudar as mulheres a obter uma compreensão clara de sua saúde reprodutiva por meio de um sistema de teste doméstico acessível, preciso e confortável (usando uma amostra de saliva feminina para medir o nível de estrogénio e determinar a fase do ciclo e ovulação). É constituída por uma equipa experiente no mundo corporativo e das startups, com mais de 15 anos de experiência em HealthTech e mais de cinco em dispositivos médicos. Este produto de primeira geração já possui autorização FDA Classe 1 e a startup é apoiada pelos aceleradores Alchemist & ExpertDOJO nos EUA e IN5 & NRG Ventures nos Emirados Árabes Unidos e KSA.

 

Estes são alguns exemplos das muitas mulheres que fazem a diferença na nossa comunidade, entre tantas outras cujo trabalho iremos continuar a evidenciar e agradecer…

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

peças de jogo a dizer Girl Boss