Foi no fim-de-semana de 18 a 20 de setembro que arrancou a primeira etapa do RISE for Impact, num Bootcamp com 60 participantes.
Composto por sessões contínuas de trabalho, o Bootcamp equilibrou conhecimento de ponta com casos de estudo e aplicação prática. Cada sessão incluiu também a apresentação de conceitos, modelos e ferramentas e foi seguida de tempo para aplicação em equipa, sob o acompanhamento dos mentores.
A primeira fase terminou com uma avaliação que selecionou os seguintes 10 projetos, que irão integrar a Fase de Aceleração (lista por ordem alfabética):
- DiVERGE for Good
Plataforma que visa dotar jovens de bairros problemáticos e em contexto NEET, de competências sociais e técnicas, tornando-os microempreendedores do seu próprio negócio de sneakers.
- impactMarket
A ImpactMarket permite que qualquer comunidade vulnerável tenha seu próprio sistema de renda básica incondicional para seus beneficiários.
- Histórias de Vida
Pretende ser uma associação que visa prevenir o suicídio ao nível nacional e prestar apoio aos seus sobreviventes, através do empoderamento de pessoas e comunidades.
- Matter
Uma start up CleanTech que oferece soluções premium e de valor acrescentado, de design e arquitetura, através da utilização de subprodutos e resíduos orgânicos, numa lógica de economia circular.
- Mentora Health
A Mentora Health (MH) pretende desenvolver uma solução tecnológica (mobile and data-driven) que contribua para a melhoria da qualidade de vida dos doentes oncológicos.
- Neo Spinnae
Biomaterial de terapia combinatória inovador na regeneração medular.
- Reflora Initiative
Plataforma que reúne projetos de reflorestamento e empresas, com o intuito de comercializar os créditos de carbono e assim responder à emergência climática causada pelo aquecimento global.
- Rural Move
Plataforma online que visa fazer o “match” entre trabalhadores remotos que pretendam residir ou trabalhar no Interior de Portugal e os Municípios que apresentem disponibilidade e infraestruturas, equipamentos e serviços para os receber.
- Storytelling education for inclusion
Oficinas de Storytelling com comunidades marginalizadas, que resultam em eventos públicos, revistas e livros impressos e digitais, vídeos e exposições, e que visam o desenvolvimento de competências.
- The Equal Food Co.
Start up focada na otimização da cadeia alimentar e erradicação do desperdício alimentar. Identifica as áreas com excedente (por questões estéticas, de falta de procura ou grau de maturação) e cria novos mercados para esses produtos.
A fase de Aceleração irá decorrer entre os dias 28 de setembro e 30 de dezembro e prevê sessões de capacitação para potenciar o modelo de negócio e a sustentabilidade dos projetos.
No final desta fase, decorrerá uma avaliação com base nos deliverables dos projetos ao longo do percurso e ainda no pitch efetuado no evento final.
Desta avaliação, sairão três projetos finalistas que passam à Fase de Incubação e a quem é atribuído um prémio de avaliação intermédia, mentoria e acesso a espaço de incubação na Casa do Impacto.
No final da fase de Incubação, será atribuído um prémio de 3.000,00€ euros ao vencedor, de 2.000,00€ euros ao segundo classificado e de 1.000,00€ euros ao terceiro.
Esta segunda edição do programa, que decorre em formato online devido às circunstâncias atuais, não está por isso a ser menos dinâmica e o feedback dos participantes sobre a experiência no bootcamp foi prova disso:
“3 magníficos dias cheios de desafios, aprendizagens, trabalho de equipa” “(…) muito companheirismo (…).”
“Foi um privilégio ter participado neste bootcamp.”
“Muito obrigada à Casa do Impacto por esta oportunidade e a toda a equipa do IES pela organização do evento.”
“We truly enjoyed the bootcamp and found ourselves challenged constantly which is always a good place to be.”
Fica atento, vamos acompanhar o percurso destes projetos ao longo do programa!