Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Documentários, filmes, séries, livros e leituras web relacionadas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável trabalhado, em cada mês, pela Casa do Impacto.

 

PODCAST Travessia

“Travessia” é o resultado de três meses de um programa de storytelling da Ambigular em parceria com a associação Adolescere, no qual participaram um grupo de mulheres refugiadas e requerentes de asilo, vindas do Iraque, da Nigéria, do Sudão e do Sudão do Sul. Em seis episódios, seis mulheres partilham as histórias que decidiram contar, na primeira pessoa. Enquanto nos levam pelos caminhos que percorreram e pelos continentes, mares, desertos e fronteiras que atravessaram, todas elas permanecem protagonistas e detentoras das narrativas que lhes dizem respeito.

 

LIVRO “The Good Immigrant” de Nikesh Shukla 

Uma sugestão de Maria de Azevedo Brito e Rose Dekker, founders da Ambigular, a propósito do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficázes.

 

LIVRO “Ressurreição” de Lev Tolstói 

Uma sugestão de Duarte Fonseca founder da Reshape Ceramics a propósito do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.

“Ressurreição” é o último dos grandes romances de Lev Tolstói. Conta-nos a história de um príncipe russo, Dmítri Nekhliúdov e de uma jovem empregada doméstica, Máslova, que ele seduziu no passado, com consequências dramáticas para esta, que acaba por cair na prostituição, por ser acusada de um crime que não cometeu e por ser enviada como prisioneira para a Sibéria. Tolstói constrói aqui uma narrativa de grande intensidade psicológica, dominada pela visão que tem da redenção e do perdão inerentes ao amor, que é ao mesmo tempo uma descrição panorâmica e incisiva da vida social da Rússia czarista de finais do século XIX e uma crítica sarcástica às injustiças sociais, ao sistema judicial e ao regime russo.

 

FILME “Os Miseráveis” de Ladj Ly

Trailer e sinopse (Filmin)

Festival de Cannes – Grande Prémio do Júri

“Um relato perturbador dos subúrbios de Paris, 24 anos depois do filme “O Ódio”. Uma primeira obra que deixou todos estupefactos em Cannes.

Stéphane, acabado de chegar de Cherbourg, vai integrar a Brigada Anti-Crime (BAC) de Montfermeil, nos arredores de Paris. É aí que conhece os seus novos colegas de equipa, Chris e Gwada, dois agentes experientes. Não tarda a descobrir as tensões entre os diferentes gangues locais. Durante uma detenção, um drone filma todos os seus atos e gestos…”

 

FILME “O Fim do Mundo” de Basil da Cunha

Trailer e sinopse (Filmin)

Selecionado para competir no Festival de Locarno (Suíça), um filme dramático escrito e realizado pelo luso-suíço Basil da Cunha.

“Apresentado no festival de Locarno, “O Fim Do Mundo” conta o regresso de Spira, um jovem de 18 anos, no seu antigo bairro da Reboleira, depois de ter cumprido uma pena de oito anos numa casa de correção. Já homem, Spira reencontra a família, os amigos de infância e a terra onde cresceu. “Aqui não há miséria, só há dificuldades”, é o que se diz na Reboleira. Para Spira, a principal dificuldade chama-se Kikas, o velho traficante do bairro que parece decidido a fazer-lhe saber que não o considera bem-vindo.”

 

FILME “Vitalina Varela” de Pedro Costa

Trailer e sinopse (Filmin)

Uma imigrante chega a Portugal em busca do marido. Passaram três dias desde o seu funeral. Obra-prima que conquistou o Leopardo de Ouro, Vitalina Verela, de Cabo Verde para o mundo.

“Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião. É este o ponto de partida para a nona longa-metragem de Pedro Costa, que recebeu o Leopardo de Ouro, prémio máximo do Festival de Locarno de 2019, depois de ter sido um dos filmes que mais impacto teve junto do público e crítica no importante festival. Vitalina é real e é actriz – é uma mulher que veio de Cabo Verde para as Fontaínhas e que, enquanto sujeito e personagem, transita de “Cavalo Dinheiro” (2014) para comandar os fantasmas e as sombras que preenchem o filme do cineasta português.”

 

DOCUMENTÁRIO “Fuocoammare” de Gianfranco Rosi

Trailer e sinopse (Filmin)

Urso de Ouro em Berlim, eis um filme híbrido que cruza narrativas e que, ora num registo ficcional, ora num puramente documental, oferece um olhar sobre a crise dos refugiados em Lampedusa.

“Samuele tem 12 anos e vive numa ilha do mar Mediterrâneo. Como muitos rapazes da sua idade, vai à escola e passa o tempo livre pela ilha a brincar com a sua fisga. À volta de Samuele existe mar e existem homens, mulheres e crianças que tentam atravessá-lo a partir de África em pequenos barcos sem as mínimas condições. A ilha onde Samuele vive é Lampedusa, uma fronteira simbólica da Europa, à qual tentam chegar milhares de migrantes que procuram liberdade e esperança. Os habitantes de Lampedusa testemunham diariamente uma das maiores tragédias humanitárias dos nossos tempos, apesar de estes dois mundos praticamente não se encontrarem.”

Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – FacebookInstagramTwitter e Linkedin.

mural com as palavras Wold Peace