Foi no dia 17 de setembro que arrancou o 3º Bootcamp do Rise for Impact, o programa de aceleração da Casa do Impacto. Desta primeira fase passaram 10 projetos, que irão participar na Fase de Aceleração.

À semelhança dos Bootcamps decorridos nas edições anteriores, foram 3 dias compostos por sessões contínuas de trabalho dinâmico em que participaram 30 projetos (selecionados de entre as 72 candidaturas rececionadas na Open Call). Cada sessão incluiu a apresentação de conceitos, modelos e ferramentas e foi seguida de tempo para aplicação em equipa, com o acompanhamento de mentores.

A grande maioria dos projetos apresentou ideias com foco na resolução de problemas ambientais, de inclusão social e saúde. O total de 60 empreendedores foi composto maioritariamente mulheres, um dado relevante para a Casa, dado que os nossos valores assentam na luta pela igualdade de oportunidades, nomeadamente entre géneros.

mão segura lâmpada

São 10 os projetos seguem para a Fase de Aceleração que, à semelhança das edições anteriores, irá proporcionar sessões de capacitação semanais na Casa do Impacto.

Findo o Bootcamp foram selecionados 10 projetos, que irão agora prosseguir para a Fase de Aceleração, que inicia a dia 4 de outubro. À semelhança das edições anteriores irá proporcionar sessões de capacitação semanais na Casa do Impacto.

Vamos então conhecer os 10 projetos selecionados?

 

  1. Veond App

Preços altos, falta de conhecimento, informação pouco clara e escolha limitada de opções sustentáveis são o que os consumidores dizem que os impedem de comer e viver de forma mais sustentável. Na Veond, reunimos e organizamos tudo o que é necessário (desde ofertas, experiências, serviços, workshops e receitas) para que qualquer pessoa possa dar um passo em direção a uma vida mais sustentável e sem crueldade.

 

  1. Semear Cerâmica

Projeto no âmbito do programa de formação SEMEAR ACADEMIA, de desenvolver competências sociais, pessoais e profissionais de jovens e adultos com deficiência intelectual, criando uma marca de cerâmica de peças decorativas e utilitárias com design que garanta criação de emprego para estas pessoas e contributo para o desenvolvimento económico do país gerando impacto social, ambiental e financeiro.

 

  1. Colombina Clandestina

Colombina Clandestina é um coletivo cultural independente baseado em Lisboa. Atua na criação do Carnaval contemporâneo e sua expressão popular e libertária. Seus projetos ganham vida no espaço público e buscam novas narrativas artísticas a partir da música, dança, circo e visual media.

 

  1. Actif Age

A Actif é uma startup, nascida em fevereiro de 2021, que surge da necessidade de melhorar a qualidade de vida da população mais velha. A sua missão é promover um estilo de vida mais saudável e ativo durante envelhecimento, disponibilizando um serviço de vídeos on demand com atividades físicas e cognitivas. A nossa proposta tem como objetivo oferecer uma solução acessível e de fácil utilização direcionada especificamente para o público-alvo.

 

  1. Nevaro

Na Nevaro temos como missão contribuir para a gestão e terapêutica da saúde mental acessível a todos e de maior qualidade, atuando não só ao nível da saúde, como também ao nível da desigualdade. Abordamos a saúde de uma forma holística, reconhecendo o equilíbrio necessário entre a saúde física e mental, e de forma quantificada, traduzindo padrões fisiológicos e comportamentais em informação relevante. Com a nossa aplicação móvel HOLI – uma ferramenta de saúde digital gamificada com validação clínica – atuamos como a vitamina e não como medicamento. O HOLI permite a auto-gestão da saúde mental com base em estratégias gamificadas com origem na psicologia positiva, tais como mood tracking, journaling, práticas de respiração e mindfulness, entre outras.

 

  1. Clynx

Nossa solução, Motiphy +, aborda problemas comuns entre pacientes de fisioterapia. 1) A desmotivação surge à medida que a terapia se torna monótona e até enfadonha. 2) As sessões na clínica são inconvenientes devido ao estilo de vida agitado de hoje e tornaram-se desaconselháveis desde as pandemias. 3) Falta feedback sobre digitalização e progressão analítica. Com o Motiphy +, a sessão de fisioterapia ocorre em um cenário de jogo envolvente. Assim, o paciente se exercita enquanto interage com um ambiente gamificado, usando um único sensor fora do corpo para rastreamento corporal, que é fundamental para determinar informações clínicas e de movimento relevantes que podem ser consultadas remotamente. A solução é fácil de usar e portátil, portanto, adequada para ser usada tanto em tratamentos na clínica como em casa.

 

  1. IF-A | Inspiração, Foco e Ação

O nosso Projeto surgiu da ambição em criar uma resposta eficaz ao que consideramos ser uma lacuna do nosso atual mercado – a falta de apoio na Gestão de Carreiras das pessoas por parte das organizações. Assim, as pessoas que pretendemos impactar deverão ser capazes de compreender as suas competências atuais e as que esperam ter no futuro, explorar percursos profissionais alternativos e criar um plano de ação para essa mudança.

 

  1. Glooma

A Glooma é uma startup de saúde digital na área do cancro da mama. Estamos a desenvolver um dispositivo médico de rastreio doméstico e portátil, a SenseGlove, que se associa a uma aplicação móvel. A SenseGlove é uma luva com sensores piezoelétricos que deteta anomalias na textura do tecido mamário, complementando a autopalpação mamária, e tem como objetivo ajudar na deteção precoce do cancro da mama.

 

  1. Maria

Maria é uma comunidade 100% digital para familiares, amigos e cuidadores informais de pessoas com doença mental. Nesta comunidade é promovido o desenvolvimento de competências emocionais e sociais junto de todos os que apoiam alguém que tem doença mental de forma acessível, conveniente e informal.

 

  1. First Steps

O programa First Steps surge como resposta a uma fragilidade, identificada na população portuguesa: a sua fraca relação com a cultura. Este é um programa de experimentação cultural, destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos, e que visa o desenvolvimento de competências artísticas, culturais, sociais e essencialmente pessoais. Este é um espaço onde convidamos artistas da comunidade Hip Hop – que se juntam à nossa equipa, através de uma bolsa de mentores, que criamos para promover o desenvolvimento de carreiras artísticas na comunidade para serem os mentores destes jovens, promovendo formações informais permanentes e partilhas colaborativas entre pares.

duas pessoas sorriem em frente aos seus computadores

Uma comunidade que continua a crescer num ecossistema de empreendedorismo cada vez mais consolidado e capaz de apoiar projetos com impacto.

A adesão à 3ª edição do Rise for Impact indica-nos que esta comunidade continua a crescer e que o ecossistema do empreendedorismo está cada vez mais consolidado e capaz de apoiar projetos com impacto, em todas as fases. Sendo que era esta a falha que sabíamos existir e que quisemos colmatar com a criação da Casa do Impacto, podemos dizer que estamos atentos, mas acima de tudo orgulhosos de fazer parte deste ecossistema.

O RISE for Impact foi desde o início um programa criado para fazer face à escassez de projetos inovadores com impacto social no mercado nacional e desenhado para começar pelo início do «pipeline», estimulando a geração de novas ideias e a sua transformação em soluções tecnicamente viáveis, financeiramente sustentáveis e apoiando os indivíduos e equipas que revelassem mais motivação e competências.

 

Relembrando aqui os Perks e Prémios do RISE!

> Acesso a mentoria e suporte por parte de profissionais de diferentes áreas;

> Oportunidades de exposição a investidores e a potenciais clientes;

> Integração numa comunidade de impacto com enorme sentido de missão

> Bolsas mensais para startups selecionadas para a fase de Capacitação e Incubação;

> 10.500€ em prémios;

 

Fica atento, vamos continuar a trazer-te updates sobre o Rise for Impact!

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duas pessoas a olhar ecrã de computador