Foi no dia 17 de setembro que arrancou o 3º Bootcamp do Rise for Impact, o programa de aceleração da Casa do Impacto. Desta primeira fase passaram 10 projetos, que irão participar na Fase de Aceleração.
À semelhança dos Bootcamps decorridos nas edições anteriores, foram 3 dias compostos por sessões contínuas de trabalho dinâmico em que participaram 30 projetos (selecionados de entre as 72 candidaturas rececionadas na Open Call). Cada sessão incluiu a apresentação de conceitos, modelos e ferramentas e foi seguida de tempo para aplicação em equipa, com o acompanhamento de mentores.
A grande maioria dos projetos apresentou ideias com foco na resolução de problemas ambientais, de inclusão social e saúde. O total de 60 empreendedores foi composto maioritariamente mulheres, um dado relevante para a Casa, dado que os nossos valores assentam na luta pela igualdade de oportunidades, nomeadamente entre géneros.
São 10 os projetos seguem para a Fase de Aceleração que, à semelhança das edições anteriores, irá proporcionar sessões de capacitação semanais na Casa do Impacto.
Findo o Bootcamp foram selecionados 10 projetos, que irão agora prosseguir para a Fase de Aceleração, que inicia a dia 4 de outubro. À semelhança das edições anteriores irá proporcionar sessões de capacitação semanais na Casa do Impacto.
Vamos então conhecer os 10 projetos selecionados?
- Veond App
Preços altos, falta de conhecimento, informação pouco clara e escolha limitada de opções sustentáveis são o que os consumidores dizem que os impedem de comer e viver de forma mais sustentável. Na Veond, reunimos e organizamos tudo o que é necessário (desde ofertas, experiências, serviços, workshops e receitas) para que qualquer pessoa possa dar um passo em direção a uma vida mais sustentável e sem crueldade.
- Semear Cerâmica
Projeto no âmbito do programa de formação SEMEAR ACADEMIA, de desenvolver competências sociais, pessoais e profissionais de jovens e adultos com deficiência intelectual, criando uma marca de cerâmica de peças decorativas e utilitárias com design que garanta criação de emprego para estas pessoas e contributo para o desenvolvimento económico do país gerando impacto social, ambiental e financeiro.
- Colombina Clandestina
Colombina Clandestina é um coletivo cultural independente baseado em Lisboa. Atua na criação do Carnaval contemporâneo e sua expressão popular e libertária. Seus projetos ganham vida no espaço público e buscam novas narrativas artísticas a partir da música, dança, circo e visual media.
- Actif Age
A Actif é uma startup, nascida em fevereiro de 2021, que surge da necessidade de melhorar a qualidade de vida da população mais velha. A sua missão é promover um estilo de vida mais saudável e ativo durante envelhecimento, disponibilizando um serviço de vídeos on demand com atividades físicas e cognitivas. A nossa proposta tem como objetivo oferecer uma solução acessível e de fácil utilização direcionada especificamente para o público-alvo.
- Nevaro
Na Nevaro temos como missão contribuir para a gestão e terapêutica da saúde mental acessível a todos e de maior qualidade, atuando não só ao nível da saúde, como também ao nível da desigualdade. Abordamos a saúde de uma forma holística, reconhecendo o equilíbrio necessário entre a saúde física e mental, e de forma quantificada, traduzindo padrões fisiológicos e comportamentais em informação relevante. Com a nossa aplicação móvel HOLI – uma ferramenta de saúde digital gamificada com validação clínica – atuamos como a vitamina e não como medicamento. O HOLI permite a auto-gestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva, tais como mood tracking, journaling, práticas de respiração e mindfulness, entre outras.
- Clynx
Nossa solução, Motiphy +, aborda problemas comuns entre pacientes de fisioterapia. 1) A desmotivação surge à medida que a terapia se torna monótona e até enfadonha. 2) As sessões na clínica são inconvenientes devido ao estilo de vida agitado de hoje e tornaram-se desaconselháveis desde as pandemias. 3) Falta feedback sobre digitalização e progressão analítica. Com o Motiphy +, a sessão de fisioterapia ocorre em um cenário de jogo envolvente. Assim, o paciente se exercita enquanto interage com um ambiente gamificado, usando um único sensor fora do corpo para rastreamento corporal, que é fundamental para determinar informações clínicas e de movimento relevantes que podem ser consultadas remotamente. A solução é fácil de usar e portátil, portanto, adequada para ser usada tanto em tratamentos na clínica como em casa.
- IF-A | Inspiração, Foco e Ação
O nosso Projeto surgiu da ambição em criar uma resposta eficaz ao que consideramos ser uma lacuna do nosso atual mercado – a falta de apoio na Gestão de Carreiras das pessoas por parte das organizações. Assim, as pessoas que pretendemos impactar deverão ser capazes de compreender as suas competências atuais e as que esperam ter no futuro, explorar percursos profissionais alternativos e criar um plano de ação para essa mudança.
- Glooma
A Glooma é uma startup de saúde digital na área do cancro da mama. Estamos a desenvolver um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil, a SenseGlove, que se associa a uma aplicação móvel. A SenseGlove é uma luva com sensores piezoelétricos que deteta anomalias na textura do tecido mamário, complementando a autopalpação mamária, e tem como objetivo ajudar na deteção precoce do cancro da mama.
- Maria
Maria é uma comunidade 100% digital para familiares, amigos e cuidadores informais de pessoas com doença mental. Nesta comunidade é promovido o desenvolvimento de competências emocionais e sociais junto de todos os que apoiam alguém que tem doença mental de forma acessível, conveniente e informal.
- First Steps
O programa First Steps surge como resposta a uma fragilidade, identificada na população portuguesa: a sua fraca relação com a cultura. Este é um programa de experimentação cultural, destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, e que visa o desenvolvimento de competências artísticas, culturais, sociais e essencialmente pessoais. Este é um espaço onde convidamos artistas da comunidade Hip Hop – que se juntam à nossa equipa, através de uma bolsa de mentores, que criamos para promover o desenvolvimento de carreiras artísticas na comunidade para serem os mentores destes jovens, promovendo formações informais permanentes e partilhas colaborativas entre pares.
Uma comunidade que continua a crescer num ecossistema de empreendedorismo cada vez mais consolidado e capaz de apoiar projetos com impacto.
A adesão à 3ª edição do Rise for Impact indica-nos que esta comunidade continua a crescer e que o ecossistema do empreendedorismo está cada vez mais consolidado e capaz de apoiar projetos com impacto, em todas as fases. Sendo que era esta a falha que sabíamos existir e que quisemos colmatar com a criação da Casa do Impacto, podemos dizer que estamos atentos, mas acima de tudo orgulhosos de fazer parte deste ecossistema.
O RISE for Impact foi desde o início um programa criado para fazer face à escassez de projetos inovadores com impacto social no mercado nacional e desenhado para começar pelo início do «pipeline», estimulando a geração de novas ideias e a sua transformação em soluções tecnicamente viáveis, financeiramente sustentáveis e apoiando os indivíduos e equipas que revelassem mais motivação e competências.
Relembrando aqui os Perks e Prémios do RISE!
> Acesso a mentoria e suporte por parte de profissionais de diferentes áreas;
> Oportunidades de exposição a investidores e a potenciais clientes;
> Integração numa comunidade de impacto com enorme sentido de missão
> Bolsas mensais para startups selecionadas para a fase de Capacitação e Incubação;
> 10.500€ em prémios;
Fica atento, vamos continuar a trazer-te updates sobre o Rise for Impact!
Queres estar a par de todas as novidades da Casa do Impacto, incluindo do nosso programa de eventos mensal? Subscreve a nossa newsletter e segue-nos nas redes sociais – Facebook, Instagram,Twitter e Linkedin.